Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 31, 2010

Folha da Fortuna*Costa*


Nome: Kalanchoe, folha da fortuna, Saião, coirama, erva da costa, orelha de monge, folha milagrosa - Kalanchoe pinnata

Família: Crassulaceae

O Calanchoe é popularmente conhecido como saião roxo, coirama vermelha ou folha da fortuna. Trata-se de um subarbusto de ramos herbáceos cobertos de penugem. As suas flores de coloração rósea apresentam-se em cachos no ápice dos ramos, as folhas são ovais, arredondadas na base e serrilhadas nas bordas. Os frutos são constituídos de pequenas cápsulas contendo sementes.
Em geral apresenta grande durabilidade e por isso é muito utilizada em vasos em ambientes internos, já que também não se adequa bem à luz solar direta. Pode ser também plantada em jardins, preferindo locais bem iluminados, porém com iluminação indireta e longe de luzes artificiais.
Por acumular muita água precisa de poucos cuidados com a rega. No verão pode ser regada apenas duas vezes semanalmente e no inverno apenas uma ou quando o substrado estiver começando a ressecar.
O período de florada vai em geral do início do inverno ao fim da primavera. Pode ser encontrada com flores vermelhas, rosas, laranjas, brancas, amarelas e talvez outras cores.


É usada como uma panacéia (remédio para todos os males) pela população indígena e ribeirinha e na medicina tradicional de outras regiões brasileiras e de outros países ao longo do mundo há centenas de anos.

Curiosidades: A planta se multiplica através das folhas e talos, as folhas brotam com muita facilidade quando caem na terra, se enterrar parte da folha ela nasce. Existe uma crença popular que diz que pra saber se a casa tem prosperidade é só prender uma folha de Kalanchoe num prego na porta da casa e se ela brotar significa que a casa é prospera, por isso Folha da Fortuna.

Origem: África

Uso Terapêutico: como tônica e no tratamento de úlceras, gastrite, asma, tosse, aftas, calos, leucorréia, inflamações na gengiva, no intestino e nos tendões, usadas também no tratamento de lesões, abcessos, erisipelas, queimaduras e de osteoporose. Possui atividade anti-malarial e anti-histamínica.

Propriedades medicinais: atividade antimicrobiana, atividade antimigranosa (ação analgésica em dores de cabeça), aumenta o sistema imunológico, ação cicatrizante na pele, por bloquear substâncias como histaminas, ela atua no processo alérgico, erisipela, antiviral, antifúngico, dores de ouvido e Leishmaniose, relaxante muscular, diurética e febrífuga.


Parte utilizada: Folhas, geralmente em forma de cataplasma ou batida com água via oral.

Constituintes Químicos: O seu efeito imunossupressor deve-se a presença de ácidos graxos, a exemplo de ácido palmítico, ácido esteárico e ácido araquidônico. A propriedade anti-leishimanial (Leishmaniose) é atribuída a ativação de intermediários do óxido nítrico, enquanto que a propriedade antibacteriana está relacionada a briofilina, um antibiótico natural.
Existem uma diversidade de constituintes químicos que são responsáveis por todas estas propriedades terapêuticas. Dentre eles destacamos os flavonóides, que auxiliam no processo de cicatrização, cálcio, ácido succcínico, ácido málico, ácido cítrico e ácido lático. Também existem aminoácidos como arginina, que é anti-cancerígeno e fertilizante; glicina, que reduz a quantidade de ácido úrico no organismo e histidina. Os bufadienolídeos que estão presente nas folhas de Kalanchoe pinnata promovem uma atividade anti-tumoral; dentre eles destacamos o 12-O-tetradecanoilforbol-13-acetato e a briofilina, sendo que esta última exibiu uma inibição do tumor mais acentuada entre as combinações testadas.

Conta indicações: Pessoas com Hipotireoidismo e hipotensão (pressão baixa) grave.


http://diariodeumahortamedicinal.blogspot.com/

7 comentários:

  1. Plantem citronela para repelir o mosquito palha. Usem folha da fortuna para tratar.

    ResponderExcluir
  2. Eu usei esta planta combinando com outras ervas antibióticas e cicatrizantes, elas: folhas e talos terramicina, confrei, folhas de fumo e manjericão, hortelã, cana de macaco, poejo, babosa uns 04 grãos de alho. Por desespero para salvar meu cão de um tumor no ouvido, ele uivava de dor a cabeça inchando, chegava arrepiar a gente seu olhar de socorro, então neste ato peguei todas estas folhas em uma porção igual, e bati no liquidificador com óleo de soja mesmo, tudo triturado junto,juntei-os elevei ao fogo, fritei a pasta de ervas, formou um óleo cor verde escuro e cheiro neutro, esperei esfriar coei em um pano limpo, separei a pasta e coloquei colheradas na comida do cão, o olho eu colocava sobre o ferimento. percebi q aquele óleo virou um repelente de moscas, que era um risco grande de larvas (bicheiras), já era um bom sinal...Meu piti bul parecia receber bem o tratamento, em três dias começou a desinchar, o prurido diminuiu, parou de uivar, em uma semana ela estava curado, as feridas secaram totalmente sem cicatriz, juntamos esta medicação com um comprimido de 8em 8 de amoxicilina p/ humanos... Meu cão está salvo e engordou....Graças a Deus!!! Hj dia de meu desespero, estou com dor na coluna, nervo ciático que só morfina passa, traumatismo, comecei a tomar saião com mamão batidos em água como suco, ou vitamina, depois conto os resultados....Marilene Godinho dos Reis. (Que lindo este blogger e a musica. amei)

    ResponderExcluir
  3. muito antes de começar a ler o que os nosso amgx dizem, vou dizer uma coisa"nunca vi uma só planta ter tanto poder"

    ResponderExcluir
  4. quero e vou ter uma, nunca vi uma coisa assim, eu descobrir esta planta atra vez de uma simpatia

    ResponderExcluir
  5. muito antes de começar a ler o que os nosso amgx dizem, vou dizer uma coisa"nunca vi uma só planta ter tanto poder"

    ResponderExcluir
  6. Que planta noble la tengo hace muchos años en casa,saludos y bendiciones a todos

    ResponderExcluir
  7. tenho uma planta dessa nem sabia que faz tanto bem obrigada

    ResponderExcluir

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)