Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 09, 2012

Noni - Morinda citrifolia



O Noni cujo nome científico é Morinda citrifolia foi descoberto na Polinésia Francesa e Havaí e tem sido utilizado com êxito há mais de 2000 anos em outros países. Pouco conhecido ainda no Brasil, o Noni atualmente é bastante consumido nos Estados Unidos, no Japão, na China, na Índia, na Austrália e em grande parte da Europa.



O fruto é verde, parecido com a fruta do conde, aparecendo geralmente apenas em forma de suco engarrafado. Existe um grande interesse na sua utilização na medicina popular devido às “supostas propriedades farmacológicas” que possui; chega-se a afirmar que alcance mais de 120 problemas de saúde que podem ser tratados, e até curados, com a planta e seus extratos. 



Apesar da dificuldade de encontrá-lo in natura, o maior mistério em relação ao noni - e que também reforça sua popularidade - tem a ver muito mais com as suas supostas propriedades terapêuticas. Há muitos trabalhos científicos em execução com o objetivo de avaliar se o noni realmente tem propriedades medicinais, como atividades antibiótica, antiinflamatória, analgésica, e, até mesmo,  inibidora do câncer. O seu mecanismo de ação ainda é desconhecido, com alguns estudos em fase inicial (in vitro e em animais) sugerindo atividade antioxidante, anti-angiogênica e anti-tumoral, o que se deve a seus componentes, em especial às antraquinonas. 




A presença de ômega 6 e óxido nítrico dilataria os vasos, melhorando a oxigenação e, conseqüentemente, a memória
Especialistas dizem que a fruta contém betacaroteno, precursor da vitamina A, e acubina, que agrega propriedades antibióticas
Possui escopoletina, substância antibacteriana, antifúngica e antiinflamatória, que também ajuda a dilatar os vasos sanguíneos — o que faria baixar a pressão arterial 
A fruta é rica em vitamina C







Entretanto existem relatos de algumas reações adversas associadas ao seu consumo. O suco de noni pode ocasionar elevação das enzimas hepáticas (lactato desidrogenase e transaminases), diminuir o trânsito gastrintestinal (interagindo com medicações que são usadas por via oral), potencializar o efeito dos antiinflamatórios e impedir o crescimento de novos vasos sanguíneos,  devendo ser usado com cautela em pacientes com lesões e no pós-operatório. 

O suco industrializado de noni contêm alto teor de açúcar e de potássio, o que pode ser potencialmente prejudicial em diabéticos e doentes com comprometimento da função renal. Além disso, por conta do seu efeito antioxidante, o noni pode interagir com a radiação ionizante e os quimioterápicos, estando contra-indicado em pacientes em quimioterapia ou radioterapia.


Seus efeitos nutritivos despertaram o interesse em muitos profissionais da área de saúde, inclusive do respeitado Dr. Neil Solomon, Ph.D., que pessoalmente vem pesquisando todos os benefícios à Saúde Humana do consumo regular do Suco Natural da Fruta Noni.
"Como é possível que o Suco de Noni tenha ajudado a tanta gente em tantas situações diferentes? Qual seria o segredo? Cheguei à conclusão de que uma média de 78% de mais de 15.000 pessoas que tomaram Suco de Noni regularmente, com acompanhamento científico, beneficiaram-se de alguma forma, desde uma simples dor de cabeça até as doenças mais graves do mundo moderno." Dr Neil Solomon foi prestigiado com o prêmio Schwentkner, por sua excelência em pesquisa.




O Noni contém muitos alcalóides que ajudam ao corpo humano a regenerar as cédulas danificadas e a incrementar as defesas do mesmo, de forma natural.



Entenda porque, segundo o Dr Neil Solomon, o Noni faz bem:
Ao dividir os muitos usos do Suco de Noni e as descobertas científicas e o como e o porque podemos nos beneficiar com o rico suplemento de xeronina, nós estamos dando uma grande contribuição para o objetivo de termos um mundo mais saudável.




Dá suporte ao sistema imunológico
Melhora o bem estar
Melhora a digestão
Reduz inflamações
É um antioxidante efetivo

Existe um espaço específico em certas proteínas que as permitem assimilarem a xeronina. Muitas destas proteínas não são capazes de realizar nenhuma de suas funções sem a xeronina.



Nem todas as proteínas precisam da xeronina para funcionar, mas muitas proteínas vitais que agem como hormônios, anticorpos e enzimas precisam da xeronina. A xeronina torna possível para as proteínas executarem suas funções, responsabilidades. Elas dão estrutura ao cabelo, pele e ossos. Proteínas permitem, viabilizam a maior parte da estrutura do corpo, até mesmo a própria célula. Elas permitem o transporte de substâncias, ligando-se a importantes nutrientes permitindo-lhes que passem pela membrana celular.





Proteínas também agem como hormônios no corpo. E com esta capacidade elas coordenam todo o processo do corpo a nível molecular.  elas agem como anticorpos para dar suporte ao sistema imunológico. Os anticorpos atacam os invasores destrutivos, (como também os vírus), e os incapacitam.



Quando nós bebemos o suco de fruta de Noni, a Proxeronina passa pelo nosso aparelho digestório e intestinal, onde é absorvido e, em seguida, armazenado no fígado. O fígado é o principal lugar de estocagem da proxeronina. A cada 8 horas, deveria liberar uma certa quantidade desta Proxeronina na corrente sanguínea, onde seria convertida em Xeronina (substância assimilada pelas proteínas). Através da corrente sanguínea ela é então transportada para todos os tecidos do corpo. O segundo maior lugar de armazenamento é a pele. A proxeronina é transformada em xeronina em todo o corpo, incluindo a pele. E uma considerável quantidade de proxeronina é necessária para manter uma pele, couro cabeludo e cabelo saudáveis. Ao usar os produtos de cuidados da pele e cabelo contendo proxeronina, quaisquer condições de pele, couro cabeludo ou cabelo, apresentam uma melhora muito boa. Nós descrevemos somente algumas aplicações de uma extensa lista das quais se pode ter uma melhora e do fantástico potencial que a xeronina pode ter.

CULTIVO



Seleção de local
Selecione um local com sol total ou parcial, com terra bem arejada, bem drenada. Evite terras pesadas, áreas compactas, e locais inundados. Prepare um buraco do tamanho do vaso e transplante cuidadosamente.

Espaçamento
Pode se plantar ate 700 plantas por hectare, usando espaçamento de 3 ou 4 metros por pé. Densidades mais altas de plantio (espaçamento mais próximo das plantas) podem abrir a porta a problemas de doença (na planta, claro).

Solos
O Noni é uma planta rara, porque pode tolerar e pode prosperar num vasto leque de terras e condições. Na verdade ele cresce sob quase qualquer condição de terra em altitudes baixas. Veja este Noni crescendo na lava




Poda
Plantas jovens podem ser podadas severamente depois ou durante sua primeira produção de fruta. Nos seguintes anos, a copa das plantas podadas se tornarão densas. Na natureza as árvores de noni podem alcançar uma altura de aproximadamente 7 metros, então se sugere aos cultivadores cortar os ramos verticais das plantas maduras para facilitar a colheita de fruta.


Nutrição e fertilizante
A quantia de nutrientes e a freqüência de aplicações de fertilizante necessário por noni depende da terra e chuva. As árvores de Noni crescendo nas florestas normalmente são saudáveis sem o benefício de qualquer fertilizante artificial. Em geral, no entanto, se o objetivo do cultivo é a produção intensiva de fruta (num cenário agrícola), um programa de fertilização é recomendado. O noni produzirá melhor com aplicações relativamente freqüentes de quantias pequenas de fertilizante. O Noni é sal-tolerante, e também tolera níveis altos de sais de fertilizante na zona de raiz sem estrago ou queimadura à planta.

A estratégia para fornecer nutrientes ao noni é semelhante ao que é feito com qualquer outra fruta, como os cítricos ou o café. Plantas jovens de noni ainda sem frutificar são encorajadas a produzir um crescimento acelerado com fertilizantes equilibrados tal como 14-14-14. A medida que as plantas amadurecem (plantas já florescendo/frutificando) são encorajadas a produzir muitas frutas grandes com a aplicação de fertilizantes de alto conteúdo de fósforo, tal como 10-20-20 ou 1-45-10.

O fertilizante deve ser aplicado longe do tronco da árvore, na "linha de gotejamento" da planta, na borda da área coberta pela copa.

As plantas de Noni de todas idades respondem bem também a fertilizantes de uso foliar. A flor de Noni e produção de fruta são muito beneficiadas com a micro aspersão de fertilizante foliar com alto conteúdo de fósforo, nitrogênio e micro elementos.



Irrigação
O Noni prospera sem irrigação artificial e pode sobreviver períodos estendidos de seca uma vez estabelecido. Quando as plantas são menores de 2-3 anos, é bom irrigá-las uma vez ou mais por semana, com as plantas já mais velhas, irrigá-las menos freqüentemente. Aqui no Nordeste, nos períodos de maior intensidade solar, é recomendado que irrigação seja pela manhã ou ao entardecer, na horas mais frias do dia.



ColheitaO noni frutifica o ano todo, embora há tendências cíclicas na quantia da produção de fruta que podem ser afetada ou pode ser modificado pelo tempo e por fertilizante e irrigação. A produção de fruta pode diminuir algo durante os meses de inverno. Um campo dado de noni normalmente é colhido de 2-3 vezes por mês.





Fonte>

http://www.biomania.com.br/
http://www.abaixoaodesperdicio.com.br
http://cultivandononi.8m.com
http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/37/artigo39696-1.asp
Manoel Pinheiro - Farmacêutico


http://belezadacaatinga.blogspot.com.br/2011/12/o-noni-cujo-nome-cientifico-e-morinda.html




Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)