Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

terça-feira, novembro 17, 2009

Ervas culinárias e aromáticas


ervas
  • Manjericão
    É uma das mais importantes ervas culinárias, pois combina com quase tudo, principalmente com tomate. Pode ser usado em pratos com cogumelos, peixes, frango, ensopados e sopas. É indispensável para o preparo do tradicional “molho pesto” e “molho vermelho”.
  • Tomilho
    É um condimento de aroma intenso, cujas folhas podem ser utilizadas tanto secas, frescas ou em pó. Excelente tempero para o preparo de caldos, molhos de tomate, sopas e guisados.
  • Alecrim
    Erva aromática usada em sopas, molhos, caças e carnes grelhadas.
  • Sálvia
    É utilizada como tempero de pratos à base de carnes de porco, boi, carneiro, cabrito e aves. Também é usada em pratos com queijos de sabor forte, além de aromatizar pães. Pode ser encontrada tanto fresca quanto seca.
  • Salsa
    Erva tradicional da cozinha internacional. É um excelente tempero e muito versátil para decoração de pratos. Largamente utilizada para preparar massas, sopas, saladas verdes, arroz, molhos (vinagrete), omeletes e carnes. Coloque a salsa pouco antes de terminar o cozimento pois ela cozida tem sabor amargo.
  • Estragão
    Pode ser encontrado fresco ou seco. É um condimento muito utilizado para aromatizar vinagres, picles, mostardas e molhos.
  • FONTE: www.panex.com.br/magazine/dicas-gastronomicas/ervas.asp

    Mais detalhes, de um site português:

    ervas aromaticas

    As ervas aromáticas transformam positivamente os alimentos, e algumas combinações parecem ter nascido para ser mesmo utilizadas: manjericão com tomate, estragão com frango, o tomilho e o alecrim com borrego, e os orégãos com queijo e ovos. Todavia, as combinações não deverão ser obrigatórias; o que é excitante na cozinha é o facto de haver sempre um grande âmbito para novas experiências e para a possibilidade de novas e bem sucedidas misturas de sabores.

    As ervas aromáticas deverão ser utilizadas frescas, sempre que possível, sendo os orégãos a única excepção, visto que, por qualquer motivo, têm um aroma ainda melhor depois de secos. A maior parte das ervas pode ser facilmente cultivada. O tomilho pode ser tão bom fresco como seco, desde que tenha sido seco há pouco tempo. Sendo actualmente tão fácil obter ervas frescas durante todo o ano

    Fonte de Pesquisas
    http: blog.retirodaspedras.com.br/

    Cardo Santo

    Erva de talos rígidos que apresenta folhas sinuosas com espinhos, flores amarelas e frutos ovais. Quando a planta é ferida em algum local apresenta um latex amarelo, que escurece a medida que seca.

    Nome Popular: Argemona, Cardo-Santo, Figueira do Inferno, Erva-de-cardo-amarelo, Papoula-do-mexico, Papoula espinhosa

    Principais Substâncias:

    Nome Cientifico: Argemone mexicana

    Utilidades: O chá da raiz é empregado no tratamento de doenças venéreas. As folhas e as flores são usadas para produzir suor e também como expectorante para tosses e afecções das vias respiratórias. Ictetícia.

    Forma de Uso: Chás.

    Fotos:
    Cardo Santo

    Papoula Espinhenta

    Fonte de Pesquisas da Internet

    http://www.useplanta.com.br

    Reflexão

    Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)