Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, outubro 28, 2009

O Poder das 7 ervas


Arruda: é umas das ervas mais poderosas para combater inveja e olho-gordo. A arruda já era conhecida e usada na antiga Grécia e Roma. Foi popularizada no Brasil pelas escravas na época na colonização. Quando colocada num ambiente, além de proteger, emite vibrações de prosperidade e entusiasmo. Podemos ter sempre um galho de arruda junto ao corpo para reter as energias negativas.


Orégano


Orégano Muito além da pizza

De onde vem?
O nome da erva tem sua origem na Grécia Antiga, quando o pai da Medicina, Hipócrates, a chamou de Origanon – “erva amarga” ou “alegria da montanha” são alguns de seus significados prováveis. Antes de ser descoberta como especiaria, o orégano era muito apreciado pelos gregos na forma de óleo para banho. Eles acreditavam, inclusive, que ele poderia trazer felicidade plena.
Ajuda como?
As prioridades medicinais dessa erva já eram conhecidas desde o Egito Antigo. O chá de orégano é indicado para o tratamento de tosse, dor de cabeça e para aliviar a irritação, além de ser usado para aliviar o enjôo do mar. Apresenta, também, benefícios ao aparelho digestivo e atua contra cólicas intestinais.

Plante em casa!
É realmente muito fácil cultivar o orégano em casa, mas para que ele se desenvolva e tenha maior longevidade, o ideal é plantá-lo em um vaso de tamanho médio/grande ou ainda em um canteiro ou jardineira. A planta forma moitas rasteiras com flores pequenas na cor púrpura, branca ou rosa e seu plantio deve ser feito em solo leve e rico, que receba luz do sol.

Pesquisas e imagem via internet

Hortelã (crendices)



Ritual dos três desejos


Numa vasilha com água morna, coloque um punhado de folhas de hortelã. Esprema bem as folhas até retirar todo o sumo, que deve ser misturado à água. Em seguida, adicione uma colher de açúcar cristal ao líquido, mentalizando três desejos que você deseja muito ver realizados. Após tomar seu banho habitual, despeje a poção do pescoço pra baixo. Acenda uma vela branca para o seu anjo da guarda e deixe-a queimar num lugar alto, ao lado de um copo de água.

Pesquisas internete
Imagem google


Hortelã (receitas)


Molho de Hortelã ( delicioso com carneiro)


Ingredientes

  • 1 maço de hortelã (use apenas as folhas)
  • 1 xícara de azeite
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de limão ou vinagre

Modo de preparo

  • Pique a hortelã bem miudinha (é desaconselhável bater no liquidificador ou processador, pois muda o sabor, deixando com gosto de mato)
  • Acrescente o limão
  • Junte o azeite aos poucos, batendo com uma batedor de arame ou garfo, para que fique cremoso
  • Tempere a gosto

Agrião


A qualidade do agrião depende da cor e brilho das folhas. Quanto mais verdes e brilhantes, melhor. A hortaliça pode ser usada cru em saladas - adoro com bastante limão, sal e pimenta-do-reino para acompanhar churrasco - ou misturada com alface, rúcula e chicória. E vai bem também com sucos de frutas.


O agrião acompanha bem sanduíches, panquecas, rabadas, rocamboles (salgados), pães, molhos, sopas e purês. Os talos, geralmente desprezados, podem ser usados em sopas, misturados no arroz, refogados com temperos e ovos batidos e até como recheio de suflês e bolinhos.

Pesquisas do google

Erva cidreira ou Melissa




Também conhecida como Erva Cidreira, é planta perene de folhas verde claro em forma de coração e de flores amarelo-claro. Semeia-se de setembro a janeiro em solos rico em matéria orgânica.
Melissa officinalis), é uma planta perene herbácea da família da menta e da hortelã (Lamiaceae), nativa da Europa meridional. O seu sabor e aroma característicos, frutado, de limão, principalmente nas folhas, deriva do seu óleo essencial do grupo dos terpenos (principalmente monoterpenos: carvacrol, p-cimeno, citral – geraniol e nerol – cânfora, etc). É também designada de citronela e melissa.

As folhas são maiores e mais claras que as da hortelã, ovadas a romboidais ou oblongas e com a margem crenada.

Floresce no final do Verão. As flores são de pequenas dimensões, de cor esbranquiçada ou róseas e atraem especialmente as abelhas, como se indica já no nome do seu género botânico (Melissa provém do grego e significa “abelha”). Nas regiões temperadas, os caules secam durante o Inverno, voltando a reverdecer na primavera. Os frutos são aquénios oblongos, de cor parda e lisos.É uma planta muito utilizada na medicina tradicional, como erva aromática e em aromaterapia. É utilizada como antiespasmódica, antinevrálgica e como calmante.Acredita-se que ajude a conciliar o sono,tambem é usada como digestivo e anti-espasmódico (más digestões, enfartamentos, flatulência, cólicas abdominais, espasmos, palpitações), calmante nervoso (excitação nervosa e ansiedade), cólicas intestinais, facilita menstruação, combate cachumba e é boa para a digestão.
Pesquisas e Imagens via internet

Lavandas ou Alfazemas


As lavandas (populamente conhecidas como alfazemas) são plantas do gênero Lavandula, filo Magnoliophyta, da família Lamiaceae. São pequenos arbustos, perenes, incluindo também as anuais e os subarbustos. O nome é mais frequentemente usado para as espécies do gênero que crescem como ervas e para ornamentação. Destas as mais comuns são a lavanda inglesa e a Lavandula angustifolia (L. officinalis). As espécies ornamentais geralmente são as L. stoechas, L. dentata, e a L. multifida.

As lavandas crescem em jardins. Suas flores são usadas para arranjos florais secos. As flores púrpuras e os brotos, de fragrância suave, são utilizados em potpourris. Secados e embalados em pequenos saquinhos de tecido de algodão são utilizados para serem colocados entre as roupas do armário para dar-lhes uma fragrância fresca e agradadável, e também para impedir a presença de insetos e parasitas.

O cultivo comercial da planta é para a extração de óleos das flores, caules e plantas, que são utilizados como anti-sépticos, em aromaterapia e na indústria de cosméticos. Como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o uso contínuo, podendo produzir excitação em dose tóxica.

O óleo essencial da lavanda (do latim “lavare”, “lavar”) já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.

As flores de lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzida inicialmente nos paises que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior. As flores da lavanda podem ser utilizadas como decoração de bolos. A lavanda também é usado como erva isoladamente ou como ingrediente da erva da Provence (França).

Em muitas culturas a a milhares de anos a lavanda é usada como diurética, expectorante, sedativa, antiinflamatória, sudorífica, antiespasmódica, anti-séptica, cicatrizante e colagoga.
Infusão para dores de cabeça e acalma os nervos. Alivia falta de urina, doenças de baço, cãimbras, gota, inapetência, insolação, fraqueza, vômitos, hipocondria,falta de regras, insolação, vômitos. Bom para digestão, dores reumáticas, tosses e resfriados, cistites e inflamações das vias urinárias, facilita a produção e eliminação da bile, combate enxaqueca.
É uma planta que tem um poderoso poder antisséptico, cicatrizante, estimula a circulação periférica, anti-depressiva, sedativa e analgésica. É ainda desodorante, purificante e ótimo repelente de insetos.

Lavandas nativas são encontradas nas Ilhas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa e no Mediterrâneo, Arábia e Índia. Os maiores produtores de lavanda são a Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia.

Alecrim:Pesquisas

ALECRIM: Propriedades Farmacológicas - Rosmarinus officinalis - originário da Ásia, tornou-se muito cultivado e produzido na zona do Mediterrâneo na Europa. Aroma forte, herbáceo, refrescante e penetrante. A essência é extraída de toda planta. Planta de até 90 centímetros, folhas finíssimas verde-escuras e flores lilases e azuladas. A maior parte do óleo essencial é obtido na França, na Tunísia e na Iugoslávia. Conhecida desde a antigüidade, os gregos e romanos consideravam-na um símbolo de regeneração. Para eles, o alecrim era uma planta sagrada, que oferecia conforto para os vivos e paz para os mortos. Muito usada como incenso para afastar maus espíritos. Os mouros acreditavam que ele espantava as pragas e plantavam arbustos em seus pomares. Suas propriedades anti-sépticas também eram reconhecidas nos hospitais franceses, onde o alecrim era queimado durante as epidemias.


Texto via internete

Alecrim do campo

Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
Sem ser semeado

Foi meu amor
Que me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim

Alecrim, alecrim miúdo
Que nasceu no mato
Perfumando tudo

Alecrim, alecrim miúdo
Que nasceu no mato
Perfumando tudo

Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim

Imagens do google pesquisas

A Murta




CARACTERIZAÇÃO

As murtas ou murtinheiros são arbustos que podem ter até aos 2 ou 3 m de altura. As suas folhas verde-escuras e brilhantes, são decoradas pelas flores brancas de cheiro aromático apimentado. Os frutos, de tonalidade escura, têm um sabor desagradável e aspecto resinoso.

HABITAT

É muito abundante na europa mediterrânica. Espontânea em matas, também é cultivada, até 800 m de altitude. Este arbusto desenvolve-se em moitas fechadas e as flores desabrocham a partir de Maio. No Outono amadurecem os seus frutos que são umas bagas escuras.

USOS E PROPRIEDADES

As folhas, frutos e essências, são ricas em vitamina C, tem acção adstringente, antisséptica, podendo ser empregada em ferimentos externos. A sua madeira avermelhada é utilizada na mercenaria, enquanto as suas essências são aplicadas na perfumaria. Na Córsega, onde a murta cresce, como em todas as regiões do Mediterrâneo, é muito comum o uso de licor com virtudes estomacais, produzido pela maceração das bagas.

CURIOSIDADES

A murta é muito citada pelos poetas gregos. A Myrtos era normalmente oferecida aos mortos. Era também reclamada por Electra para o conforto da alma de seu pai, Agamnenon (um dos maiores heróis da Grécia Antiga).

Símbolo da Glória e do Amor feliz, com murta eram entrançadas as coroas para os heróis que eram ovacionados, e para as noivas.

A murta, descrita no Antigo Testamento, era usada como grinalda pelas jovens de Israel. A sua madeira perfumou inúmeras cerimónias. Da destilação das suas folhas fazia-se uma água famosa: a água de anjo, utilizada como produto de beleza para a pele.

Pesquisas Texto e Imagens via internete

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)