Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, fevereiro 14, 2010

Fitoterapia


A fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura de doenças. Ela combina os ensinamentos do oriente com as tradições indígenas e remédios populares, complementados pela pesquisa científica moderna.

Na China, surgiram os primeiros registros da fitoterapia em 3000 A.C., quando o imperador Cho- Chin- Kei descreveu as propriedades do ginseng e da cânfora.

A medicina Ayurvédica, prática milenar que data dos antigos ensinamentos vedas há 5000 anos citam diferentes ervas medicinais, temperos e preparos de fitoterápicos para as mais variadas alterações orgânicas ou para diferentes pessoas.

Uma das vantagens da utilização da Fitoterapia, é a possibilidade de se utilizar uma única erva para tratar diferentes males ao mesmo tempo.

É muito importante conhecer cada detalhe da planta a ser utilizada, já que às vezes, diferentes partes de uma mesma planta servem para tratar diferentes males, além de existirem ervas tóxicas e combinações de ervas que não são aconselhadas.

As diferentes maneiras de preparo de plantas medicinais são: cataplasmas, xaropes, ungüentos, infusões (chás), sucos, compressas, banhos e cápsulas. Uma vez conhecendo as plantas e sabendo prepará-las, pode-se aplicar a Fitoterapia em casa.


Natureza sábia


Já foi comprovado pelos cientistas: até os macacos usam as plantas para curar suas doenças. Os primatas procuram, por conta própria, as ervas mais adequadas para resolver os seus males. E, o mais curioso, escolhem espécies semelhantes às usadas pelos seres humanos. Apelam, por exemplo, para as flores de camomila quando querem acalmar-se. Segundo os pesquisadores, os animais elegem seus remédios por tentativa e erro. Igualzinho a gente – o uso de ervas medicinais é tão antigo quanto a raça humana. Foi transmitido de geração a geração, até os dias de hoje. O homem primitivo arriscava na escolha de seus remédios naturais. E o tempo tratou de mostrar qual era o mais adequado para determinado fim. Essa é a base da fitoterapia, palavra que une dois radicais gregos. "Phyton", que significa planta, e "therapia", tratamento. 80% da medicação vendida na Alemanha é feita com fitoterápicos Com o tempo, pesquisadores se debruçaram sobre essas espécies de uso popular para analisá-las à luz da ciência. É um terreno ainda pantanoso. Algumas ervas já são bem conhecidas; de outras não se sabe nem a composição. Segundo o fitoterapeuta carioca Alex Botsaris, existem apenas entre 300 e 400 plantas estudadas no mundo. Por isso mesmo, este guia não substitui o acompanhamento médico.


Imagens e Texto do referido site.

http://rodrigosuarez.site.med.br/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)