Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 22, 2015

Os Hebreus e sua Religião




Os hebreus, assim como os egípcios, cultuavam vários deuses. Dentre eles se destacava Iavé ou Javé (Jeová), que com a volta do Egito acabou se tornando o único deus, estabelecendo assim o famoso monoteísmo hebreu.

Com o cisma que dividiu o povo em dois, a tribo de Judá manteve o culto a um só deus, enquanto na tribo de Israel foi introduzido o politeísmo, ainda que persistisse o culto a Iavé.

Os hebreus foram um dos primeiros povos a cultuar um único deus, isto é, eram monoteístas. No judaísmo, religião professada pelos hebreus, o único deus é Javé, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas.

O judaísmo é baseado nos Dez Mandamentos revelados a Moisés no monte Sinai. Além do monoteísmo, outro traço característico da religião dos hebreus é o salvacionismo, isto é, a crença na vinda de um Messias ou Salvador para libertar o povo hebreu.

O Judaísmo constitui uma das bases do cristianismo, e somando ao Islamismo formou a tríade das religiões universais.

Além de ser um dos primeiros povos a adotar o monoteísmo, eles mantinham uma forte crença nos profetas e na vinda do Messias (Messianismo). A maior expressão cultural e religiosa do povo hebreu é a Bíblia, um livro com vários autores que conta a história e as crenças dessa civilização.

A RELIGIÃO HEBRAICA

De acordo com os relatos bíblicos, o pacto realizado entre hebreus e seu deus no Sinai impôs alguns deveres aos homens, ligados ao culto de sua deidade.

Assim como muitos povos no Oriente Próximo, os hebreus acreditavam que os nomes revelassem a natureza intrínseca de indivíduos e deuses. Essa concepção de mundo explica a proibição da vocalização do nome de seu deus em alguns livros de leis. Por intermédio de Moisés, os hebreus renovaram um pacto com Deus iniciado no período dos patriarcas, e prometeram cumprir suas leis em troca de proteção. Os historiadores apontam para esse pacto como uma representação dos acordos políticos de vassalagem no Oriente Próximo Antigo.

As ordens de Javé (Jeová) são formuladas na forma de dez mandamentos. A Bíblia Hebraica traz duas versões dessas ordens, em Êxodo (Êxodo 20:1-17) e em Deuteronômio (Deut. 5:6-21). Um dos exemplos da transformação dessas leis ao longo do tempo é a obrigação do Sabbah, associado ao descanso divino no sétimo dia em Êxodo 20:8-11 , enquanto em Deuteronômio 5:12-15 o mandamento é vinculado ao episódio da fuga do Egito.

ORIGENS DA RELIGIÃO DE ISRAEL

Os estudiosos perceberam um vínculo estreito existente entre a religião dos primeiros hebreus e seus antepassados imediatos, os cananeus. Após a descoberta de documentos escritos em Ugarit, uma civilização antiga anterior a Israel, os estudiosos têm compreendido cada vez mais os documentos hebraicos.

Os hebreus “emprestaram” o nome de sua deidade nacional, El, dos antigos habitantes de Canaã. Mesmo alguns salmos e outros temas da literatura hebraica parecem ter sido assimilados pelos hebreus a partir da cultura Cananéia, uma vez que os atributos do El hebraico são exatamente os mesmos que o do deus de Ugarit. A literatura bíbliCa associa com freqüência Iavé (Jeová) a El (Gen. 14:18-20, 33:20, Exod. 6:3, etc.). Alguns deuses como Baal e Asherah, de origem Cananéia, eram louvados pelos hebreus antigos e, ao que tudo indica, esse culto era visto como igualmente legítimo. Estudiosos que têm demonstrado maior interesse pela religião popular de Israel apontam para a existência do culto a Asherah, entre outras questões.


http://historiadoshebreus.blogspot.com.br/2013/05/os-hebreus-e-sua-religiao.html

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)