Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sábado, novembro 28, 2009

LINHAÇA..




A linhaça vem a cada dia ganhando lugar na vida de muitas pessoas que estão em busca de curas naturais e também almejando uma vida melhor, muitos fazem o uso de forma a evitar que adquiram qualquer tipo de doença futura.
Os resultados estão sendo comprovados cientificamente e os relatos de melhorias aumentam gradativamente, uma vez que pessoas que gostam do resultado desta semente milagrosa começam a fazer propaganda e levando o conhecimento a muitas e muitas pessoas.
Dentre os inúmeros benefícios com o consumo regular da linhaça estão, prevenção do câncer de próstata, de cólon, de pulmão, pois a semente de linhaça possui 27 componentes anti-cancerígenos, dentre eles a lignina,que está presente na semente 100 veses mais que nos melhores grãos integrais, nenhum outro vegetal se iguala a tais propriedades.
É também conhecido benefícios para baixa de peso, pois elimina o colesterol ruim, de forma mais rápida, ajuda controlar a fome, por conter grandes quantidades de fibra dietética sendo estas fibras de dois tipos solúvel e insolúvel, tendo cinco vezes mais fibra até mesmo que a aveia.
Para o sistema digestivo,é ideal par a cura de acidez estomacal, lubrifica e regenera a flora intestinal, evitando assim hemorroidas, prisão de ventre dentre outros.
Para o sistema nervoso é um tratamento para a pressão, as pessoas que consomem linhaça regularmente, sentem grande disposição, melhora no humor e sensação de calma.
Ainda podemos citar problemas de sistema himunológico baixo, sistema cardiovascular, doneças inflamatórias, condições de cabelo e pele, diabetes controle dos níveis de açúcar no sangue, e também para vitalidade física, podendo observar aumento de energia, melhora no metabolismo e recuperação rápida da fadiga muscular.Es
Esta notícia deve ser publicada mais veses pois seria um alento para milhares de dependentes de insulina que sofrem com o desconforto da aplicação diária, para os gordinhos de plantão que estão em busca do peso ideal, enfim para muitas pessoas, é uma mudança de vida, e um consolo saber que podemos sim ficar livres do fórmulas de remédios que esão cada dia mais caros e provocando desconfortos durante o consumo.




A linhaça pode fazer por nós mais do que se pode imaginar
Paula Multedo


Os alimentos são os veículos dos nutrientes que fornecem ao organismo a matéria-prima para o seu equilíbrio e funcionamento. Existe uma classe de nutrientes que possui ações especiais sobre as células. Os óleos vegetais atendem muito bem a estas recomendações. A linhaça ( linum usiotatissimum), é utilizada quase na sua totalidade. O óleo de linhaça é usado como um nutracêutico, por ser rico em ácidos linolêicos, conhecidos como Ômega 3. As sementes da linhaça são utilizadas como complemento alimentar, sendo adicionadas às massas, pães, bolos e cereais. As sementes podem ser usadas, ainda, como laxativas.


Estudos demonstram que o óleo de linhaça reduz o colesterol total e o mau colesterol, conferindo uma proteção cardiovascular. Age ainda como antiinflamatório e como antialérgico. O óleo de linhaça possui substâncias parecidas com os estrogênios (hormônios femininos), somente que de ação mais atenuada, melhorando a absorção de cálcio, prevenindo, por exemplo, a osteoporose.

Como se vê, trata-se de importante aliado na suplementação alimentar, ajudando a promover o equilíbrio orgânico. Como se pode observar, o óleo de linhaça é um importante nutracêutico, que quando bem indicado, pode ser de grande valia para a sua saúde.

Agora, com a inovação da medicina, podemos encontrar essas sementes em forma de cápsulas, facilitando a ingestão, com o mesmo valor protéico, o que para muitos é uma inovação e tanto, já que muitas dessas sementes e plantas não têm um sabor muito agradável.



Pesquisas e imagem do google

LINHAÇA..


Benefícios da linhaça para emagrecer com saúde (veja a matéria aqui).

O assunto aumentou consideravelmente a procura pelo produto e trouxe uma série de questões que achamos relevantes sobre o consumo deste grão que traz tantos benefícios e ajuda a equilibrar o funcionamento do organismo.



Linhaça dourado ou marrom, qual a melhor opção de consumo?

Já falamos da linhaça em outros posts, mas vamos aproveitar para retomar o tema com um material desenvolvido especialmente sobre o assunto pela nutricionista da Rede Mundo Verde Flávia Morais. Confiram:

Quais os benefícios do consumo da linhaça?

A linhaça é considerada um alimento funcional por ser fonte de ômega 3, fibras e lignana. Estudos comprovam seus efeitos no controle e prevenção de risco de doenças cardiovasculares. Atua na diminuição dos sintomas de TPM e as fibras auxiliam no controle de peso e regularização do intestino.

Ela realmente ajuda na prevenção e combate de diversas patologias?

Sim. Estudos comprovam os efeitos benéficos do consumo regular de linhaça.

O ômega 3 é uma gordura insaturada, aliada a saúde do coração. Estudos mostram que o consumo de linhaça reduz o colesterol total e o LDL colesterol e a pressão arterial confirmando seu efeito cardioprotetor. Tem efeito antiinflamatório, podendo ser usado no tratamento de artrite e dermatite. Sua ação antioxidante o faz potente contra a formação de placas de ateroma, além de reforçar o sistema imunológico.

Coadjuvante no tratamento da depressão, melhora as funções mentais de idosos e de pessoas com problemas de conduta (esquizofrenia). Estudos demonstram que o ômega 3 presente na linhaça atua na prevenção de demência e mal de Alzheimer.

A lignana atua no combate a sintomas de TPM e também protege contra câncer de mama e próstata.

Estudos com mulheres mostram o papel da linhaça na manutenção da saúde óssea e também seu efeito na redução de risco de câncer hormônio dependente. Auxiliam no combate a sintomas da TPM e menopausa e a prevenir o surgimento de câncer de mama, principalmente se combinadas as isoflavonas da soja.

As fibras da linhaça auxiliam na perda de peso, pois absorvem água, formam um gel que retarda o esvaziamento do estomago aumentando a saciedade, esse gel aumenta o volume do bolo fecal, regulariza o funcionamento do intestino e previnem o câncer coloretal e ainda auxilia no controle das taxas de glicose sanguíneas, diminuindo o risco de diabetes.

Existe algum tipo de diferença entre a linhaça marrom e a dourada?

A linhaça marrom, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, e ao clima quente e úmido. Apresenta casca uma pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade dos seus nutrientes.

A linhaça dourada cresce em climas frios. Geralmente é importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que o da linhaça marrom.

Estudos já demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. Os dois tipos tem teores similares de omega 3.

Qual a ingestão diária recomendada? Qual a forma ideal para consumi-la?

Normalmente 3 colheres de sobremesa/dia. A linhaça pode ser acrescentada em frutas, iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, sopas e em preparações como bolos, tortas e massas de pães. Também pode substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita.

Os benefícios da linhaça são observados quando ela é consumida triturada, já que a mesma passa sem sofrer digestão no trato gastrointestinal porque sua casca é resistente à ação do suco gástrico. Um modo fácil de quebrar as sementes é passá-las em um liquidificador na tecla pulsar, para que não vire pó. Guardar em pote bem fechado no refrigerador, e ao abrigo da luz por até 3 dias. Também pode ser utilizada no último cozimento do feijão ou sopa.



A linhaça pode ser encontrada nas seguintes formas:

- Semente: grão intacto, fonte de ômegas 3 e 6, lignanas e fibras. Para que estes nutrientes possam ser absorvidos deve ser triturada ou moída. Lembrando que os ômegas se oxidam facilmente, então depois de triturada a linhaça deve ser guardada em pote bem fechado, opaco e sob refrigeração por até 3 dias.
A semente também pode ser germinada e adicionada a sucos verdes.

- Farinha: é obtida através dos grãos de linhaça torrados e moídos. Boa fonte de fibras, mas como a maioria é parcialmente desengordurada, tem menor teor de ômegas 3, 6 (gorduras) e de lignanas se comparada a semente inteira.

- Óleo: é extraído da prensa das sementes de linhaça, rico em ômega-3. Fonte ainda de omega 6 e omega 9. Prefira os 100% integrais e naturais, obtidos por uma única prensagem a frio, sem aditivos ou solventes. A exposição ao calor, à luz e ao oxigênio provoca oxidação dos óleos, por isso é importante escolher os não refinados embalados em garrafas à prova de luz (opacas).

- Cápsulas: uma forma de suplementar a dieta com ômega 3. O óleo de linhaça é encapsulado, tornando mais prática sua administração. Como qualquer alimento encapsulado, precisa de registro no Ministério da Saúde que garanta sua qualidade.

A linhaça ainda pode ser encontrada na composição de barras de cereais, biscoitos, bolos, granolas.



Estudos demonstram que não existe diferença significativa na quantidade de nutrientes entre os dois tipos de linhaça.

Caso tenha mais dúvidas sobre o consumo de linhaça e seus benefícios ligue para o Alô Nutricionista, telefone 0800-022 25 28 ou entre em contato pelo e-mail alonutricionista@mundoverde.com.br.

Você também pode deixar comentários com suas questões! Quem sabe uma de suas dúvidas não vira assunto de um post? Além disso, se você souber uma receita especial que leve linhaça, mande pra gente para que possa ser publicada aqui no Blog!





http: mundoverdeblog.wordpress.com/
Imagens do google

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)