Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, fevereiro 28, 2010

Pitanga


A pitangueira (Eugenia uniflora L.) é uma planta da família das Myrtaceae, originária do Brasil, encontra-se por toda parte do país, espalhando-se desde o Nordeste até o Rio Grande do Sul, ultrapassando fronteiras para chegar até algumas regiões do Uruguai e da Argentina. Á planta pode alcançar até 10 m de altura com tronco irregular, ramificado, de cor avermelhada. Possuem folhas ovais avermelhadas quando jovens e de coloração verde quando adulta, e brilhantes, com aroma característico quando maceradas. Florescem de agosto a novembro. A floração da pitangueira é abundante, branca e perfumada. O fruto é arredondado, achatado nas extremidades com sulcos longitudinais, de coloração vermelha, rubra, roxa, às vezes quase preta, na maturação. O período de frutificação varia de outubro a janeiro.



Trata-se de uma fruta muito apreciada e a sua polpa é agridoce e perfumada. Da sua polpa se obtém geléias, vinhos, doces e licores. O estado de Pernambuco é um dos principais produtores e tem uma produção estimada em 1700 toneladas de frutos. Conforme análise físico-química de 100 gramas de polpa de pitanga foram constatadas 38 calorias, 0,3g de proteína, 10mg de cálcio, 20mg de fósforo, 2,3mg de ferro 0,03mg de vitamina B2 e 14mg de vitamina C.
Clima e solo


Desenvolve-se bem em locais de clima quente e úmido com boa distribuição de chuvas durante o ano e umidade do ar em torno de 80%. A planta é bastante sensível ao frio e nem suporta geada. Deve-se dar preferência a solos férteis, profundos e bem drenados com topografia favorável ao seu cultivo. Não é exigente quanto ao solo de alta fertilidade. A propagação pode ser por sementes e enxertia.




Fonte da pesquisa
http://caldeiraodenovidadesplantasmedicinais.blogspot.com
Imagem do google

Pedras na terapia


No que depender da medicina alternativa, os dias de dores musculares, estresse físico e emocional, cansaço e TPM estão contados. A terapia com pedras quentes não é uma novidade no mercado, entretanto muitos ainda a desconhecem. É nada menos que um mix de massagem e pedras aquecidas que são capazes de relaxar a musculatura e equilibrar as energias do corpo.

A terapia em si consta em colocar as pedras em pontos fixos do corpo – que podem ser mãos, pés, olhos e abdômen – e espalhar um óleo relaxante. Segundo a terapeuta Simone Barbosa, o calor das pedras as faz liberar suas energias acumuladas. Durante a sessão, que pode durar aproximadamente uma hora, são utilizadas cerca de 60 pedras a uma temperatura de 50°.

Acredite se quiser, mas os efeitos das pedras quentes podem ser observados inicialmente pelo relaxamento da musculatura e um tempo depois, pelo equilíbrio energético do corpo.

As pedras utilizadas no processo são semi-preciosas e não preciosas, como ágata e basalto de amidalóide (pedras de rio), respectivamente e devem ficar expostas ao sol, vento, chuva e outro fenômenos naturais de quinze em quinze dias para que restaurem suas energias.

É indicado que se faça pelo menos três sessões da terapia, para que o corpo possa absorver a energia e manter seu equilíbrio, mas a duração do tratamento irá variar de acordo com a necessidade de cada paciente.


Joana Pereira
Fonte da Pesquisa e nome de autora
http://belezaexperimental.blogspot.com/

Alimentação Macrobiótica: Um novo estilo de vida


Muitas celebridades, entre elas Julia Roberts e Gwyneth Paltrow já aderiram a esse novo modo de se alimentar. A chamada dieta macrobiótica é baseada em uma alimentação rica em cereais integrais, legumes e frutas, tudo sendo equilibrado pelos elementos yin e yang.

Segundo seguidores deste tipo de estilo de vida, consumir alimentos yin e yang pode influenciar nas características pessoais de cada pessoa. Uma pessoa que come alimentos yang pode adquirir caráter agressivo, impaciente, dominador. Já as pessoas que possuem alimentação extremamente yin podem tornar-se pessoas depressivas, dependentes, com comportamento relaxado.

A publicitária Débora Stuck faz a dieta macrobiótica há dois meses e tem notado algumas diferenças. “Eu estou comendo melhor e me sinto mais disposta”. Mas atenção: A dieta macrobiótica não é para os que querem emagrecer. Ela apenas tem o intuito de equilibrar o yin e o yang, portanto não considera a distribuição dos nutrientes e calorias.

A nutricionista Ana Paula Lopes, das Casas Pedro, lojas especializadas em produtos naturais, acredita que qualquer dieta que tenha o intuito de reeducar o indivíduo é válida “contanto que não afete à saúde e reeduque a alimentação do indivíduo”, afirma. Essa dieta possui algumas restrições: É necessária a retirada de carne da alimentação, porém isso deve ser feito aos poucos para que o organismo se acostume a viver sem ela. Alimentos enlatados e congelados também dever ser excluídos do cardápio.

Conheça alguns alimentos yin: frutas, folhas verdes, nozes e sementes, sumos de frutos e vegetais, compota (sem açúcar refinado), malte de cevada.

Alimentos yang: cereais integrais, pão, farinha, aveia integral, raízes vegetais: batatas, ervilhas e nabos; peixe e crustáceos, repolho, queijo, feijões, ervilhas e lentilhas, sal e molho de soja.

Fonte da Pesquisa e nome de autora
Mariana Tavares
http://belezaexperimental.blogspot.com/

Iridologia




Estudar a íris, a porção central e colorida do olho, pode revelar informação sobre a saúde da pessoa afirma os praticantes e as funções estão registados na íris, cujo padrão pode revelar o estado geral de saúde da pessoa e muitas doenças subjacentes.



Aplicações

Hoje, a íris é estudada directamente com os olhos, através de fotografias aumentadas e às vezes com microscópios ou imagens computadorizadas. Os praticantes examinam a cor, padrão, pigmentação, fibras, halos e marcas na íris, e algumas vezes na esclerótica (a parte branca do olho) e na pupila. O iridologistas não têm mostrado consistência na descrição desses elementos ou nas doenças identificam em resultado deles.

A iridologia é um sistema de diagnóstico, não de tratamento, mas os iridologistas podem receitar ervas ou suplementos nutricionais para corrigir a doença que diagnosticam.



A iridologia pode ajudá-lo:

Hipertensão.
Fonte da Pesquisas
http://apmedicinalternativa.wordpress.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)