Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, agosto 01, 2010

UMBANDA





A Umbanda importou a terminologia Orixá dos cultos de origem africana, cultuando alguns e descartando outros.
Começa aqui uma grande confusão para leigos e também para os praticantes de Umbanda.
A princípio, admite as mesmas características arquetípicas dos deuses ancestrais africanos, mas modifica a conceituação da essência dos mesmos, o que não agrada muito os estudiosos dos Candomblés puros.
Os Orixás na Umbanda assumem a forma de emanações, irradiações ou divisões de uma única força divina criadora.
Partindo dessa premissa como fundamental, várias ramificações surgiram com o objetivo de criar uma Teologia consistente que servisse como guia para os umbandistas. Cada vez que uma dessas teologias aprofunda seus conceitos, gera crítica e dissidência entre teóricos da religião.

Entenda-se teóricos da religião, os autores que a anos dedicam-se ao estudo e sistematização pedagógica na religião, e não intelectuais que frequentam meia dúzia de terreiros durante um curto período e criam suas mesmices tendenciosas
em forma de teses com erudição acadêmica e ignorância Umbandista. Mas as referências a essas teses, com todo o respeito literário, constarão nesse blog com links para seus endereços.
Como também constarão críticas à nossa religião.

É fato que nossa religião carece de tradição própria, tendo sintetizado conceitos de muitas outras.
Sendo uma religião de culto à natureza mas ao mesmo tempo considerando-se cristã, ou seja não faz parte do Paganismo, mas católicos e protestantes não a reconhecem como cristã.
Serve-se muito da Doutrina Espírita como embasamento teórico mediúnico, mas não é aceita em Centros Kardecistas, quando muito é tolerada por alguns, mesmo tendo sido revelada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, aos irmãos Kardecistas.

Gostaria de dizer ao público leigo ou iniciantes simpatizantes que "tal coisa é verdade absoluta" e "tal coisa é falsidade", mas não posso. Não sei qual Umbanda é a melhor, sei que os templos religiosos são compostos por pessoas diferentes em suas formações objetivos e expectativas. Mas o que importa verdadeiramente para mim, é a intenção de amor com que os dirigentes, membros de hierarquias e irmãos de corrente mantêm em seus corações ao lidarem com todas as complexas questões que envolvem nossa religião.
Se a causa é boa, o efeito também será e aceito aquilo que faz sentido para mim. O que me parece bom senso, incorporo e administro em meus conceitos. O que me parece equivocado, respeito, mas rejeito e assim vou seguindo meu caminho como cada um dos Umbandistas vem seguindo o seu.

Dissidências existem em todas as religiões, e isso é bom, é produtivo, gera possibilidades de escolhas e posicionamentos.
Mas existem discussões desgastantes e picuinhas que não levam a lugar nenhum.

Vejamos alguns pontos de concordância absoluta:
Umbanda cultua Orixás, como forças da natureza.
Umbanda não faz imolações
Umbanda não faz o mal.
Umbanda Pratica a caridade.
Esses são os preceitos pilares da religião umbandista e de muitas outras.

O que não se admite são propagandas distorcidas, preconceituosas e ignorantes sobre a religião, seus seguidores e principalmente sobre as entidades espirituais que na Umbanda atuam.
Muitas pessoas que têm se interessado pela Umbanda, mas que exercem práticas místicas e esotéricas variadas, estão tentando adaptar a Umbanda à essas práticas, assim como Umbandistas que conhecendo correntes esotéricas e místicas têm tentado adaptar essas práticas nos rituais umbandistas.
Vocês estão percebendo a proporção da confusão?
Por isso quando lerem "verdades" sobre a Umbanda, procurem verificar a credibilidade e conhecimento da fonte.
A Umbanda através, da Linha do Oriente, já agrega a utilização de práticas como cromoterapia, cristaloterapia, radiestesia, reiki, massoterapia, acupuntura.
Se um determinado dirigente, identifica-se mais com esse tipo de trabalho, suas giras, serão mais caracterísitcas dessa linha.
Se um dirigente identifica-se mais com o Kardecismo, suas giras terão mais características da Doutrina Espírita.

Mas até aí tudo bem, o perigo que ronda nossa religião é que pelo fato de oferecer pluralidades, favorece a ação de pessoas de má fé, que se intitulam Pais e Mães de Santo, abrem uma tenda e fazem todo tipo de maluquice dizendo-se Umbandistas. Pronto, o resultado são as manchetes de jornais com esses caras de pau nas páginas policiais, enlameando nossa religião e aos seus seguidores de boa fé. Por isso tenham bom senso, quando procurarem um Terreiro de Umbanda. Aliás tenham bom senso sempre que recorrerem a qualquer ajuda espiritual, médica ou psicológica. É assustador o número de casos tenebrosos que ouvimos nessas áreas.

As opções doutrinárias e estatutos internos, ficam a critério do dirigente e devem ser acatados "ou não"pelos seus filiados, que devem ter a liberdade de ir e vir, quando bem entender e conhecer novas casas e novos dirigentes, até encontrar uma com a qual se identifiquem mais.

Tudo, absolutamente tudo, na Umbanda, do mais simples ritual como uma defumação de abertura de gira, até o cruzamento de um pai de santo, pode divergir de uma casa para outra, ainda que sigam algumas diretizes em comum.
A iniciar pela verificação do Orixá ou em algumas casas, Orixás aos quais o filho pertence, sim porque não é a pessoa que tem o Orixá e sim o contrário. Ela nasceu numa determinada matriz e sua vibração pertence a essa matriz.
Alguns sacerdotes dirigentes, revelam ou verificam o Orixá pelo Obi, outros pelos búzios, outros pela data de nascimento, etc.

Outra fonte rica em pretensas verdades absolutas não confirmadas, é a origem da Umbanda ou origem do vocábulo Umbanda.

Mas é isso, Umbanda é magia, é movimento, é força, é alegria - Com isso todos nós concordamos.

Os textos aqui postados refletem essas diferenças sobre nossa religião.

Muito Axé!
Claudia Baibich
http://caboclosnaumbanda.blogspot.com/

HISTÓRIA DE UM PRETO VELHO






Noite na senzala. Os escravos amontoam-se pelo chão arranjando-se como podem. Engrácia entra correndo e vai direto até onde Amundê está e o sacode: - A sinhazinha está chamando, é urgente! - O Escravo é conhecido pelas mezinhas e rezas que aplica a todos seus irmãos e o motivo do chamado é justamente esse. O filho de Sinhá Tereza está muito doente. É apenas uma criança de cinco anos e arde em febre há dois dias sem que os médicos chamados na corte consigam faze-la baixar. Sem ter mais a quem recorrer, no desespero próprio das mães, resolveu seguir o conselho de sua escrava de dentro e chamar o africano. Aproveitando a ida de seu marido à cidade, ele jamais concordaria, manda que venha. Sabendo do que se tratava o homem foi preparado. Levou algumas ervas e um grande vidro com uma garrafada feita por ele e cujos ingredientes não revelava nem sob tortura. Em poucos minutos adentram o quarto do menino e Amundê percebe que precisa agir com presteza. Manda que Engrácia busque água quente para jogar sobe as ervas que trouxe enquanto serve uma boa colherada do remédio ao garoto. Dentro de uma bacia coloca a água pedida e vai colocando as folhagens uma a uma enquanto reza em seu dialeto. Ordena que desnudem a criança e carinhosamente a coloca dentro da bacia passando-lhe as ervas no pequeno corpo. Nesse instante a porta se abre e surge o Sinhô Aurélio acompanhado do padre da cidade. Tereza grita e corre até o marido desculpando-se. O padre dirige-se a ela com ferocidade: - Como entrega seu filho a um feiticeiro? - dirigindo-se ao marido - Diga adeus ao menino, após passar por essa sessão de bruxaria ele morrerá sem dúvida! Tereza corre até o filho e o cobre com um cobertor enquanto o marido ordena que o escravo seja levado imediatamente ao tronco onde o capataz aplicará o castigo merecido. - Engrácia, acorde todos os negros para que vejam o fim que darei ao assassino de meu filho! Todos reunidos no grande terreiro ouvem a ordem dada ao capataz: - Chibata até a morte! E vocês - aponta todos os escravos - saibam que darei o mesmo fim a todos que ousarem chegar perto de minha família novamente. As chibatadas são dadas sem piedade, Amundê deixa escapar urros de dor entremeados com rezas o que somente aguça a maldade do capataz. Lágrimas copiosas correm pelas faces de muitos escravos. Após duas horas de intensa agonia o negro entrega sua alma e seu corpo retesa-se no arroubo final, finalmente descansará. O silêncio do momento é cortado por um grito vindo da principal janela da casa grande: - Aurélio, pelo amor de Deus - é Tereza com o filho nos braços - o menino está curado, a febre cedeu e ele está brincando! Assim morreu Amundê conhecido em nossos terreiros como o velho Pai Francisco de Luanda. Sua benção, meu pai! Permita que jamais voltemos a ver algo tão perverso em nossa história.


POR LUIZ CARLOS PEREIRA
http://caboclosnaumbanda.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)