Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sábado, junho 26, 2010

Ervas Antigas no Mundo Moderno







Nossa idade moderna resume-se em um mundo de computadores, comida instantânea, "fast travels" e drogas milagrosas. Nessa era de tecnologia avançada, qual o espaço para as plantas medicinais?

Esses modestos agentes verdes de cura que brotam através das fendas das calçadas e crescem exuberantes em terrenos baldios, parecem determinados a definir seu lugar na sociedade urbana, mas na verdade poderiam despertar algum interesse no que diz respeito às necessidades de saúde do homem moderno?

Desde a noite dos tempos temos solicitado à natureza auxílio na cura das enfermidades físicas. Ainda hoje, os cientistas continuam a dirigir suas atenções para o mundo vegetal, na medida em que se aprofundam nos mistérios do corpo humano e exploram as doenças da modernidade.

Felizmente, a natureza providencia as pistas das combinações necessárias para a cura de nossas doenças. A Organização Mundial de Saúde salienta que mais da metade das drogas sintéticas modernas têm sido produzidas a partir de combinações químicas encontradas nas plantas. Aproximadamente 25% da farmacopéia consumida a cada ano são derivadas diretamente das ervas.

Existem duas formas de intercâmbio entre a ciência e o herbalismo tradicional. A ciência está não só aprendendo a utilizar novos potenciais de cura, como também intensificando o entendimento sobre como as plantas funcionam no herbalismo. Pela primeira vez, nós temos o suporte científico evidenciando a utilização do herbalismo tradicional.

Por diversas razões, as pessoas preferem as ervas às drogas sintéticas, principalmente devido à eficácia das primeiras. Após séculos de co-existência com as ervas e utilização das mesmas, nossos corpos mostram evidências de que no decorrer do tempo vêm se adaptado bem às suas qualidades curativas. Também, pelo fato de balancearem suas propriedades, as ervas tendem a ser menos tóxicas, a apresentar efeitos colaterais mínimos e atuar em todo o corpo, e não apenas no que diz respeito aos sintomas, fortalecendo e equilibrando todo o organismo enquanto curam.

Mas as ervas tradicionais são suficientes para suprir as necessidades do século XX? Para respondermos a esta pergunta, basta olharmos nas prateleiras das lojas de produtos naturais. A venda destes produtos refletem a preocupação com a saúde na sociedade moderna. As fórmulas à base de ervas são utilizadas para combater o estresse, fortalecer a resistência imunológica e aumentar a energia. Há numerosas fórmulas que visam a saúde da mulher, o controle de peso e as infecções causadas por leveduras como o fungo candida albicans. "O que nós vemos à venda no mercado, são os tipos de remédios que as pessoas precisam para competir na sociedade moderna", diz Bob Brucia, da Associação Americana de Ervas. "Como exemplo disto, anunciam montanhas de fórmulas para ajudar executivos com estresse. E os mais vendidos continuam a ser os estimulantes naturais, embora as pessoas ainda se esforcem para manter o ritmo acelerado de hoje."

A tecnologia moderna está dando novas dimensões à antiga arte da herbologia de forma positiva e cada vez melhor. Técnicas como o freeze drying ( secagem por congelamento) e hydrogen flushing the containers ( descarga de hidrogênio em recipientes com ervas) podem mantê-las frescas. Uma análise científica mais recente é capaz de determinar as qualidades das ervas, medindo a quantidade de seus componentes medicinais e pesticidas contaminantes. A análise também pode detectar se uma erva está sendo adulterada por outra menos eficaz.

O "boom" nas comunicações tem anunciado uma outra tendência: o uso e as informações sobre as ervas de todas as partes do mundo. Herbalistas e companhias americanas que manufaturam produtos à base de ervas, agora estão fazendo intercâmbio com seus colegas da Europa, América do Sul, Leste da Índia e China – seja por remessa postal, ou através de telefone ou fax. Novas traduções de textos antigos estão ajudando a sintetizar as tradições sobre ervas de outras culturas, incorporando-as à nossa própria cultura. Esse crescimento da comunicação tem levado à descoberta de novas fórmulas, que combinam as melhores ervas com as filosofias do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste. E com melhores fórmulas, há a possibilidade, através de um espetacular acesso à mina de ouro que é o mundo das ervas, dos herbalistas melhor se equiparem para combater os problemas de saúde da atualidade.

Novos produtos à base de ervas estão sendo produzidos continuamente. Os produtos de sucesso são aqueles que apelam para as necessidades essenciais das pessoas. "As maiores companhias de ervas têm o capital suficiente para realizarem pesquisas e experiências", adverte Brucia. "Elas lançam um novo produto e, se ele 'estourar' no mercado, todas as empresas menores lançam variações do produto feitas por elas mesmas". Peter Finkle, membro de uma dessas companhias que atuam no desenvolvimento de vanguarda, relembra a chegada do herbalismo holístico. "A maior tendência que temos visto na nossa companhia – e na indústria de ervas em geral – está nas pessoas promoverem a saúde de forma global, e não apenas se preocupando com uma parte específica de seus corpos", diz ele. "Nós enfocamos as ervas que são amparadas pelo uso tradicional e pesquisa clínica. Isto é estimulante para descobrirmos o que as ervas realmente proporcionam".

Freqüentemente nós definimos e separamos nossos problemas e condições físicas; agora eles já estão interrelacionados. Por exemplo, muitas infecções causadas por leveduras e problemas intestinais, podem resultar de um mesmo desequilíbrio do corpo. Este é o motivo pelo qual algumas fórmulas têm muitas ervas em comum. Enquanto você está tratando a síndrome pré-menstrual, por exemplo, também estará trabalhando na redução do seu estresse.



Ervas que Reduzem o Estresse
Ervas sedativas têm sido usadas há séculos, mas só agora nos lembramos da importância em se reduzir o estresse em nosso mundo agitado. Os cientistas têm descoberto que muitas doenças são intensificadas pelo estresse físico e emocional. O estresse atinge o sistema imunológico,r eduzindo a nossa capacidade para lutar contra as doenças em geral.

Remédios modernos feitos à base de ervas estão tratando o problema do estresse. As fórmulas já combinam ervas como a valeriana , com o cálcio e o magnésio, para reduzir a tensão e relaxar o sistema nervoso e muscular. Muitas fórmulas incluem a passiflora para contatos sinérgicos, uma sub-categoria de ervas tem sido usada no tratamento das alergias decorrentes da febre do feno. Essas fórmulas combinam ervas sedativas com o verbasco e outras ervas que, especificamente, relaxam os pulmões e os brônquios. Elas também podem incluir o alcaçuz, que produz esteróides naturais, para diminuir a inflamação.



Ervas Imunizantes
Apenas recentemente começamos a entender como o sistema imunológico protege o corpo das doenças. A ciência médica está focalizando o sistema imunológico para melhor compreender doenças como a AIDS e o câncer. Até agora conseguiu-se estabelecer uma relação direta entre o sistema imunológico e a artrite, o reumatismo, alergias várias, a psoríase, a esclerose múltipla, a arterioesclerose, e certas infecções crônicas, como a colite e a nefrite.

Herbalistas de outras eras nunca poderiam atinar porque certas ervas funcionam no combate a tantas doenças ao mesmo tempo. Eles poderiam apenas aceitar que ervas como a equinácea (cavalinha) e o pau d’arco, de alguma maneira fortaleciam a saúde. Agora nós sabemos que estas ervas estimulam a atividade do Ssstema imunológico.

Algumas dessas ervas mais populares são conhecidas como adaptógenas. Esta categoria inclue o ginseng e o ginseng siberiano (pfafia). Estas ervas possuem também a habilidade de ajustar os desequilíbrios orgânicos de acordo com o que o corpo possa necessitar. Elas aumentam a resistência às doenças e atuam positivamente sobre o tônus e o fortalecimento do corpo. Muitas ervas que atuam sobre o sistema imunológico são também excelentes anti-estressantes.



Ervas Energéticas
Muitas pessoas recorrem às ervas para aumentar a sua energia. Essas pílulas energéticas enfatizam a saúde e a necessidade de se lidar com um mundo extremamente dinâmico. Muitos energizantes são feitos à base de ervas que contêm cafeína, como o guaraná e a erva-mate. Esses tipos de energéticos não oferecem realmente uma alternativa saudável, mas continuam a ser os mais vendidos. Num esforço para se substituir a cafeína, alguns preparados energizantes já são preparados com ervas que aumentam a circulação sangüínea.

Os extratos concentrados de "Ma Huang", que aumentam a pressão sangúínea, a caiena e o gengibre são os preferidos. Já o alcaçuz é utilizado para estimular a adrenalina.



Fórmulas Para Mulheres
Algumas enfermidades como a síndrome pré-menstrual (PMS), a dor de ouvido e as cãimbras, são bastante antigas. No passado, além de relutarem, os médicos eram incapazes de discutir os desconfortos físicos das mulheres. Agora, com a expansão da consciência médica, já se pode definir as possíveis causas da PMS e tratá-la como um desequilíbrio curável. A ciência médica também tem reafirmado o que os herbalistas já sabiam, mas que os médicos já haviam esquecido: que a dor menstrual atinge o corpo da mulher e não somente a sua cabeça.

A descoberta do ácido gamalinilênico (GLA), encontrado em sementes de prímula (primavera), borragem e groselha negra, tem trazido alívio para muitas mulheres que sofrem de PMS e dores menstruais. As técnicas que proporcionam a extração de óleo a partir das sementes, têm revolucionado e impulsionado o uso tradicional das ervas. O cálcio, o magnésio e a vitamina B6 – todos usados para reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual são freqüentemente misturados às formulas herbóreas. Em alguns países, certas fórmulas populares contra a síndrome pré-menstrual, combinam o GLA com ervas como a chinese dong quai.



Ervas Dietéticas
A venda em larga escala de controladores de peso à base de ervas, re-fletem o fato de que muitas pessoas estão preocupadas em manter a boa saúde, e que estão conscientes de que o seu peso reclama remédios na-turais para conter o apetite. Como nos energizantes, muitas destas er-vas dietéticas contêm cafeína, que funciona como um regulador do apetite.

Outras novas fórmulas empregam ervas que ajudam na mudança do metabolismo. Ervas antigas e chás dietéticos, como a erva-doce, funcionam como redutores do apetite. Muitos produtos novos seguem fórmulas orientais feitas à base de várias espécies de malva. As algas e outras plantas marinhas ricas em iodo natural são utilizadas para estimular a função da tiróide.



Tratamento da Candidíase
A candidíase – doença causada pelo fungo cândida – está sendo rotulada como a doença dos dias modernos. Apesar de Hipócrates tê-la mencionado em 400 a.C., alguns profissionais da área médica acham que só agora a cândida está se multuplicando em proporções epidêmicas. Muitos cientistas modernos citam a nossa dieta moderna à base de doces, as comidas refinadas, e os derivados do leite, como fatores causadores desta doença.

Por mais abundante e difundida que seja a candidíase, o tratamento é o mesmo que os antigos usavam no combate às infecções causadas por fungos. Os estudos têm comprovado que as cascas secas da nogueira negra são mais eficazes que as drogas populares prescritas para a candidíase. Pesquisas da Universidade de Massachusetts acharam no alho um remédio eficaz.

As ervas que fortalecem o sistema imunológico deixam o corpo menos vulnerável à candidíase. A raiz de malvaísco e outras ervas que estimulam o sistema imunológico, são encontradas em várias fórmulas para combater a candidíase.

Fonte do texto e Imagem
http://petrapavlak.multiply.com/
Fonte: http://www.flordavida.us/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)