Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quinta-feira, março 25, 2010

Segurelha-de-Inverno (Satureja Montana)


Esta planta também conhecida como Satureja-das-montanhas é, como o nome indica, característica de encostas e colinas calcárias soalheiras da região mediterrânica. Durante muito tempo era procurada pelos seus efeitos potencialmente afrodisíacos, estimulantes e psíquicos.
A sua época de floração vai de Julho e até Setembro, e as suas flores podem ser brancas ou rosadas.
É frequentemente utilizada como condimento devido ao seu aroma e sabor amargo, sendo que os seus efeitos carminativos auxiliam a digestão de alguns legumes e carnes. Em Portugal, é famosa pela sua utilização na sopa de feijão à qual dá um sabor muito especial.
Segurelha-de-Inverno (Satureja Montana) Segurelha-de-Inverno (Satureja Montana) Segurelha-de-Inverno (Satureja Montana) Em usos externos, é recomendada para todo o tipo de problemas na boca e garganta sob a forma de infusão, com a qual se podem fazer bochechos e gargarejos. Há também quem recomende banhos quentes para auxiliar no tratamento do reumatismo.


A segurelha que aqui tenho no cantinho tem crescido muito bem apesar de não ter tanto Sol como isso. No entanto, pela experiência que tive com a segurelha durante o Inverno, estação durante a qual também ela para totalmente de crescer, aconselho uma poda no início da Primavera, ou em finais do Inverno. Não sei se estou a dar uma informação correcta mas comigo resultou bastante bem.
Existe ainda uma outra segurelha, a Segurelha-de-Verão (Satureja hortensis), que também já tive aqui no cantinho, mas essa trata-se de uma planta que julgo que dura talvez um ano ou dois. No entanto, se bem me recordo o seu aroma era bastante mais forte que o da Satureja montana.


Pesquisas e imagens
http://ocantinhodaservas.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)