Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sábado, novembro 07, 2009

Erva cidreira ou Melissa


Conhecida popularmente como melissa, erva-cidreira verdadeira, melissa romana ou chá da França, a Melissa officinalis é comumente confundida com outra erva, também medicinal. Diz a lenda que a melissa recebeu este nome em homenagem à ninfa grega Melona (em grego "Mellona"), protetora das abelhas. E a relação da planta com as abelhas é realmente muito interessante: na primavera, quando nascem várias rainhas numa mesma colméia, o enxame se divide em vários menores e cada um sai em busca de uma nova colméia. Como a melissa tem o poder de atrair as abelhas, povos antigos colocavam suas folhas frescas trituradas em colméias vazias para atrair os enxames que estavam migrando.

MELISSA ou ERVA CIDREIRA cientificamente chamada de Melissa Officinales utilizada para insônia, nervosismo, palpitações cardíacas, enxaquecas, má circulação sanguínea, constipação (prisão de ventre). É também utilizada para lavar feridas, combater mau hálito e banhos revigorantes.

É uma planta de sabor doce, aromático e refrescante. A planta nutre energeticamente os órgãos melhorando suas funções, dispersando o calor concentrado causando bem estar.

Características emocionais: mulheres com auto-estima baixa podem usar os benefícios da planta para a dispersão central de energia.

Pesquisas de texto e
Imagens do google

Capim-santo-limão



Cymbopogon citratus Stapf., Cymbopogon flexuosus Stapf.

Planta aromática perene, de clima tropical da família Gramineae, conhecida popularmente como erva-cidreira, contém em suas folhas cerca de 0,3% de óleo essencial, cujo componente principal é o citral, com 70 a 80%. Na medicina popular, utiliza-se o chá das folhas como calmante. O citral é empregado em perfumaria e indústria de alimentos, e como matéria-prima para síntese de iononas, uma das quais, a beta-ionona, é ponto de partida para a síntese da vitamina A sintética.

Cultivares: as próprias espécies botânicas.

Época de plantio: setembro a dezembro (época chuvosa).

Espaçamento: 1,0 a 1,2 m x 0,5 a 0,6 m.

Mudas necessárias: 13.000 a 20.000/ha.

Controle da erosão: cultura em nível. O capim-limão pode ser usado em faixas de retenção ou para consolidação de terraços.

Receita caseira

02 folhas de capim santo

1/2 metade de um limaõ

Bate tudo liquidificador com agua fria é otimo para pessoas hipertensas

Pesquisas via internete

Imagem do google


Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)