Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, março 19, 2014

DEPRESSÃO NA VISÃO ESPIRITA






Artigos - Comportamento Humano
Dr. Jaider Rodrigues de Paula - Psiquiatra/ AMEMG

CONCEITO:
É um transtorno do humor, com baixa da atividade geral, levando ao sofrimento íntimo profundo, desesperança, falta de fé em Deus, em si próprio e na vida.

ETIOPATOGENIA:
A ciência médica ainda não tem, claramente, o conhecimento da origem da depressão. Fala-se em distúrbios dos neurotransmissores a nível do sistema nervoso central, de herança genética de pressão social, frustrações, perdas precoces importantes e outras mais; porém, embora todas as possibilidades acima sejam verdadeiras como desencadeadoras, não explicam porque alguns indivíduos, sofrendo as mesmas contingências, não desenvolvem um quadro depressivo. Todas as possibilidades acima são efeitos e não causas.

A causa da depressão vige na alma e não somente no corpo físico. O conflito do deprimido remonta a causas pretéritas, provavelmente longínquas, com repercussão no presente. O cerne da questão liga-se a não identificação do amor divino e da paternidade do Criador. Por isso a rebeldia tão comum no deprimido.

Revolta-se contra as leis, desdenha a própria vida, não concordando em ter sido criado, vai com facilidade ao suicídio (10 a 15% dos deprimidos se suicidará . Num ato de rebeldia extrema tentam devolver a própria vida ao Criador.

Adão e Eva não representam um simples mito, mas sim a dura trajetória da humanidade.

O deprimido apresenta duas características: - egoísmo e agressividade. Egoísmo por crer que sua dor é a maior do mundo e agressividade voltada principalmente contra si próprio. Não pensam que seus atos irão fazer sofrer os que vão ficar.

A essência da existência é o elo Criador-criatura, Pai-filho. A ruptura deste elo pelo deprimido suicida é extremamente sofrida, pois, talvez, repete o desligamento havido outrora, quando da separação Pai e filho. Por isso as perdas precoces falam alto ao coração do deprimido.

Entendemos que a primeira queda forma um clichê mental na vida do espírito, de modo que haveria uma tendência neurótica à repetição do mesmo erro durante as futuras reencarnações. Estão incitas no perispirito as matrizes da depressão. O corpo físico reflete o corpo espiritual. Se o reencarnante traz insculpido no seu psicossoma as matrizes da depressão , elas influenciarão ativamente na seleção genética dos elementos que poderão viabilizá-la na vida física, caso o interessado deseje. Doenças são efeitos e não causas. Assim podemos ,de maneira geral, dizer que a não identificação do Amor Divino e do Pai, leva à falta de fé, e esta à insegurança que desperta o egoísmo (como defesa). As excrescências do egoísmo são a vaidade, orgulho, inveja, revolta. E observando, vamos encontrar como ponto central da mente dos encarnados uma destas excrescências como núcleo motor da personalidade. Se for a rebeldia , a tendência pode ser a depressão. A taxa de prevalência é de 7 a 17 % e o gene participante é dominante e deve encontrar-se no cromossoma 11, embora haja uma tendência entre os geneticistas em aceitar como mais provável uma interação poligênica.

TRATAMENTO:
O tratamento deverá ser abrangente, holístico. Para efeito didático, diremos: - médico, psicológico, social e principalmente espiritual. O tratamento médico é imprescindível na fase crítica. O uso de antidepressivos é decisivo para restabelecer a fase aguda.

Sabe-se que alguns neurotransmissores estão envolvidos na depressão, tais como: noroadrenalina , serotonina , dopamina e outros. O uso dos antidepressivos estabelece a harmonia químico cerebral, melhorando o humor do paciente . Cuidam simplesmente do efeito, pois os medicamentos não curam a depressão; provavelmente restabelecem o trânsito das mensagens neuroniais, melhorando o funcionamento neuroquímico do SNC (sistema nervoso central).

A parte orgânica também tem que ser cuidada, em especial quando muito acometida. De maneira geral, melhorando o humor, todo o organismo tende a melhorar. Há que ter muito cuidado com os processos depressivos, porque várias afeções mórbidas costumam ganhar expressão no organismo após ou concomitantemente a uma depressão, pois o sistema imunológico é profundamente afetado por ela. O tratamento psicológico ganha importância pelo fato de auxiliar no auto-conhecimento, nas resoluções de conflitos e tomada de posição diante dos problemas.

A orientação social é necessária em especial naquela porcentagem de deprimidos (20%) que apresentam seqüelas profissionais após várias crises. Perdem empregos , família e consideração social, entrando num círculo vicioso agravante de seu problema. O tratamento espiritual é importantíssimo porque o " espírito é o fundamento da vida". Quando não valorizamos o tratamento espiritual, os resultados costumam ser precários, as recidivas constantes, com uma tendência ao envelhecimento precoce.

Sintetizando, diríamos que com a aquisição do livre-arbítrio, o ser adquiriu o sagrado direito da condução do seu destino. Para que isto ocorresse dentro do espírito de justiça que norteia o cosmos, ele não poderá ser influenciado pelo atavismo biológico e psicológico nas suas primeiras decisões . Não seria justo condenar a quem teve por contingências evolutivas , matar para viver, na cadeia predatória da vida.

O conhecimento não nos exime das tendências adquiridas nos processos evolutivos.

"Contra nossos anseios de luz, há milênios de trevas". Por isso, um dia alhures, quando da primeira opção consciente o espírito tinha que ser livre de qualquer influenciação pretérita, para que possamos falar de livre-arbítrio.

O grande percalço foi não ter identificado a paternidade Divina, o Amor de seu Pai. Porque uns identificaram e outros não, ainda não sabemos. Por isso a falta de fé está na raiz dos males da humanidade . Diz o evangelho que a fé é a mãe das virtudes, o caminho da redenção. "Que aquele que tem fé acredita mais em seu Criador que em si mesmo.

"Como dissemos anteriormente, a falta de fé levou a insegurança, esta despertou o egoísmo (como defesa) , esta suas excrescências: orgulho, inveja, vaidade. revolta, movido por um destes sentimentos o espírito em evolução na terra optou criando o carma em sua existência. Esta primeira opção criou um clichê mental que passou a influenciar suas futuras decisões. No deprimido encontramos uma revolta contra o seu Criador.

Como não pode destruí-lo, tenta destrui-se, destruindo-o em si. Sua crença é voltada para o negativo, é muito voltado para si e seus males (muito egoísta) . Seduz o mundo com sua dor. É pouco responsável em seus atos (embora pareça o contrario). E tem dificuldade no auto e eterno perdão. É perfeccionista por orgulho e vaidade. Tem convicção no fracasso. Apresenta extrema agressividade voltada para si. Vinga-se de Deus e dos que amam-no. (70% pensam no suicídio e de 10 a 15% cometem-no). Vive criando culpa por recapitularem o erro primeiro. É cheio de remorso por bagatelas - muitas doenças são originadas nele ou tem nele seu desenvolvimento acelerado.

O deprimido nega-se a viver, dissipa suas energias vitais em ruminações negativas. Os órgãos mais afetados são os pulmões e intestinos. No passado era comum os deprimidos românticos morrerem de tuberculose. Os pulmões captam os fluidos vitais solares e os intestinos absorvem os alimentos e excretam as escorias. O centro de força mais afetado é o umbilical por ser o centro das emoções.

A depressão é a tristeza deteriorada. O duplo etérico é gravemente acometido apresentando dificuldades em fazer circular as energias necessárias à vida.
A áurea é acizentada demonstrando uma existência sem vida. No tratamento temos que orientar para a respiração a longos haustos(exercícios respiratórios), melhorando a captação da vitalidade e dissolvendo as energias negativas.

Alimentação que estimule o bom funcionamento dos intestinos, tais como frutas, verduras, banhos de sol em horários convenientes, evitar alcóolicos, fumos e excessos de carne. Passes fluidicos nos centros de forças genésico, esplênico e gástrico. Fazer exercícios físicos como caminhadas, natação e outros salutares.

Exercitar a mente de maneira consciente para olhar o lado bom das pessoas e das cousas. Fazer meditação, relaxamento e pequenas tarefas em favor dos semelhantes (sair de si). Buscar melhor convivência familiar e no trabalho, desenvolvendo o sentimento de gratidão com as pessoas, com a vida, com o Criador. Cultivar a oração regularmente restabelecendo a comunhão com Deus, o hábito de leituras nobres, melhorando o padrão vibratório e estimulando o sentimento de esperança.

Não podemos esquecer das obsessões espirituais que têm nos deprimidos fértil terreno para o seu acentamento.

Finalizamos com o Senhor Jesus, o médico de nossas almas, quando nos convidou ao caminho de retorno ao seio do Pai com o: "Vinde a mim, todos que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo, e aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve". (Mateus , 11:28 A 30)

Há outro aspecto muito interessante, abordado pelo Espírito François de Genève, no capítulo V, de "O Evangelho Segundo o Espiritismo":
"Sabeis porque, às vezes, uma vaga tristeza se apodera dos vossos corações e vos leva a considerar amarga a vida? É que o vosso Espírito, aspirando à felicidade e à liberdade, se esgota, jungido ao corpo que lhe serve de prisão, em vãos esforços para sair dele. Reconhecendo inúteis esses esforços, cai no desânimo e como o corpo lhe sofre a influência, toma-vos a lassidão, o abatimento, uma espécie de apatia e vos julgais infelizes.


http://www.nenossolar.com.br/
Imagem do web picassa

Cicatrizes da Alma






Séries Especiais - Crônicas do Irmão Savas

O céu com nuances cor de rosa anunciavam um calor abrasador naquele dia recém nascido. Olhei por uma fração de segundos para minhas mãos tão maltratadas que um dia tiveram a pele quase sedosa. Lembranças...

Fazia minha primeira refeição, antes de começar meu trabalho no canavial dourado pelos raios de sol. Meus olhos que acompanhavam a dança do canavial causada pelo vento brejeiro atravessaram os montes e pousaram no mar, no mesmo mar que beijavam as areias da minha terra distante. E meus olhos deixaram cair as lágrimas que a saudade fabrica.

Um homem alquebrado pelo serviço pesado sentou-se ao meu lado e logo veio outro e mais outro para o discreto ritual de todos os dias. Era a hora em que dávamos graças à Deus pelo pedaço de pão que comíamos, pelo dia banhado de sol, pelo trabalho humilde e sofrido que traria a comida à nossa mesa. Terminada a prece que eu mesmo dirigia, tínhamos alguns minutos para a conversa diária antes de dar início ao trabalho tão árduo que nos aguardava. Por eu ter instrução, saber falar, aconselhar, fazer curativos quando se machucavam, tornei-me,  para aqueles pobres homens desvalidos da sorte, um professor, um amigo, um pai, um irmão, um sacerdote, e especialmente, um médico de almas.

Com aqueles pobres e queridos homens comecei a aprender e a ensinar a superar as dificuldades que a vida nos apresenta. Enxuguei lágrimas que se misturaram as minhas, segurei mãos de moribundos e afaguei crianças recém nascidas. Aprendi a amar meus semelhantes e abrandei minha própria dor. E assim foi até o final de meus dias.

Hoje, sob minha responsabilidade espiritual tenho outros trabalhadores. Eu os vejo subindo e descendo escadas, ajeitando travesseiros, amparando corpos, suavizando dores com suas mãos de luz. Acompanho com os olhos as pequenas e delicadas mãos e as mãos grandes e vigorosas no trabalho desenvolvido pelo Núcleo e CAPC.

Quantas vezes, meu irmão, vi teus passos ligeiros descendo a rampa, empurrando uma maca, segurando o braço do paciente, ou ajeitando tua roupa e cobrindo teus cabelos  para  adentrar na sala onde são realizadas as cirurgias espirituais.

Ah! Se pudesses ver, meu irmão, a nível espiritual o que ocorre na “Operacional” como é chamada a sala de cirurgias, haverias de verter grossas lágrimas nascidas da emoção. A luz que irradia dentro daquelas paredes, se teus olhos pudessem perceber, eles seriam fechados por não ter condições de mantê-los abertos diante de grandiosa radiância energética que paira no ambiente.

Das tuas mãos impostas sobre o paciente flui com abundância o magnetismo superior da Poderosa Espiritualidade. É através de teus braços e das tuas mãos que é canalizada a luz que cura. De ti para o paciente flui um filete luminoso que canaliza a energia vinda do éter. Corações unidos pela fé.  É uma hora de tão grande magnitude, de tão sublime respeito que se fosse possível, até as respirações seriam suspensas para a que o fluxo energético não recebesse qualquer interferência.

Bem por isso, venho te pedir amado irmão, seja qual for o serviço que executas nas áreas operacionais, faça-o em profundo silêncio e com reverente ternura. Deixa lá fora as emoções negativas que impedem que teu corpo receba e distribua ao paciente a energia luminosa que cura. Não te compares com qualquer irmão para que não te sintas superior ou melindrado. Não fale... Sussurre apenas. Pise como se estivesses a flutuar. Teus olhos devem falar mais que tua boca. Lembres que os anjos que fazem sentinela na “Operacional” não estão acostumados com a palavra grosseira e nem com o veneno da raiva, da inveja e da mágoa. Higieniza o vaso de teu coração para que dele transborde só os eflúvios destilados pelo amor. Esqueça de tua pessoa e fixe tua atenção no corpo do filho de Deus que está deitado na maca e que busca a cura. Que teus olhos exerçam as funções do bisturi, extirpando com doçura as dores do órgão afetado. Derrama sobre o paciente o linimento extraído do amor segregado por teu coração. Acompanhe a mão do médium que segura o bisturi afiado, e saiba que, quem o segura, na realidade é minha própria mão que ainda conserva as cicatrizes deixadas pelas cortantes folhas no distante canavial. As cicatrizes da alma? Ah! Ferimentos do passado que foram cicatrizados quando passei a trabalhar por amor na cura das almas de meus tutelados.

Com amor,

Irmão Savas
(Mentor do Núcleo Espírita Nosso Lar)
Imagem do google

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)