Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, julho 11, 2010

Alecrim



Alecrim

"Alecrim, alecrim dourado que nasceu no campo sem ser semeado...."

Nomes Populares: Alecrim, rosmarino, erva da recordação.
Nome Científico: Rosmarinus Officinalis / família Labiadas.

Lendas e Mitos: Conta-se que numa viagem Nossa Senhora sentou-se à sombra de um alecrim para dar de mamar ao menino Jesus: por isso acredita-se que a planta nunca atinja altura superior à de Jesus adulto.Outro conto diz que a Bela Adormecida foi acordada pelo príncipe com um ramo de alecrim.Os gregos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade.A crendice popular usa o alecrim para afastar olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.

Propriedades medicinais: Bom para os rins e vesícula e equilíbrio da pressão arterial, auxiliando a boa circulação; auxilia nos estados de depressão, dores reumáticas, digestão, facilita menstruação, combate gota, icterícia é anti-séptico, sedativo, fortalece a memória. Bochechos de infusão são recomendados para aliviar aftas, estomatites e gengivites.
* Para asma: fumo de alecrim ( reduzir a pedaços pequenos as folhas secas. Fazer cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma).
* Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente.
* Anti-séptico bucal: infusão comum.
* Para sarna: infusão bem forte aplicada externamente.
* Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco.

Uso caseiro:
Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora. Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana. Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória.
Uso culinário: Aves e carnes brancas, carneiros, peixes, batatas, omeletes e molhos. Carnes de caça, frutos do mar, pães. o famoso "néctar dos deuses"parece que é o mel de alecrim
Uso mágico: Afasta olho gordo, erva da juventude eterna, do amor, amizade e alegria de viver. Erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos. Tocar com alecrim na pessoa amada faz ter seu amor para sempre.Poção de amizade leva alecrim.
Aromaterapia: O óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo,artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço.

Fonte: naturalnet.com.br
Fonte do Texto da pesquisa
Imagem do google
http://ervasquecuramoumitospopulares.blogspot.com/

Amora



Nome científico:
Morus alba L.

Indicações:
Dor de dente, pressão sanguínea, tosse, inapetência, prisão de ventre, inflamação da boca, febre, diabetes, dermatoses, eczema, erupções cutâneas
Parte usada:
Folhas, frutos, raízes, cascas (Frutos:tônico, laxante; Folhas: antibacteriana, expectorante,sudorífero; Cascas: anti-reumática,reduz a pressão sanguínea, analgésica; Cascas da raiz: sedativa, diurética, expectorante)





Música: Amora (Renato Teixeira)



Depois da curva da estrada
Tem um pé de araçá
Sinto vir água nos olhos
Toda a vez que eu passo lá
Sinto o coração fechado
Cansado de solidão
Penso que deve ser doce
A fruta do coração

Vou contar para seu pai
Que você namora
Vou contar prá sua mãe
Que você me ignora
Vou pintar a minha boca
Do vermelho da amora
Que nasce lá no quintal
Da casa onde você mora



http://ervasquecuramoumitospopulares.blogspot.com/

Mamacadela


Brosimum gaudichaudii Trécul., Mamacadela, Moraceae.

Árvore ou arbusto de pequeno porte, espécie decídua, copa irregular com ramos tortuosos e lactescentes; folhas simples, alternas, oblongas ou elípticas, coriaceas com pecíolo - curto, face inferior aveludada, nervuras principais impressas na face superior e saliente na face inferior; frutificação de Julho a Dezembro, com frutos comestíveis adocicados, com textura da pele da cidra, cor de laranja, alcançando 3 a 4 cm de diâmetro; utilizados como ‘chiclete’ ou goma de mascar pelas populações locais, e na forma de sorvete e doces. A planta é também utilizada no tratamento de bronquites, gripes, má-circulação do sangue e a raiz utilizada no tratamento do vitiligo. O nome popular refere-se aos frutos pendurados nos galhos que faz lembrar as tetas caninas.
Ref. Bibliog: Silva Junior, Manoel Cláudio. 100 Árvores do Cerrado: Guia de Campo. Brasília, Ed. Rede de Sementes do Cerrado, 2005. 278p ilust.
foto no Jardim Botânico de Brasília.



Consideraçãos Cachimbisticas




Detalhe da casca e entrecasca da mama-cadela, partes mais utilizadas na medicina popular e por nós cachimbeiros, sendo a casca e a raiz que fica por baixo da terra, o ideal para a queima em nossos cachimbos.

Quanto ao blend com mama cadela, leva-se em conta o segredo de cada um, a experiência, o gosto, a quantidade, o tipo de tabaco a ser usado com as raízes, o corte, etc. tenho usado sempre os tabacos neutros cortado em tiras extremamente finas e longas, excelentes para as misturas. Encontra-se a mama-cadela (Brosimum gaudichaudii), também conhecida por mamica-de-cadela, algodão-do-campo, amoreira-do-campo, mururerana, apé, conduru, inhoré (no Ceará) em qualquer casa de ervas, chás ou raíz do campo.

Srs, a confraria em BH não fecha definitivamente nada na arte dos cachimbos, tabacos e misturas, não concorre com nenhuma fábrica ou marca, não vende, pelo contrário, compra e prestigia os confrades que já o fazem, não receita nenhuma fórmula como perfeita e única, não aromatiza nenhum tabaco já existente, pois, a própria mama cadela, como tal, remonta à décadas , não cria nenhum aroma e diz que é novo, não tem em absoluto essa vaidade, apenas sugere mais uma opção de mistura, pois tudo é pessoal, íntimo e o que vale mesmo é degustar o seu cachimbo, seja ele qual for e sonhar. Contra todos os pré-conceitos existentes, temos sempre o lema da nossa bandeira , “LIBERTAS QUAE SERA TAMEM”., mesmo na arte de CACHIMBAR!

Fpnte do Texto e Imagem
http://cacbh.blogspot.com/
Por: Geraldo Santos

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)