Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 20, 2011

Influência do Riso na Saúde !






Todos nós aprendemos na infância que é melhor esperar que os nossos pais estejam de bom humor para fazer certos pedidos. Também é do conhecimento de todos que há coisas que nos põem particularmente de bom humor, como uma boa refeição ou um dia de sol. É fácil intuir por experiência própria que o humor tem um papel relevante na mudança de atitude. Mas e na saúde?


Rir é um método óptimo de descontracção muscular.
A alegria, que provoca produção de endorfina, aumenta a capacidade de resistir á dor. A endorfina libertada durante o riso, melhora a circulação e a eficácia das defesas do organismo. Um indivíduo bem-humorado sofre menos porque produz mais endorfina. A endorfina aumenta a tendência de ter bom humor. E funciona num ciclo vicioso. Quanto melhor é o humor do indivíduo, maior é o seu bem-estar e, consequentemente, mais bem-humorado o indivíduo fica. A endorfina também controla a pressão sanguínea e melhora o sono. O indivíduo mal-humorado fica angustiado, o que provoca a liberação no corpo de hormónios como a adrenalina. Isso causa palpitações, arritmia cardíaca, mãos frias, dor de cabeça, dificuldades na digestão e irritabilidade.
No caso das crianças hospitalizadas, o riso torna-se um factor potencial de mudança das atitudes e, principalmente, das atitudes dos seus familiares e dos profissionais de saúde.
Crianças deprimidas e apáticas passam a participar das brincadeiras e jogos. colaboram nos exames e tratamentos, a sua ansiedade diminui, a recuperação pós-operatória é mais rápida, ficam com uma imagem menos negativa da hospitalização, comunicam mais com os médicos o que resulta num melhor ambiente entre paciente, familiares e equipa médica.


http://medicinasalternativas2009.blogspot.com/

Yoga do Riso:



Sessão de Yoga do Riso na escola!


Na passada sexta-feira, a profissional Clara Fernandes foi à nossa escola para dar uma sessão de Yoga do Riso à nossa turma.

A sessão começou com uma explicação sobre o riso e os seus benefícios para o nosso organismo.
Depois de fazermos os aquecimentos passámos para os exercícios.

Aprendemos o riso mantra (Verbaliza-se “Oh Oh Ah Ah Ah” acompanhado com palmas acima e abaixo da linha da cintura), o Riso do cumprimento (rir enquanto se cumprimenta as pessoas), o Riso do cocktail (dar uma gargalhada enquanto se faz um cocktail), entre muitos outros.

Toda a turma gostou muito da sessão e Foi uma maneira muito divertida de começar o dia a rir!


Naturopatia e Homeopatia

No dia 26 de Abril fomos à Clínica Da Vinci, em Oeiras, fazer uma entrevista a uma profissional de Naturopatia e Homeopatia.
A Dra. Cátia explicou-nos todos os conhecimentos de Medicinas Alternativas surgiram na Índia, espalhando-se por todo o Mundo, no entanto a Naturapatia teve o seu início na Europa.
A Naturapatia é um género de clínica geral, onde estão inseridas outras técnicas, como Fitoterapia, Homeopatia, Acupunctura, Shiatso e Osteopatia, e em que os profissionais, normalmente, se especializam em algumas destas técnicas.
O principal objectivo da Naturapatia é indentificar o que está na causa do sintoma, relacionando os vários sistemas fisiológicos, as emoções das pessoas e o seu estilo de vida, ao contrário da Medicina Tradicional que se centra nos aparelhos separadamente.
Publicada por Medicinas Alternativas em 02:58 0 comentários
Quarta-feira, 28 de Abril de 2010
O que é uma sessão de Yoga do Riso? Em que consiste?

Uma Sessão de Yoga do Riso é uma actividade lúdica que consiste em intercalar exercícios de riso com exercícios de respiração. Cada exercício tem um tema e “brinca-se” sobre o mesmo. As sessões podem ser genéricas ou também podem ser Temáticas, depende do objectivo.


Extrutura da sessão:
Introdução – Apresentação e breve explicação da dinâmica
Relaxamento – Exercícios físicos e de respiração
Riso Mantra – HoHoHaHaHa
Exercícios de Risos Individuais
Exercícios de Risos de Interactividade
Meditação do Riso
Relaxamento e Meditação guiada
Afirmação de várias frases e mensagens
Encerramento da sessão, partilha e despedida

Existem vários tipos de risos que são utilizados nas sessões de Yoga do riso:
Mantra – Verbaliza-se “Oh Oh Ah Ah Ah” acompanhado com palmas acima e abaixo da linha da cintura.
Riso de Nós Próprios – Aponta-se o dedo para nós e ri-se.
Riso da Factura – Finge-se que se tem uma factura na mão, aponta-se para ela e rimos.
Riso do Telemóvel – Finge-se que estamos a ouvir uma piada e rimos.
Riso do Fio Mental – Rimos ao mesmo tempo em que fingimos que estamos a passar o fio dental pelo cérebro e se “limpam” os pensamentos que não interessam.
Riso do Coração – Vai-se desenhando no ar corações, desde o mais pequeno ao maior e as gargalhadas acompanham o tamanho.
Riso da Flecha – Finge-se que vamos lançar uma seta e diz-se “Eh Eh Eh” ao mesmo tempo que se puxa a corda e ao soltá-la solta-se uma forte gargalhada.
Riso do Argumento – Aponta-se o dedo e rimos.
Riso do Perdão – Rimos ao mesmo tempo que se faz o gesto “Namasté” do Yoga.





Yoga do Riso



“Yoga do Riso” é um método, não é uma terapia mas, é muito terapêutico devido aos seus múltiplos benefícios.
É uma actividade realizada em grupo, de fácil aprendizagem, onde o contacto visual e a interacção são fundamentais.
Este método foi criado por Dr. Madan Kataria, médico indiano, que após muitas pesquisas, concluiu que o riso/gargalhada ajuda no processo de recuperação de todas as enfermidades e desequilíbrios.
Neste momento existem mais de 5.000 Clubes de Riso em todo Mundo (em mais de 40 países).
Os vários trabalhos e pesquisas científicas, em todo Mundo, evidenciaram os benefícios do riso no corpo e na mente, mas nem todas as pessoas têm o mesmo sentido de humor.
O cérebro não distingue riso falso de riso verdadeiro, só RISO, sinal de alegria e felicidade. Fisiologicamente usufrui da segregação de endorfinas, as quais dão a sensação de relaxamento e bem estar.
Alguns dos benefícios físicos do Yoga do riso são o melhoramento do sistema respiratório, cardiovascular, imunitário, aumenta a resistência física e o relaxamento.
Em termos de benefícios psicológicos, o Yoga do riso faz aumentar a auto-estima,a imaginação, a criatividade, a motivação, a memória, a resistência ao stress e a energia em geral.
O Yoga do Riso também tem benefícios sociais; melhora a comunicação, as relações inter-pessoais e o desempenho a nível profissional e pessoal.


http://medicinasalternativas2009.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)