Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sexta-feira, setembro 23, 2011

Anis-estrelado


Nome científico: Illicium anisatum







Outros nomes: Badiana, badiana-de-cheiro







Outros idiomas: Star anise ou chinese anise (inglês), anis étoilé (francês), anís estrella (espanhol), ànice stellato (italiano), sternanis (alemão)








Características:
Árvore de tronco claro, casca lisa e flores de cor clara. Os frutos marrons, com formato de estrela. Os frutos são doces e picantes, muito usados em pratos chineses.




Efeitos medicinais:
O anis estrelado tem efeito antisséptico, antiinflamatório, calmante, digestivo e diurético.




Usos:
Pode ser usado para condimentar peixes, purês e carnes. Também serve para aromatizar licores, chás e bebidas alcóolicas.




Forma de venda:
É encontrado fresco, ou seco em saquinhos ou potes de vidro.


http://receitando.blogspot.com/2008/07/anis-estrelado.html

Romã


1. POLPA - As sementes são como verdadeiras jóias guardadas em cápsulas. Belas e aromáticas, retêm a maior parte dos compostos benéficos.
2. MESOCARPOA - parte branca que envolve a polpa concentra montes e montes de tanino, uma substância com potente ação adstringente. Não é aconselhável ingeri-la, já que o sabor não é nada agradável.
3. A CASCA - Há dois tipos de romã: a amarelada, originária do Oriente Médio e facilmente encontrada por aqui, e a rosada, que surgiu no Canadá e é menos abundante em terras brasileiras. Ambas são igualmente ricas em nutrientes.


ARTÉRIAS BLINDADAS
Outras experiências atribuem ao fruto da romãzeira uma proteção maior contra males cardiovasculares. Nessa linha, uma das descobertas mais recentes foi publicada no periódico científico Atherosclerosis, da Sociedade Européia de Aterosclerose, com sede na Suécia: a romã ajuda a reduzir os teores de colesterol. Médicos examinaram os níveis da gordura no sangue de 20 voluntários, antes e após o consumo diário do suco da fruta, e, assim, notaram que houve uma significativa queda do LDL, a fração do colesterol associada ao entupimento dos vasos.
Os benefícios para o peito não param por aí. "Há indícios de que os ácidos gálico e elágico defendam a parede interna dos vasos, que nós chamamos de endotélio", diz Fernanda Archilla. No final das contas, a dupla diminui a probabilidade de surgirem os temidos infarto e derrame.
Em outra de suas investidas, Fernanda Archilla deparou com moléculas chamadas ácidos graxos punícicos. "Essa designação deriva do nome científico da romã, Punica granatum", explica. Os ácidos graxos só enfatizam a crença de que o fruto é mesmo capaz de dar um chega-pra-lá em males do coração. Isso porque estão ligados à diminuição das taxas de colesterol.
Para os cientistas, o fato de a romã reunir tantas substâncias benéficas não é mera coincidência, e sim conseqüência direta das adversidades de clima que seu pé enfrenta no habitat nativo. "Por ser natural de áreas praticamente desérticas, teve que se adaptar às mudanças bruscas de temperatura", conta Fernanda Archilla. Os componentes antioxidantes, no caso, serviriam para minimizar os danos da variação entre o calor escaldante do dia e o frio extremo da noite. Assim como o bom estoque de gorduras em suas sementes. Sem essa química, a germinação se tornaria difícil e a espécie simplesmente desapareceria do mapa. Apesar de tantas qualidades, não é recomendável exagerar no consumo. É que a fruta concentra alguns componentes que podem atrapalhar a absorção de nutrientes e até mesmo causar desconforto gástrico.
Para contornar esses transtornos, vale apelar para alguns truques. Na preparação do suco, por exemplo, a sugestão é juntar água para que fique menos concentrado. Outro jeito de ingerir a fruta em pequenas porções é salpicá-la em saladas e usá-la como ingrediente de molhos, inclusive para sobremesas. "Mas, atenção, os componentes da romã só se conservam se ela ficar pouco tempo no fogo", ensina a nutricionista Cynthia Antonaccio, de São Paulo. Aliás, é claro que a fruta in natura é uma ótima pedida. "A romã é sempre muito bem-vinda em festas. Afinal, o tempo que a gente leva para separar as sementes e comêlas nos impede de atacar outras delícias calóricas", brinca a nutricionista Neide Rigo, da capital paulista.



http://saude.abril.com.br/edicoes/0280/nutricao/conteudo_200781.shtml

Cipó Chumbo


Descrição : Planta da família das Convolvulaceae. Também conhecida como anó-peipa, awó-pupa, fios-de-ovos, aletria, aletria-de-pau, cipó-de-chumbo, cipó-dourado, cuscuta, erva-de-chumbo, espaguete, fios-de-ouro, tinge-ovos, xirimbeira. erva trepadeira de caule fino, cor-amarelo-alaranjada e sabor amargo. A planta possui além de uma raiz normal, outras raízes que se desenvolvem no caule, e se apegam a outros vegatais, dos quais é parasita.
Partes utiliadas : Toda a planta.
Habitat: E nativa da Mata Atlântica e do Cerrado, ocorrendo em vários estados. Parasita menores e arbustos, até a sua aniquilação, sendo comum em cafezais.

História: E largamente utilizado na medicina caseira e faz parte da farmacopéia homeopatica.

Plantio : Multiplicação: por caules que fixam-se nas outras plantas e por sementes; Cultivo: planta parasita que depende de outra para sobreviver. É encontrado naturalmente nas pastagens abandonadas. Tem coloração amarelada (parecendo fios de ovos). Têm flores brancas rosadas. Para cultivá-la basta semeá-la sobre outras plantas.

Colheita: colhem-se os ramos com flores em agosto/setembro.

Princípios Ativos: mucilagens, taninos, flavonóides.

Propriedades medicinais: antiblenorrágica, antiflogística, adstringente, antidiarréica, antiulcerogênica, balsâmica, cicatrizante, colagoga, detergente natural, diurética, emoliente, estomáquica, expectorante, eupéptica, hemostática, hepática, laxativa, purgativa branda.

Indicações:
- Chá do caule: angina, icterícia, úlceras, disfunções gástricas e da vesícula biliar, constipação, edemas, hemorragias bronco-pulmonares, afecções da garganta e das vias respiratórias, bronquites, tosses com expectoração sangüínea, catarros e rouquidão, cólicas hepáticas, diarréias sangüíneas, abscessos internos, hemoptises, congestões pulmonares, icterícia, angina, amigdalite.
- compressas com emplastro do caule: furúnculos e feridas.
Externamente em:
- decôcto: gargarejos, úlceras, feridas.
- em pó: cicatrizante, furúnculos, abscessos externos, irritações, queimaduras leves na pele.

Parte utilizada: toda a planta.


Contra-indicações/cuidados: Evitar seu uso em pacientes com distúrbios da coagulagaosanguinea.

Modo de usar:
Infuso ou decôcto: 0,5%
- 50 a 200ml/dia (internamente) e a 5% (externamente);
Purgante suave: ferver 1 colher das de café de caule em 1 xícara das de café de água por 3 minutos. Coar e beber à noite;
Extrato fluido: 0,25 a 1ml/dia.
Pó: 0,25 a 1g/dia.
Tintura: 1 a 5ml/dia.
xarope: 20 a 100ml/dia.

Posologia: Adultos: 2,5 a12,5ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluidos em água; 4 g de erva fresca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de planta em infuso até 3 vezes ao dia, com intervalos menores que 12 hs; Extrato fluido: 2,5 ml por dia; Xarope: de 30 ml a 60 ml para adultos, 1 /6 a 1 /3 da dose para crianças; Pó em uso tópico, como cicatrizante: até 1 g por dia.


http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/cipo-chumbo.html

Espirradeira


Características

Embora seja comumente utilizada para adornar parques e vias públicas, esse arbusto europeu que também é chamado de Nerium oleander ou simplesmente Oleandro divide opiniões sobre quão ampla deve ser sua utilização. Isso se dá pelo fato de tanto suas folhas quanto flores possuírem um toxidade extremamente alta, o que pode ser letal para crianças ou animais que não possuem discernimento suficiente para saber o que devemos ou não ingerir.



Mesmo quando estamos apenas cuidando dessa planta devemos sempre utilizar luvas e botas para evitar que o contato demasiado com a pele cause profundas irritação, devido a esses motivos é realmente desaconselhável seu cultivo por pessoas descuidadas ou que possuem crianças na família.

Supondo que você não se preocupe com os problemas supracitados e pretenda criar essa planta mesmo assim, verá que ela é um ótimo adorno em jardins externos, suas grandes e multicoloridas flores adicionam muita beleza a sua aparência leve, rica em folhas lanceoladas.


http://www.cuidar.com.br/plantas/arbustos/espirradeira.htm

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)