Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, março 14, 2010

Fitoterapia - Sete Conselhos Para Uso Seguro de Plantas Medicinais


As plantas por mais naturais que sejam, não dispensam o conselho médico, ou os cuidados inerentes à automedicação. De modo que hoje deixo aqui sete conselhos que acho importante que se tenha em conta:



1- Se possível, adoptar um regime vegetariano.

2- Saber a causa do problema que o afecta. Não se deve contentar em aliviar os sintomas. É preciso consultar o médico, submeter-se a exames, para obter um diagnóstico correcto. Só depois desta etapa será conveniente utilizar as plantas medicinais como complemento do tratamento.

3- Há problemas que têm a sua origem em hábitos nocivos à saúde, tais como o uso do álcool ou tabaco. Devem ser eliminados primeiro, para que o efeito benéfico das plantas resulte como deve ser. Por exemplo: Que proveito teria um doente de bronquite de origem tabágica em tomar plantas de efeito expectorante ou mucolítico, se não deixar de fumar?
Muitas doenças crónicas provêm de estilos de vida não saudáveis: maus hábitos alimentares, álcool e tabaco imoderados, drogas, vida agitada, stress e falta de descanso.

4- Evitar a automedicação - até mesmo no uso de plantas medicinais, há certas doenças que não prescindem do aconselhamento de um bom naturista ou homeopata para ser bem orientado no tratamento.
De resto se a pessoa se informou das propriedades das plantas e das suas restrições específicas, poderá então resolver fazer uma automedicação saudável.

5- Usar unicamente plantas medicinais bem conhecidas, identificadas e devidamente preparadas.

6- Certifique-se, no caso de sofrer de doença crónica e ter de usar uma planta por um período prolongado, se esta não tem contra-indicações ou precauções a ter em conta.

7- O uso adequado duma planta medicinal pode impedir uma doença de tomar grandes proporções no organismo, pode impedir que uma simples debilidade evolua para uma doença. Porém quando se trata de grávidas e crianças pequenas, a prudência no uso deve ser tão grande como com qualquer toma de medicação alopática.
As dosagens devem ser diminuídas e considerar que as grávidas não podem tomar qualquer tipo de planta pois algumas são abortivas; não se usa o alho em grandes doses porque fluidifica o sangue e tal situação é desaconselhável durante a gravidez, quem amamenta não deve tomar plantas que sejam eliminadas pelo leite e tenham sabor desagradável como a artemísia, genciana e o absinto ou diminuam a produção láctea como a salva e a pervinca.

Pouco a pouco começamos a ficar preparados para realmente entrar a fundo no maravilhoso mundo das plantas medicinais e aprender a viver saudavelmente com elas.


Texto e Imagem da Internet

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)