Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

terça-feira, abril 17, 2018

Vinhos com notas de café



14 de abril é o dia mundial de umas das bebidas mais consumidas do mundo: o café. Selecionamos alguns vinhos que têm notas desse grão, no aroma ou no paladar, para você conhecer e celebrar.

O café, uma das bebidas mais consumidas do mundo, é tão querido nos quatros cantos do planeta que tem um dia só para ele. Aromático, esse saboroso grão, cujo Brasil é o líder mundial em produção e exportação, é apreciado de diversas formas e também pode ter relação com vinho.

Se você aprecia esses dois líquidos deliciosos, vale a pena conhecer vinhos de diversas regiões do mundo, que possuem notas, no aroma e no paladar, de café.

Eles adquirem esses aromas e sabores devido ao amadurecimento em barricas de carvalho. A madeira libera os aromas com o aquecimento e, inicialmente, a tosta era utilizada para se conseguir envergar as ripas de carvalho, com as quais as barricas são confeccionadas. Além desse aspecto funcional de montagem, a tosta da barrica confere à bebida diversos aromas, tidos como secundários, de acordo com o tempo de torrefação.

Dica de leitura:  Sobre manchas de vinho nos dentes
O aroma de café surge a partir da tosta – de média para alta – da barrica de carvalho em que o vinho amadurece.

Experimente rótulos que selecionamos para você, ao lado, com toques de café para brindar e se deliciar!


https://winepedia.com.br/vinhos-com-nota-de-cafe/

Aromas da madeira no vinho



Os aromas do vinho são proporcionados pelos elementos químicos presentes na bebida. Saiba mais sobre os famosos aromas amadeirados e de onde eles vêm



As barricas de carvalho eram utilizadas, no passado, apenas para transportar os vinhos, sendo uma opção viável para substituir as antigas ânforas, aqueles vasos de origem grega com duas alças. Porém, os viticultores perceberam que o contato com a madeira altera as características da bebida e, por isso, o carvalho ganhou outras funções.

Hoje, amadurecer ou até mesmo fermentar um exemplar em barricas de carvalho é uma opção do enólogo. Esses recipientes podem ser usados para micro-oxigenação (pequeno contato entre o vinho e o oxigênio através dos poros da barrica), para deixar os taninos mais macios (diminuindo a sensação de secura na boca), estabilizar a cor ou agregar novos aromas.

Falando em aromas, não podemos relacioná-los diretamente ao tipo de carvalho, como francês, americano ou húngaro/leste europeu, pois existem diversos outros fatores que contribuem para as substâncias e os compostos aromáticos da madeira. Falamos especificamente sobre os tipos de barricas aqui.

O tempo de contato entre o líquido e o carvalho, o tamanho da barrica e o grau de tosta (queima da superfície interna), que pode ser leve, média ou alta, são exemplos que influenciam no resultado final. Em uma barrica pequena, o contato entre o vinho e o carvalho é maior, predominando as características da madeira, quando comparada a uma barrica muito grande.

Dica de leitura:  Sobre o vinho envelhecido
Já o grau de tosta determina o tipo e a intensidade do aroma, por exemplo, uma tosta leve mantém as características do carvalho, uma tosta alta destaca defumado e tostado. Falamos com mais detalhes sobre tostas aqui. Vale a pena dar uma lida.

Sobre a quantidade de uso, se a barrica for usada pela primeira vez, barrica de primeiro uso, ela irá proporcionar um vinho mais intenso e complexo, com predominância da madeira, já que o nível de extração dos compostos aromáticos será mais elevado. Uma barrica de segundo uso já perdeu um pouco a intensidade, assim como a de terceiro uso.

O interessante do uso do carvalho é que o enólogo pode mesclar barricas com diferentes tempos de uso, justamente para equilibrar a intensidade. Além disso, ele tem a opção de amadurecer apenas uma parcela do vinho, agregando aromas sem a predominância amadeirada. Isso mantém o caráter frutado natural e é muito comum na produção dos rótulos brancos.

Dica de leitura:  Os negociantes do vinho
Conheça algumas substâncias e compostos aromáticos das barricas de carvalho:

Vanilina: baunilha

Eugenol e Isoeugenol: notas de especiarias e cravo

Furfural e 5-Methylfurfural: caramelo e aromas doces

Guaiacol e 4-Methulguaiacol: defumado, tostado, especiarias e aromas de fumo

Lactonas: coco, cocada e notas herbáceas

Agora é hora de provar vinhos com influência do carvalho e analisar os aromas e sabores:


https://winepedia.com.br/aromas-da-madeira/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)