Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 24, 2010

Dreamacatcher


A Roda da Medicina


A Roda da Medicina simboliza o grande significado espiritual para os Sioux. A crença é que a forma da roda representa o círculo da vida e da morte, que é considerado interminável e, sobretudo, representa a unidade do Grande Espírito ou avô. A Roda da Medicina era apenas para ser usado por um homem santo ou Medicina.


Dentro do círculo é uma forma de cruz, que simboliza as quatro direções e cada direção é representada com uma cor e sentido (s);



Norte - (Vermelha) da sabedoria, lugar onde os antigos passaram

Sul - (White) de juventude, amizade

Médio - (Amarelo) início, a família

West - (Black solidão), vida adulta





Lenda da Dreamcatcher - Lakota


Há muito tempo atrás, quando o mundo era jovem, um velho líder espiritual Lakota estava em uma alta montanha e teve uma visão. Nesta visão, Iktomi, o grande malandro e mestre de sabedoria, apareceu sob a forma de uma aranha. Iktomi a aranha pegou o mais velho do aro de salgueiro, que tinha penas, crina de cavalo, miçangas e ofereceram sobre ele, e começou a tecer uma teia. Ele falou com o idoso sobre os ciclos de vida, como começamos nossas vidas como crianças, passar a infância e para a vida adulta. Finalmente, vamos para a terceira idade onde devem ser tomados cuidados como filhos, completando o ciclo. "Mas", disse Iktomi como ele continuou a girar seu Web ", em cada momento da vida, há muitas forças, algumas boas e outras ruins. Se você escutar as forças boas, eles vão orientar você na direção certa. Mas, Se você escutar as forças ruins, eles vão orientar você na direção errada, e pode machucá-lo. Então, essas forças podem ajudar ou pode interferir com a harmonia da natureza. "

Enquanto a aranha falou, ele continuou a tecer sua teia. Quando Iktomi terminou de falar, ele deu a web mais velho e disse, "a web é um círculo perfeito, com um buraco no centro. Use a web para ajudar sua equipe a alcançar seus objetivos, fazer bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Se você acredita no Grande Espírito, a web vai pegar suas idéias boas e as más vão atravessar o buraco. "

O ancião passou por sua visão para o povo, e agora muitos povos indígenas pendurar um apanhador de sonhos acima de sua cama para peneirar os seus sonhos e visões. O bom é capturado na teia da vida e realizado com o povo, mas o mal em seus sonhos cai pelo buraco no centro da teia e não são mais uma parte de suas vidas.

Fonte da Pesquisas
http://arletefunaroterapeutaholistica.blogspot.com/

A lenda do Filtro dos Sonhos "Xamanisno"


Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada. A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas. Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia :

"Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios".

No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:

"No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia"

Esse círculo é conhecido como "dreamcatcher" (apanhador de sonhos). Aqui no Brasil é chamado de Filtro dos Sonhos ou Coletor de Sonhos.Trata-se de um instrumento de poder para assegurar bons sonhos para aqueles que dormem debaixo dele, e também para trazer visões.Geralmente são colocados onde a luz bate pela manhã, em frente a janela. Os nativos nos ensinam que os sonhos passam pelo furo no centro e os maus sonhos ficam presos na teia e se dissipam à luz do amanhecer. Você poderá colocá-lo no seu quarto, escritório, ou até no berço ou carrinho do bebê. Os nativos ensinam que os bebês ao verem a pena balançar com o vento, se entretêm e aprendem a importância do ar. Ele é feito na forma de um círculo, tradicionalmente com galhos de Salgueiro. É feita uma rede na forma de uma teia de aranha com uma abertura ao centro. Tem muitas lendas de origem, de acordo com cada tribo e também diferentes formas de tecer.

Fonte da pesquisa e Imagem.
http://arletexamanismo.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)