Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, novembro 02, 2009

Inhame



O INHAME E A DENGUE

Um dos alimentos medicinais mais eficientes

O INHAME LIMPA O SANGUE
É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis.
FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO
Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico.
Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios...

EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA
A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.

É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada.
Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta,
como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

MEDICINAL É O PEQUENO, CABELUDO
Marronzinho por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame do norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês).
Pesquisas internet
Imagem google

Umburana



Em minha infância no interior da Bahia lembro da minha avó torrando as sementes na chapa do fogão a lenha para misturar ao tabaco que meu avô fumava. O perfume era inebriante, especialmente para mim que gostava do aroma(saudades do rapé!). Isso foi nos anos 80, nem faz tanto tempo, mas ultimamente nem memso nas minhas visitas à família vejo a umburana. Um bruléé perfumado com elas também deve ficar bom, né?

Imagem google

Umburana


Nome científico: Amburana cearensis (Allemao) A. C. Sm.

Família: Fabaceae.

Sinônimos botânicos: Amburana acreana (Ducke) A.C. Sm., Amburana cearensis var. acreana (Ducke) J.F. Macbr., Amburana claudii Schwacke & Taub., Torresea acreana Ducke, Torresea cearensis Allemao, Torresea cearensis F. Abl.
Outros nomes populares: amburana, amburana-de-cheiro, cerejeira-rajada, conduru, cumaré, cumari, cumarú, cumaru-das-caatingas, cumaru-de-cheiro, cumaru-do-ceará, cumaru-do-nordeste, cumbaru, cumbaru-das-caatingas, emburama, imburana, imburana-de-cheiro, umburana; cerejeira (inglês, espanhol, francês, italiano); tonka.

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)