Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 05, 2011

Massagem no Ego?


Vida vazia, vida perdida
Depois de uma pausa para reflexão, retorno novamente para trazer o resultado deste período contemplativo. Durante este pequeno “recesso”, algumas questões vieram à tona, me questionando, confrontando e me fazendo pensar no propósito de minha vida e na vida que as pessoas em geral levam. O título do post pode até parecer meio depressivo. De fato, observando o cotidiano do cidadão médio, não há outro sentimento que possa vir como resultado.



Massagem no Ego?




Um dos questionamentos que me assaltaram neste meio tempo foi o seguinte: “Estarei eu utilizando o espaço do blog somente para me auto promover e inflar o Ego?” Essa pergunta me atingiu de uma maneira um tanto inesperada, mas, não deixa de ser uma possibilidade. Afinal, o Ego é ardiloso e se não o mantivermos em rédea curta, já sabemos o que pode acontecer.
Bom, voltando ao assunto, a resposta para tal pergunta não é tão óbvia quanto um sim ou não. Temos a tendência de polarizar tudo na nossa realidade, entretanto, o universo não é regido pela polaridade, mas pelo equilíbrio. Polaridade leva ao conflito, à desarmonia, ao caos. No caso da questão sobre o blog estar sendo uma ferramenta para massagear o meu Ego, tenho que admitir a você que a resposta é sim e não. Como assim?! Meu ego quer se promover e se sente lisonjeado com a quantidade de acessos, com os elogios nos comentários e tudo o mais. Se algum blogueiro disser que não sente a mesma coisa com o “sucesso” de audiência está enganando seus leitores ou não conhece a si mesmo. Porque essa é a natureza do Ego, se auto afirmar e buscar a primazia sobre a essência divina. Há algo de perverso nisso? Depende. Se o ego for o senhor de sua vida, a perversidade estará manifesta e todo o esforço empreendido comprometido, entretanto, se o ego estiver em seu devido lugar (como parte da ferramenta corpo/mente para manifestação do Ser neste plano de existência) então o Ser pode “administrar” esse rompante egóico e compreender que isso não passa de infantilidade e rebeldia do “instrumento” querendo, em vão, mostrar o seu valor. É aí que o não da questão se faz presente e trás como consequência a razão de ser deste “empreendimento”: Contribuir com a evolução humana da maneira mais singela e possível a esta partícula do criador. Sendo assim, continuemos focados no objetivo de crescer e ajudar os outros a fazer o mesmo.


Viver pra que mesmo?


É desanimador observar como as pessoas jogam suas vidas fora. O fascínio pelo mundo é tamanho que ofusca qualquer tentativa de fazer desta vida algo útil para o planeta, para a espécie e para si próprio. Vejo pessoas se submeterem às mais degradantes situações só para manter ou atingir um status-quo na sociedade que não passa de ilusão e esterco.
Algo emblemático que me fez pensar sobre isso é o absurdo mundo das celebridades (que de celebre não tem nada). Alguns podem achar que eles são aqueles que se deram bem na vida, são os vencedores e o modelo a ser seguido. Mas será mesmo? Se é assim, por que os tabloides estão cheio de notícias sobre suicídios, prisões, alcoolismo, drogas, divórcios e todas as atitudes de quem quer fugir da realidade? Há algo de errado aí, e estes são os sintomas que vêm à tona. Na verdade estas celebridades estão no topo da insanidade humana! Cantores que se submetem a jornadas desumanas de shows para poder manter a riqueza pessoal e o sucesso, compositores levados ao desespero para emplacar outro sucesso nas paradas, praticamente fritando seus cérebros para que a criatividade aflore com toda a frequência frenética necessária para matê-los na mídia; escritores, idem; atores que emplacam um filme atrás do outro, modelos obsessivas com o próprio corpo são levadas ao desespero com a chegada da idade ou uns quilos a mais. E o que inicialmente era algo prazeroso (cantar, atuar, escrever, jogar), passa a ser um martírio e, assim, todos são levados ao limite do seu potencial por um objetivo ilusório e que, no fim, os torna escravos de seus próprios desejos, deixando de lado, por conseguinte, a razão de ser de seu esforço: viver a vida.
As celebridades são o exemplo máximo, mas cada cidadão do planeta, em um grau menor, é verdade, vive o mesmo drama: Passa os primeiros anos da vida numa escola que irá prepara-lo(?!!?) para trabalhar, ter filhos constituir uma família. Então o cidadão adquire a famigerada ambição e não se satisfaz em ter o bastante, mas quer ter mais e mais. Quer ser como as celebridades, ganhar muito dinheiro, poder fazer o que bem quiser e ser tão belo quanto... (vira escravo do Ego). Como os recursos são limitados e nem todos tem talento/capacidade de ir tão longe, o cidadão comum repousa na sua mediocridade.




A maioria aceita com resignação a vida programada desde o princípio. Não, é claro, sem o esporão da frustração lhe espetar todos os miseráveis dias de sua vida: “Por que não nasci rico, por que não tenho um talento extraordinário, por que não sou tão bonito...” E nessa frustração fica cego e também esquece de viver a sua vida e vive da ilusão da beleza inalcançável (a não ser que tenha um photoshop pra ajudar) da fortuna e da vida dos outros. Não é a toa que os tabloides, sites de fofoca, revista de beleza e boa forma, e a TV tem tanta audiência.
É por isso, querido leitor, que não caio na armadilha do meu Ego e não transformo algo prazeroso, com propósito e objetivo definido (que é escrever aqui), em uma busca insana por “audiência” e popularidade, sendo levado a cair na mesma insanidade descrita no inicio deste tópico. Tenho uma vida para viver e descobertas a fazer assim como cada um que está neste mundo.


Fique atento e não caia nesta armadilha também.


Um abraço.

http://aquelequebuscaverdade.blogspot.com/2011/03/vida-vazia-vida-perdida.html

Auriculoacupuntura












Auriculoacupuntura
O que é?



Auriculoacupuntura é a acupuntura realizada em pontos da orelha. Esta terapia pode ser baseada na teoria da medicina chinesa ou na escola francesa de Nogier, médico francês que estudou cientificamente a orelha e a correlacionou com os folhetos embrionários (Ectoderma, mesoderma, endoderma). Há uma correlação entre o pavilhão da orelha e o feto na posição invertida intra-uterina como mostram as ilustrações:



Como funciona?


A orelha é inervada por 3 nervos, o grande nervo auricular do plexo cervical , o nervo auriculotemporal do ramo trigeminal e o ramo auricular do nervo vago. Esses nervos inervam regiões distintas da orelha, cada qual correspondendo a um órgão, estrutura do corpo humano ou possuindo uma ação específica. Inibidores da fome e ansiedade são alguns dos pontos mais conhecidos da auriculoterapia. Outros regulam os hormônios ou liberam substâncias analgésicas ou ainda outras que promovem o bem-estar. Agulhas minúsculas parecidas com tachinhas ou sementes são inseridas precisamente e deixadas na orelha para continuar o estímulo por alguns dias. Vale salientar que a prática da auriculoacupuntura é mais eficaz quando associada a outras terapias, bem como a bons hábitos alimentares e exercícios físicos.


Quais os benefícios?


“Obter-se a melhora sintomática e a resolução da enfermidade.” (Auriculoterapia – Ernesto G. Garcia – Ed. Roca). Do ponto de vista terapêutico energético diríamos que à medida que o organismo está com sua energia harmonizada e equilibrada os sinais e sintomas desaparecem.


A Organização Mundial de Saúde recomenda: “Incluam a auriculoterapia e a acupuntura na sua prática”. (Cf. Dr. Rafhael Nogier;
PRÁTICA FÁCIL DE AURICOLOTERAPIA E AURICULOMEDICINA; Ed.Ícone; São Paulo; 2001)


Acupuntura auricular e sistêmica na síndrome de abstinência e distúrbios associados


http://ekubooriental.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)