Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, abril 11, 2010

Medicina Chinesa tradicional fitoterápica


Categorias na Medicina Tradicional Chinesa fitoterápica
As ervas são classificadas de acordo com o seu efeito de aquecimento ou resfriamento no corpo. Seu sabor também tem significado. Geralmente, as ervas doces tonificam o qi, ervas azedas são adstringentes, ervas amargas secam a umidade e retiram calor, ervas ácidas dispersam o frio e a estagnação e ervas salgadas possuem um efeito amaciante, purgante.

Tanto ervas individuais como fórmulas fitoterápicas são organizadas em categorias, com base em padrões de diagnóstico. Por exemplo, se uma pessoa tem deficiência de yang nos rins, o médico seleciona as ervas da categoria das "ervas que tonificam o yang". As categorias terapêuticas das ervas estão a seguir.


As categorias terapêuticas
agrupam as ervas de acordo com
seus efeitos no corpo


Ervas que liberam o exterior: quando o qi protetor do corpo está repelindo uma influência patológica, o combate ocorre nas camadas exteriores do corpo. As ervas nessa categoria possuem uma ação dispersiva para fora, impedindo que a doença penetre no interior do corpo. Ervas quentes desse tipo expelem o frio do vento induzindo a transpiração e aquecendo o corpo; ervas ácidas são escolhidas para repelir calor do vento.

Ervas que dispersam o calor: essa categoria de ervas refrescantes dispersam todo tipo de calor interno - calor de excesso, calor de deficiência, calor no sangue, calor com toxicidade e calor úmido.

Ervas de drenagem para baixo: essas ervas tratam diferentes graus de constipação e são usadas como catárticos, purgantes e laxantes leves e lubrificantes.


Ervas que drenam umidade: essa categoria contém ervas que removem umidade na forma de edema (inchaço devido à retenção de fluido) ou distúrbios urinários.

Ervas que dissipam umidade do vento: usadas principalmente para artrite e condições da pele, essas ervas aumentam a circulação e reduzem inchaço e inflamação.

Ervas que transformam catarro e param a tosse: algumas dessas ervas relaxam o reflexo da tosse, outras dispersam o catarro. Para catarro de calor, são escolhidos expectorantes refrescantes umidificadores; expectorantes aquecedores secantes são usados para tratar catarro de frio.

Ervas aromáticas que transformam umidade: se a umidade sobrecarregar os órgãos digestivos, essas ervas penetram a umidade com seu aroma e reavivam o baço.

Ervas que aliviam a estagnação dos alimentos: quando a comida estiver presa no estômago e não se mover, essa categoria de ervas é escolhida para mover a estagnação.

Ervas que regulam o qi: essas ervas removem a estagnação do sistema digestivo e movem o qi que está preso no fígado.

Ervas que regulam o sangue: ervas nessa categoria são divididas em ervas que param a hemorragia (em inglês) e aquelas que aumentam a circulação e removem a estagnação.

Ervas que aquecem o interior: aquecendo o metabolismo (em inglês) em um nível profundo, essas ervas dispersam condições de frio e reavivam o fogo digestivo - a energia metabólica exigida para digerir alimentos. Quando está baixo (como na deficiência de yang no baço), a digestão é fraca e a pessoa anseia por alimentos e líquidos quentes.

Ervas tonificantes: divididas em ervas que tonificam o yin, yang, qi ou sangue, essa é a categoria superior de medicamentos. Essas ervas podem prevenir doenças em vez de simplesmente tratar doenças que já apareceram. Nutritivas e fortificantes, elas podem ser usadas a longo prazo para corrigir deficiências em substâncias vitais (qi, sangue, fluidos corporais, essência).

Ervas adstringentes: essas ervas secam secreções excessivas, como diarréia, urinação excessiva ou suor.

Ervas que acalmam o espírito: essas substâncias possuem um efeito calmante e são usadas para ansiedade (em inglês), insônia (em inglês), palpitações e irritabilidade.

Ervas que abrem o coração: contendo substâncias aromáticas, normalmente resinas, essas ervas podem reavivar a consciência de uma pessoa. Algumas são usadas para condições como angina.

Ervas que dispersam o vento interno e tremores: essas ervas tratam espasmos musculares, hipertensão (em inglês) e movimentos involuntários.

Ervas que expelem parasitas: essas ervas podem destruir ou expelir vários parasitas do corpo.

Substâncias para aplicação externa: consistem em ervas e minerais, muitos deles tóxicos se ingeridos internamente, que são aplicados topicamente para problemas cutâneos, escoriações (em inglês), espasmos e torções (em inglês). As fórmulas fitoterápicas também são divididas nas mesmas categorias de diagnóstico.

As fórmulas tradicionais, ou medicamentos patentes, são uma combinação intrincada de ervas escolhidas para tratar dos diversos aspectos de um padrão de doença. A erva principal na fórmula trata da queixa com maior prioridade; a fórmula normalmente contém mais dessa erva em particular do que outras ervas.

A erva auxiliar ajuda a erva principal em sua função, enquanto que a erva assistente reforça os efeitos da principal e da auxiliar ou realiza uma função secundária. O enviado direciona a fórmula a uma determinada parte do corpo, ou harmoniza e desintoxica as outras partes da fórmula.

Por exemplo, a Decocção de Ephedra é usada para frio do vento com espirros, pescoço duro do frio e falta de transpiração. Ephedra é a erva principal, pois trata todos os principais sintomas. Canela (em inglês) é a auxiliar porque assiste a Ephedra, estimulando a transpiração e aquecendo o corpo. A semente de damasco atua como assistente, focando os espirros, enquanto que o alcaçuz é o enviado porque harmoniza as ações das outras ervas e restringe a ação de indução de transpiração excessiva feita pela Ephedra.

Fórmulas maiores podem conter várias ervas que produzem diferentes funções, dependendo da ação desejada da fórmula. As ervas podem ser ingeridas na forma de decocções, pílulas, extratos líquidos, extratos em pó e xaropes.

As decocções tendem a ser os medicamentos mais fortes, seguidos de extratos liquidos concentrados, extratos concentrados em pó e pílulas. Todos são eficazes e o uso das diferentes formas depende da escolha pessoal do indivíduo.

Se você não tiver tempo para fazer uma decocção ou não gostar do sabor, as pílulas ou cápsulas serão mais eficazes, simplesmente porque você terá mais probabilidade de ingeri-las. Os extratos líquidos concentrados tendem a ter um efeito rápido, então são úteis em casos onde a ação rápida é importante. Os xaropes são bons para garganta inflamada ou como tônicos. No entanto, muitos dos extratos mais concentrados estão disponíveis apenas junto a profissionais de atendimento de saúde.

Independente da forma em que são ingeridas, entretanto, fórmulas fitoterápicas prescritas com precisão são excepcionalmente eficazes para restaurar a saúde e a vitalidade. Essa arte antiga de medicina fitoterápica é, sem dúvida, um dos grandes presentes da China para a humanidade.

Na próxima seção veja algumas receitas tradicionais chinesas fitoterápicas


Fonte da pesquisa e Imagem site citado
http://saude.hsw.uol.com.br/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)