Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, novembro 01, 2009

Tanchagem-(plantago spp)


Nasceram em todos os vasos e no canteiro, não perco mais este espécime, é muito valioso. Veja só o que diz o site DICAS DE JARDINAGEM sobre a tanchagem.

Nome popular: TANCHAGEM
Nome científico: Plantago spp.
Propriedades terapêuticas: Expectorante, antidiarréica, cicatrizante, adstringente, emoliente, depurativa, laxativa.

Indicações terapêuticas: Inflamações bucofaringeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias urinárias.
As folhas da tanchagem são comestíveis e ligeiramente aromáticas. As sementes encerram 10% de um óleo denso, amarelo e de sabor agradável, lembrando o da nogueira, também utilizado na alimentação. Para uso terapêutico a planta deve ser coletada depois de bem desenvolvida, em meados do verão, seca a sombra e em local arejado.

Indicações:
Expectorante, antidiarréico (folha), cicatrizante, adstringente, emoliente e depurativo. Usada no tratamento das inflamações bucofaringeanas, dérmicas, gastrintestinais e das vias urinárias. As sementes são laxativas.

Propriedades medicinais:
A tanchagem detém qualidades adstringentes, depurativas, cicatrizantes, expectorantes e hemostáticas, administrando-se, por via oral, nos casos de ardor do estômago, afecções respiratórias, diarréia, desinteira e inflamações crônicas dos rins.

Gagarejos: recomenda-se para afecções da boca e da garganta, gengivites e parotidite.



Preparo e dosagem indicada:
Infusão: 1 xíc. de cafezinho de folhas frescas picadas em 1/2 litro de água, tomar 1 xíc. de chá a cada 6 horas para infecções bucofaringeanas e 1 xíc. a cada 8 horas para problemas gastrintestinais.

Gargarejo: acrescentar à infusão 1 colher de sopa de sal comum, gargarejar 3 vezes ao dia.
Infusão: utilizar 1 colher (sopa) de sementes em 1 copo de água fervente. Deixar uma noite em maceração. No dia seguinte, em jejum, tomar o copo (laxante suave).

Cataplasma: colocar as folhas frescas amassadas sobre feridas para favorecer a cicatrização.
Vale dizer que a tanchagem também pode ser consumida na forma de saladas ou refogada, também pode ser associada a outras verduras e ervas.

Fotos: PLANTAR & CULTIVAR
Texto: Site Dicas de jardinagem

Carqueja


A carqueja é uma planta brasileira que nasce e se adapta a qualquer tipo climático, não necessitando de nenhum cuidado especial. Essa planta de fácil cultivo possui inúmeras qualidades, sendo de extrema ajuda para problemas como:

- Má digestão; - Prisão de ventre; - Diarréia; - Gastroenterite; - Anemia; - Gripe; - Febre; - Fraqueza e mal estar; - Proteger o fígado contra a ação nociva do álcool.

O chá de carqueja está sendo utilizado tanto para abrir o apetite em pessoas desnutridas, como para inibi-lo em casos de emagrecimento, sendo receitado como acompanhamento de uma dieta nutricionalmente correta por profissionais como o nutricionista, tornando os resultados mais eficazes.

http://www.infoescola.com/

FAMÍLIA: Papilionáceas
NOME VULGAR: Carqueja
DESCRIÇÃO: planta lenhosa, arbustiva; flores amarelas. com pedúnculos curtos, reunidas em fascículos axilares e terminais; corola com o estandarte ovado ou quase arredondado e a quilha prateado-acetinada, peluda; estames unidos num só grupo; os ramos são alados e as folhas substituídas por filódios (forma laminar) coriáceos; vagem 10-12 mm pubescente-acetinada
HABITAT: Charnecas, matos, pinhais, montados

Texto pesquisas via internet

Boldo


Um medicamento fitoterápico feito com Boldo, de dois dos mais importantes laboratórios fitoterápicos brasileiros. É uma conquista, já que o Boldo é uma planta regulamentada pela Anvisa para uso, fabricação e distribuição como fitoterápico. É um ótimo medicamento, indicado principalmente por suas qualidades digestivas, sendo colagogo e colerético, isto é, faz aumentar a produção de bile, e aumenta o movimento da vesícula biliar.

Pesquisas já demonstraram atividade anti-microbiana, hepatoprotetora e anti-inflamatória, além de um efeito de proteção contra os efeitos colaterais da quimioterapia. É importante, e sempre temos defendido aqui, que produtos desse tipo devem ser transformados em medicamentos de qualidade. Medicamentos que permitam um controle de qualidade, sem a perda da pureza do extrato da planta. Medicamentos que se apresentem em formulações adequadas e seguras. Mesmo o Boldo pode ter os seus efeitos colaterais, os mais importantes deles, os efeitos hemorrágicos (cuidado antes de cirurgias) e abortivos (evitar na gravidez).

Vocês devem ter percebido que eu cometi um erro terrível quando se fala em plantas medicinais. Foi um erro premeditado. Falei apenas em Boldo, sem identificar adequadamente a planta. Isso porque no Brasil várias plantas são chamadas de boldo. OK, elas até têm atividade terapêutica, mas são outras plantas.


Uma das mais conhecidas é o Coleus barbatus, chamado de boldo-da-terra, que a maioria das pessoas tem em seu jardim e costuma tomar para desconfortos digestivos. É uma planta analgésica, estimula a digestão e alivia a azia. Mas se tomado por muito tempo pode ser irritante gástrico. E o mais importante: não é o Boldo.



Esta é a Vernonia condensata. Como o anterior, veio da África, e também é um arbusto. Mais usado no Nordeste, ganhou o nome de boldo-baiano,ou do pinguço. Tem também a sua ação sintomática para problemas digestivos e é carminativo (combate os gazes). Não conheço efeitos colaterais, não significando que não os há.
Não se deve confundir o nosso boldo-nacional, erva aromática de 60-80cm de altura, com o verdadeiro boldo-do-chile ( Pelmus boldus ), árvore originária do Chile, de mais de 8m de altura. O boldo-nacional possui as mesmas propriedades do boldo-do-chile.

Imagem do google
Texto de pesquisas via Internet

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)