Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quinta-feira, novembro 05, 2009

Barbatimão


Foram os índios que perceberam o potencial da casca dessa árvore. Não para comer - seu gosto, assim como o de uma banana verde, dá aquela sensação desagradável de amarrar a boca. Daí o nome yba timó, na língua indígena sinônimo de "árvore que aperta". Foi essa mesma adstringência que tornou a planta um item indispensável do kit de primeiros socorros dos pajés.

O que eles sabem há tempos hoje está comprovado por pesquisas brasileiras: o barbatimão é um excelente cicatrizante e um poderoso agente contra bactérias, inflamações e até úlceras.





Nomes populares: barbatimão, uabatimó, paricarana, casca da mocidade
BARBATIMÃO
Do seu tronco é extraída uma fibra longa, amarelada, de fácil branqueamento, dura, sedosa e brilhante para o fabrico de rendas, cortinas, chapéus, flores artificiais, passa marias, tapetes, cordoalhas.
Ainda do tronco pode-se extrair matéria para o fabrico de papéis. O seu papel é sem gema, impermeável naturalmente, fino e resistente.
Pela potassa e ácido fosfórico existentes na banana ela pode ser usada na refinação do açúcar c no fabrico do sabão, ótimo alimento para os animais, especialmente os suínos
Pesquisas via internet
Imagem google

Batata-de-purga

BATATA DE PURGA
(Ipomoea altíssima M.). A batata de purga é uma trepadeira da família das Convolvuláceas, também denominada baririçó, batatinha amarela e jalapão, bem como jalapa (São Paulo), raiz de jericuçu, mechoacão do peru, briônia-da américa, flor de quatro horas e ruibarbo branco.

Em medicina o emprego da batata de purga é útil como depurativo nas moléstias da pele.
Tem efeito purgativo, e na dose de 5 a 6g de raiz para um copo de água age como laxativo; de 10 a 12g é purgativa; e de 20 a 22g a sua ação é drástica.
Prepara se como chá, para ser tomado de uma só vez
http://plantas-medicinais.me/wp
imagem google

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)