Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, março 29, 2010

Poejo



O poejo atua como digestivo, expectorante e antiespasmódico. Em uso tópico é bom cicatrizante e antiséptico. Isso devido seu óleo essencial e taninos, além da carvona, pulegona e mentol. Contra tosse, bronquite, insônia, acidez estomacal, arrotos, febre e gases. Eficaz também para transtornos menstruais , crises nervosas e reumatismo. As pessoas que sofrem de hipocloridria podem se beneficiar com o uso do chá de poejo misturado com algumas gotas de suco de limão. Alivia inflamação e fermentação intestinal, enjôos, azia.É um excelente coadjuvante para estados gripais.Um escalda pés de poejo também é excelente para alívio da gripe e resfriados.A ingestão da planta também é indicada no combate a vermes intestinais.



Utilização

Uso caseiro: : Aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Bom repelente de insetos. Perfuma sachês e potpourris
Uso culinário: Tempera saladas de frutas e verduras, aromatiza sucos e drinques.Chás refrescantes de verão e também usado nos molhos de mentas para acompanhar carnes de carneiro e ovelha.
Uso mágico: Usado nas viagens dentro dos sapatos, evita enjôos de ar e mar. Erva de paz, e plantado perto da casa acaba com as brigas. Traz saúde e alegria para as famílias. Boa para proteção.






http://www.cotianet.com.br/

Cavalinha - Equisetum arvense




A Cavalinha (Equisetum arvense) também é conhecida como Rabo-de-Cavalo, Cola-de-Cavalo, Milho de Cobra, Erva-carnuda, Rabo-de-Rato, Cauda-de-Raposa, Rabo-de-Cobra, Cana-de-Jacaré, Erva-canudo, Lixa-Vegetal, dentre outros. Pertence a família das Equisetaceae.

Principais Usos da Cavalinha: acne, artrite, incontinência urinária, perda de sangue, catarro, diarréia, disenteria, dismenorréia, eczema, edema, unhas fracas, fraturas, hemorragia, pedras no rim, problemas nos ligamentos, osteoporose, artrite reumática, úlceras, conjuntivites, gengivite, leucorréia, feridas.

Propriedades Medicinais da Cavalinha: antibacteriano, antifúngico, antiinflamatório, adstringente, diaforético, diurético, hemostático, nutritivo, vulnerário.

A Cavalinha é muito rica em minerais e pode ajudar na recuperação de fraturas e cortes nos ossos, carne e cartilagem, como também pode melhorar o tempo de coagulação de sangue. O alto teor de sílica em sua composição fortalece os tecidos conjuntivos do corpo e também beneficia no tratamento de artrite reumática. Pode ser feito também um chá de Cavalinha para borrifar em ervas de jardim, para prevenir o ataque de fungos.

Imagem e texto do google

Mariscos


Mariscos, moluscos e crustáceos
O marisco tem um baixo teor de gordura e é rico em proteínas; além disso, muitos tipos são óptimas fontes de nutrientes essenciais, sobretudo de zinco. O marisco poderá eventualmente oferecer uma certa protecção contra as doenças cardíacas.

Com um elevado teor de proteínas, vitaminas e minerais e poucas calorias, o marisco constitui um alimento particularmente nutritivo e, para além disso, muito apreciado. Podemos dividir o marisco em dois grupos: moluscos e crustáceos. Na sua maioria, os moluscos, entre os quais se contam os mexilhões, as ostras e as amêijoas, são bivalves, isto é, têm duas conchas, se bem que alguns deles, como, por exemplo, o haliote, tenham uma única concha, com a parte de baixo mole. Os crustáceos — gambas, camarões, caranguejos, sapateiras, lavagantes, lagostins e lagostas — têm corpos cobertos com uma carapaça inteira ou segmentada.
Os vários tipos de marisco são verdadeiros «armazéns» de nutrientes essenciais. A maioria fornece vitamina B, que é necessária à formação dos glóbulos vermelhos e à manutenção de um sistema nervoso saudável, em quantidades abundantes e também zinco, elemento importante para a produção de proteínas, cicatrização de feridas e desenvolvimento dos órgãos do aparelho reprodutor.
São vários os mariscos que contêm igualmente uma grande quantidade de outras vitaminas e minerais, em maior ou menor proporção, incluindo as vitaminas B1, B2 e niacina, selénio, cálcio, magnésio e iodo.


Fonte de Pesquisas
http://bemestar.eu/
Imagem do google

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)