Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, abril 14, 2010

Flores da nossa Farmacia

Quaresma


As suas flores possuem um odor agradável, contudo o sabor desta planta é algo amargoso. Possui vitaminas C e é considerada como adstringente, colagoga e diurética. É recomendada para a pedra nos rins já que auxilia a eliminação de substâncias nocivas ao organismo. Na preparação do chá pode utilizar-se toda a planta fresca, desde a raiz à parte aérea, colocando 30 g por litro de água a ferver. O chá toma-se 3 vezes ao dia antes das refeições. Este tratamento deve ser feito 21 dias seguidos, independentemente de a pessoa se encontrar melhor.


Contrelo


O contrelo possui, entre outras, propriedades adstringentes, carminativas, diuréticas e cicatrizantes. As partes mais utilizadas na preparação de chá são o caule e as folhas, depois de secos. É habitualmente indicado para combater a tosse e as gripes em geral, utilizando-se 20 g por litro de água. Também se aplica, usando a água da infusão, em lavagens de feridas externas, como é o caso das "pustelas" no couro cabeludo, feitas pelos piolhos e outros parasitas.

Giesta


A giesta contém, em especial nos ramos, vários alcalóides e aminas estimulantes do sistema nervoso. As suas flores brancas possuem propriedades diuréticas. Em casos da diabetes, é hábito utilizar apenas as suas flores, depois de secas, na preparação de chá, na proporção de 30g num litro de água a ferver. Por vezes, cortam-se algumas ramas desta planta e atam-se fazendo vassouras para limpar os terraços.


Erva-de-são-roberto





A erva-de-são-roberto, segundo algumas suposições, deve o seu nome em homenagem ao Bispo S. Roberto que teria descoberto as suas propriedades hemostáticas. Denomina-se também de bico-de-grou, devido à semelhança entre o seu fruto e um bico de grou. A parte aérea da planta tem um sabor amargo devido a uma substância denominada geranina. É conhecida pelas suas propriedades adstringentes, hemostáticas e vulnerárias. Utiliza-se em caso de dores no estômago e diarreias, adicionando a 1 litro de água a ferver 30g da parte aérea da planta previamente seca. Como uso externo é utilizada para lavagens de eczemas, caspa, e outros problemas da pele.

Conchelos


São-lhe reconhecidas propriedades detersivas, emolientes resolutivas. É indicada essencialmente para o uso externo, utilizando-se para a lavagem de feridas, ajudando na sua cicatrização. É também aplicada em queimaduras. Para as feridas, colocam-se 15 g das suas folhas por litro de água fervente, usando a água para as lavagens. No caso de queimaduras, e também para as feridas, podem colocar-se algumas folhas esmagadas por cima da zona afectada, fazendo um catapla


http://herbariodaestrela.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)