Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, abril 26, 2010

Estruturas dos Chacras



Calcula-se que existam cerca de 88.000 chacras em cada pessoa , mas apenas 30 são considerados suficientemente importantes para receber um nome.


Chacra Coronário:

Este chacra, situado no alto da cabeça, é constituído diferentemente dos outros. Os livros hindus chamam-no Lótus de Mil Pétalas, embora o número exato de força primária seja 960. Além disso, possui uma espécie de vórtice secundário ou atividade menor, com 12 ondulações próprias. Quando plenamente desperto, é talvez o mais brilhante de todos os chacras, apresentando todas as gamas possíveis de colorações indescritíveis e vibrando com rapidez quase inconcebível. A porção central, de um branco deslumbrante, apresenta um tom dourado em seu centro.

Este chacra recebe, em sua parte externa, o raio violeta que passa pelo centro laríngeo; em sua parte central, recebe o raio amarelo proveniente do centro cardíaco.

FRONTOCHACRA:

Chacra frontal

O sexto centro, situado entre os supercílios, tem 96 raios. Entretanto, as obras hindus descrevem-no apenas com 2 pétalas, sem dúvida por que dá a impressão de estar repartido em duas partes. Destas, uma é de coloração predominantemente de rosa, embora com muito de amarelo; na outra, predomina uma espécie de azul violáceo.

O desenvolvimento do centro astral correspondente confere a faculdade de perceber nitidamente a natureza e a forma dos objetos astrais, em vez de sentir vagamente a sua presença.

O despertar do centro etérico permite ao homem começar a ver objetos e ter, acordado, várias espécies de visões de certos lugares ou pessoas. Quando a clarividência está no início, percebem-se imperfeitamente paisagens e nuvens coloridas. A faculdade notável de aumentar ou diminuir o objeto examinado, depende deste centro. O nome sânscrito deste centro é Ajna.

O Laringo Chacra:

O chacra de 16 raios é, por conseguinte, de 16 pétalas ou divisões, é o quinto. Sua cor tem muito de azul, porém o efeito geral é prateado brilhante, um pouco da claridade lunar caindo sobre a água ondulante.

Recebe do chacra esplênico o raio violeta azulado. Este parece dividir-se depois: o azul claro atravessa e vivifica o centro da garganta, enquanto o azul carregado e o violeta prosseguem até o cérebro.

O azul claro dá saúde às regiões da garganta. À força e à elasticidade das cordas vocais num grande cantor, ou orador, por exemplo, acompanham o brilho e a atividade particular deste raio.

O azul carregado é consumido nas regiões inferiores e centrais do cérebro, enquanto que o violeta inunda as regiões superiores e parece comunicar vigor especial ao chacra do alto da cabeça, distribuindo-se principalmente nas 960 pétalas que cercam exteriormente este centro.

O pensamento e a emoção de tipo espiritual elevado parecem depender sobretudo do raio violeta.

O despertar do centro astral correspondente dá a faculdade de ouvir o som do plano astral, isto é, a faculdade que no mundo astral produz efeitos semelhante ao que denominamos audição do mundo físico.

Quando o centro etérico está desperto, o homem em sua consciência física ouve vozes que, às vezes, lhe fazem todas as espécies de sugestões. Pode ouvir música ou outros sons menos agradáveis. Quando funciona plenamente, o homem se torna clariaudiente nos planos etérico e astral. O nome sânscrito deste centro é Visuddha.

CárdioChacra:

Este chacra possui 12 raios; é amarelo dourado, brilhante. Recebe o raio amarelo do centro esplênico; quando a corrente é abundante e forte, imprime energia e regularidade.

Fluindo ao redor do centro cardíaco, o raio amarelo impregna igualmente o sangue e por ele é conduzido a todas as regiões do corpo. Dirige-se também ao cérebro, impregnando-o, embora seu alvo principal seja a flor de 12 pétalas, situada no centro do sétimo e mais elevado chacra.

No cérebro proporciona a faculdade de conceber elevados pensamentos filosóficos e metafísicos.

O centro astral correspondente, quando desperto, confere ao homem a faculdade de admitir, de acolher com simpatia e compreensão instintiva, os sentimentos de outras entidades astrais.

Assim, o centro etérico permite ao homem, em sua consciência física, sentir as alegrias e tristezas de seus semelhantes, e, às vezes mesmo, reproduzir em si mesmo, por simpatia, os sofrimentos e dores físicas de outrem.O nome sânscrito desse centro é Anâhata.

EsplênicoChacra:

O chacra esplênico tem seis raios e, por conseguinte, outras tantas pétalas ou ondulações. Ele é único no sentido de ter a importante função de absorver os glóbulos de vitalidade da atmosfera, desintegrá-los em seus átomos componentes, e distribuí-los, carregados de prâna transmutado e especializado, pelas diferentes partes do corpo físico. Quando penetram no chacra esplênico, os glóbulos de vitalidade são fracionados nos seus sete átomos componentes, e cada átomo fica carregado de uma das sete variedades de prâna. As sete espécies de prâna têm as seguintes cores: violeta, azul, verde, amarela, alaranjada, vermelha carregada e rosa. Assinale-se que estas sete cores não correspondem exatamente às cores do espectro solar; elas são combinações de cores existentes em níveis mais elevados, nos corpos astral, mental ou causal. O anil do espectro solar está repartido entre os raios violeta e azul do prâna, enquanto que o vermelho do espectro solar se acha separado em dois: o prâna rosa e o vermelho carregado. Cada um dos seis raios do chacra se apodera de uma variedade de átomos e envia-a ao chacra ou parte do corpo que tem necessidade dela. Isto se dá com apenas seis espécies de átomos; quanto à sétima, o átomo róseo, ele se concentra no centro do próprio chacra esplênico, de onde é distribuído para todo o sistema nervoso. Os átomos carregados de prâna róseo são certamente a vida do sistema nervoso, e se esse sistema não recebe este prâna rosa em abundância, a pessoa fica extremamente sensível e irritável.

UmbilocoChacra:

O chacra umbilical, situado à altura do umbigo, recebe uma força primária que se irradia em dez direções, apresentando, assim, dez ondulações ou pétalas. Sua cor dominante é uma curiosa mistura de várias tonalidades de vermelho, contendo também muito de verde

Do centro esplênico, este chacra recebe um raio verde que invade o abdômen e vivifica o fígado, os rins, os intestinos e, de modo geral, o aparelho digestivo; concentra-se particularmente no plexo solar.

Este chacra tem imediata relação com os sentimentos e emoções de diversas naturezas.

O centro astral correspondente, uma vez desperto, dá a faculdade de possuir certa sensibilidade a todas as espécies de influências, porém nada que se pareça com a compreensão precisa advindas das faculdades inerentes à visão e à audição.

Assim, quando este chacra se torna ativo, o homem começa a ter consciência das influências astrais; sente vagamente a benevolência ou a hostilidade de outras pessoas; ou, ainda, o caráter agradável de certos lugares e desagradável de outros, sem saber exatamente porquê.

Chacra Básico e SexoChacra:

Por um estar ligado diretamente ao outro basta falarmos de um, e falaremos do Sexo Chacra pois este é o mais Dominante.

1. Sexochacra. O primeiro chacra - raiz, rádico, radical, centro fundamental, sexochacra, genésico, muladhara ou âncora da consciência - está sediado para fora, na área do períneo, entre o sacro e os órgãos genitais, voltado para baixo, associado aos 4 ossos do cóccix. possui uma força primária que irradia quatro raios, dando ao centro a aparência de estar dividido em quatro quadrantes, com depressões entre eles, como uma cruz, símbolo freqüentemente empregado para representar este centro.

De formato estelar ou triangular, de cor avermelhada, comparado com uma flor de 4 pétalas, constitui a sede da kundalini, fogo serpentino, poder ígneo ou a energia consciencial bruta. O sexochacra inicia a sua atuação recebendo as energias através das plantas pelos pés (pré-kundalini) e pelas pernas.

Instintos. O sexochacra tem relação estreita com o corpo humano, os sistemas celulares, os chamados instintos, a animalidade, a sexualidade, a kundalini, os órgãos e glândulas genésicas e a imaturidade. Ativação. Por intermédio do chacra básico todos os demais são ativados, porque ele atua como chave alimentadora dos outros chacras.

Além da cor vermelha-alaranjada carregada, este centro recebe ainda uma corrente de vitalidade escarlate carregada, como se o espectro se dobrasse em círculo e as cores recomeçassem uma oitava abaixo.

Deste centro, o raio vermelho-alaranjado vai aos órgãos genitais e proporciona energia à natureza sexual. Parece também penetrar no sangue e manter o calor corporal.

Quando a pessoa se recusa, com persistência, a ceder aos impulsos de natureza inferior, é possível obter um efeito notável e muito importante. Por esforços prolongados e enérgicos, o raio vermelho-alaranjado, desviado de seu itinerário, pode ser dirigido de baixo para cima, para o cérebro, onde os seus elementos sofrem profunda modificação.

O alaranjado passa a amarelo puro e intensifica as faculdades intelectuais; o vermelho torna-se carmesim e reforça a afeição desinteressada; o escarlate transmuta-se em belo violeta pálido e ativa o lado espiritual de nossa natureza.

Kundalini, o fogo serpentino, reside nesse centro situado na base da espinha dorsal. Limitemo-nos a notar que o homem que efetuou a transmutação mencionada acima, ver-se-á livre dos desejos sensuais e, quando, para ele, o despertar do fogo serpentino se tornar necessário, estará livre dos perigos que acompanham esse despertar.

Cada chacra também é representado por um animal, o termo muito usado KUNDALINE, que é quando a gente faz a energia subir do chacra sexual até o coronário, é também conhecido como fogo serpentino, exatamente porque se começa pelo chacra sexual, que é representado por uma serpente, como mostra a figura acima a esquerda. A direita temos uma ilustração de um alinhamento dos chacras, fundamental para a projeção Consciente, que pode ser conquistado com práticas energéticas específicas de cada chacra.

Fonte da pesquisa e Imagem
http://www.terapeutaneysilva.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)