Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sexta-feira, outubro 01, 2010

O Poder do Chá



Novas e surpreendentes pesquisas sobre a bebida confirmam seus benefícios para a saúde
I

Um trabalho recente, publicado na conceituada revista European Journal of Clinical Nutrition, aponta que o chá oferece mais vantagens para a nossa saúde do que a água. O estudo, que contemplou principalmente o chá preto, diz que a água simplesmente repõe fl uidos e hidrata o organismo. A bebida, por sua vez, cumpre esse papel e ainda contém fl avonóides, substâncias antioxidantes que defendem contra a ação dos radicais livres e combatem o envelhecimento precoce. Outras vantagens enumeradas são a proteção contra doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, o fortalecimento dos ossos e a diminuição da incidência de placa bacteriana e, conseqüentemen- Novas e surpreendentes pesquisas sobre a bebida confirmam seus benefícios para a saúde te, de cáries. O estudo valida um trabalho anterior, divulgado no ano de 2004, que comparou os chás preto e verde aos medicamentos usados para tratar o Mal de Alzheimer. De acordo com a pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, os chás são uma excelente arma para ativar a memória, já que impedem a ação de enzimas degenerativas no cérebro.

Desde a Pré-História as plantas são usadas como remédios. Na Idade Média, as mulheres começaram a fazer preparados com folhas, frutos e fl ores para tratar diversas doenças, hábito hoje reforçado por pesquisas científicas que já comprovaram os poderes medicinais de várias ervas. O conceito de chá, no entanto, surgiu na China, por volta de 2.800 a.C. Diz a lenda que o imperador Shen Nung ferveu água quente para beber, com o intuito de curar alguma enfermidade, e, por estar sob uma árvore, não percebeu as folhas que caíam dentro do recipiente. Encantado com o aroma e a cor do líquido, resolveu bebêlo e, surpreendentemente, sarou.

Rituais de saúde

Um bom chá, além do sabor agradável e da sensação imediata que proporciona ao ser ingerido, pode tratar diversos males. No Oriente, até hoje o chá é peça fundamental em rituais religiosos, enquanto na Europa, em especial na Inglaterra, constitui uma tradição cultural desde o século 19. No Brasil, esse tipo de bebida sempre fez parte da história - basta lembrar dos costumes indígenas - e esteve associada à saúde.

Os chás são excelentes para distúrbios digestivos, de um modo geral, pois o princípio ativo das ervas entra rapidamente em contato com o trato intestinal. Para as mulheres, que costumam sofrer bastante com os incômodos das cistites (infecções urinárias), estimulam a bexiga. A fitoterapia (terapia das ervas) serve para complementar os tratamentos convencionais (alopáticos ou homeopáticos) nas doenças crônicas, e não como cura, de fato.

Vale a pena salientar que, ainda que a maioria das ervas ofereça segurança, é sempre bom ouvir a opinião de um especialista. "Pessoas que usam medicamentos freqüentemente não podem ingerir qualquer chá. Há o risco de a planta interferir na ação do remédio", destaca a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. Um dos grupos eficientes no combate ao estresse são as chamadas plantas adaptógenas, ou adaptogênicas. Como o nome diz, essas espécies nos ajudam na adaptação ao meio em que vivemos, aumentando a resistência do organismo nas situações de ansiedade. Um bom exemplo é o ginseng, que auxilia quem quer prevenir o nervosismo e a fadiga e serve ainda de antídoto quando esses problemas já se instalaram no organismo.


Reações diferentes

A terapeuta Leila de Souza Pinto, coordenadora do Lesedi SPA Holístico, de São Paulo, informa que existem duas maneiras ideais para preparar o chá. A primeira é a infusão: a água deve ser fervida e despejada sobre a planta durante 15 minutos. Depois, basta coar e servir. O segundo é a decocção, em que a água é fervida junto com a planta. "O chá deve ser colocado em um recipiente limpo, fechado, e não de alumínio, para conservar suas propriedades", diz.

Vanderlí Marchiori aconselha comprar a planta seca em farmácias de manipulação, em vez das opções industrializadas, e tomar o chá morno ou frio - nunca quente ou gelado em excesso. "A quantidade máxima diária deve ser de um litro", alerta a nutricionista. Uma xícara de chá sem açúcar tem, em média, apenas duas calorias. Os especialistas recomendam ingerir a bebida sem adoçá-la, a fim de preservar o seu sabor original. Um último aviso: preste atenção às suas reações físicas e emocionais ao usar os chás como medida preventiva da saúde. Nem sempre o efeito é o mesmo para todo mundo. Há pessoas que ficam agitadas com determinada planta, enquanto outras sentem sono ou sensação de calma.






Fonte do texto da Pesquisa e Imagem

http://ebomviverbem.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)