Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, novembro 01, 2009

Boldo


Um medicamento fitoterápico feito com Boldo, de dois dos mais importantes laboratórios fitoterápicos brasileiros. É uma conquista, já que o Boldo é uma planta regulamentada pela Anvisa para uso, fabricação e distribuição como fitoterápico. É um ótimo medicamento, indicado principalmente por suas qualidades digestivas, sendo colagogo e colerético, isto é, faz aumentar a produção de bile, e aumenta o movimento da vesícula biliar.

Pesquisas já demonstraram atividade anti-microbiana, hepatoprotetora e anti-inflamatória, além de um efeito de proteção contra os efeitos colaterais da quimioterapia. É importante, e sempre temos defendido aqui, que produtos desse tipo devem ser transformados em medicamentos de qualidade. Medicamentos que permitam um controle de qualidade, sem a perda da pureza do extrato da planta. Medicamentos que se apresentem em formulações adequadas e seguras. Mesmo o Boldo pode ter os seus efeitos colaterais, os mais importantes deles, os efeitos hemorrágicos (cuidado antes de cirurgias) e abortivos (evitar na gravidez).

Vocês devem ter percebido que eu cometi um erro terrível quando se fala em plantas medicinais. Foi um erro premeditado. Falei apenas em Boldo, sem identificar adequadamente a planta. Isso porque no Brasil várias plantas são chamadas de boldo. OK, elas até têm atividade terapêutica, mas são outras plantas.


Uma das mais conhecidas é o Coleus barbatus, chamado de boldo-da-terra, que a maioria das pessoas tem em seu jardim e costuma tomar para desconfortos digestivos. É uma planta analgésica, estimula a digestão e alivia a azia. Mas se tomado por muito tempo pode ser irritante gástrico. E o mais importante: não é o Boldo.



Esta é a Vernonia condensata. Como o anterior, veio da África, e também é um arbusto. Mais usado no Nordeste, ganhou o nome de boldo-baiano,ou do pinguço. Tem também a sua ação sintomática para problemas digestivos e é carminativo (combate os gazes). Não conheço efeitos colaterais, não significando que não os há.
Não se deve confundir o nosso boldo-nacional, erva aromática de 60-80cm de altura, com o verdadeiro boldo-do-chile ( Pelmus boldus ), árvore originária do Chile, de mais de 8m de altura. O boldo-nacional possui as mesmas propriedades do boldo-do-chile.

Imagem do google
Texto de pesquisas via Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)