Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

segunda-feira, maio 10, 2010

Chá para Todos Os gostos






À semelhança do que acontece com o vinho, o chá reúne à sua volta um grande número de apreciadores e especialistas. Além da variedade de aromas e sabores, tem também vantagens para a saúde. Saiba quais.



Ainda que actualmente cerca de 3 mil produtos sejam rotulados como «chá», é importante saber que os verdadeiros chás são feitos à base das folhas da planta Camellia Sinensis, mais conhecida como chazeiro. Tudo o resto são infusões de folhas de plantas, frutos ou árvores, como é o caso dos famosos chás de cidreira, camomila, hortelã ou limão. Nesse sentido, são reconhecidos oficialmente quatro principais tipos de chá: o chá Preto, o chá Verde, o chá Branco e o chá Oolong. A todos eles (e também às infusões ou tisanas) têm sido atribuídas, geração após geração, várias propriedades curativas e benéficas para a saúde. De facto, o chá é uma bebida sem calorias, sendo ideal para quem quer perder peso. Se lhe juntar açúcar, são 24 calorias por cada colher, enquanto que uma colher de leite equivale a 10 calorias. Por não possuir cloreto de sódio, é também ideal para quem tem a tensão alta. Muitas pessoas encaram ainda o chá como um bom estimulante, tanto do corpo como do intelecto.




Chá preto



Chá Preto: É o chá mais consumido no mundo ocidental desde o século XIX. Na Ásia, o seu habitat natural, é mais conhecido como Chá Vermelho. Distingue-se pelo seu sabor intenso e cor escura, sendo produzido através da oxidação intensa das suas folhas, o que faz com que seja muito rico em cafeína. É também dos que mais frequentemente se mistura com folhas de outras plantas para criar diversas aromatizações. Existem vários tipos de chás pretos, mas os mais famosos são os indianos Darjeeling, Assam e Ceilão e o chinês Keemun. Os ingleses são os maiores apreciadores europeus de chá preto, bebendo-o com um pouco de leite à mistura.
Entre os benefícios para a saúde que são atribuídos ao Chá Preto está a minimização do risco de doenças coronárias. No entanto, dada a quantidade de cafeína, convém que o consumo não seja excessivo.




Chá Oolong: A tradução do seu nome em chinês significa «dragão negro». Caracteriza-se por ter alguma oxidação, não tanto como no chá preto nem tão pouco como no chá verde. Os mais apreciados são o Da Hong Pao e o Tieguanyin. O seu aroma é frequentemente comparado ao de flores e frutas frescas. Deve ser bebido simples, sem qualquer adição de leite ou açúcar. É considerado um complemento eficaz no tratamento da diabetes tipo 2, de alergias e de algumas infecções bacterianas, bem como no controlo das cáries dentárias. Além disso, diz-se que estimula a oxidação de gordura, combatendo a obesidade.






Chá Oolong


Chá Verde: A diferença entre o chá verde e os chás preto e oolong consiste no facto de as suas folhas serem vaporizadas, enroladas e torradas, imediatamente após a colheita, pelo que não ficam oxidadas, permanecendo verdes. A sua mistura é feita a temperaturas mais baixas e durante menos tempo que o normal, resultando um chá mais leve e com menos cafeína. A fama das suas propriedades medicinais é, de facto, o que torna o chá verde tão popular. Vários médicos japoneses, apoiados em experiências relativamente recentes, afirmam que o chá verde possui as seguintes características benéficas:

É vinte vezes mais activo sobre a gordura corporal que a vitamina E;

Quando bochechado depois das refeições, previne a cárie dentária;

Controla a hipertensão arterial e permite o metabolismo do colesterol, o que evita a arteriosclerose;

Ajuda a manter a concentração em períodos de maior cansaço;

Possui propriedades que ajudam o emagrecimento;

Previne algumas doenças cardíacas e cerebrais.


Chá Branco: Este é um chá com pouca oxidação, por ser feito com folhas ainda bastante jovens apanhadas à mão. É, por isso, muito suave e reduzido em cafeína. Diz-se que inibe o desenvolvimento de células de gordura, sendo ideal para quem quer perder peso.




Chá verde


Infusões e Tisanas




Muitas infusões e tisanas, ainda que não sejam autênticos chás, são também frequentemente associadas aos efeitos benéficos das plantas que as constituem. Umas são calmantes, outras diuréticas ou ainda digestivas. No entanto, convém saber-se que as propriedades curativas da Camellia Sinensis estão cientificamente mais consolidadas e comprovadas do que as das tisanas.


Açafrão, Beladona e Malva – Alívio de dores menstruais;

Alecrim – Alivio das dores de cabeça, anti-fadiga, combate a sinusite, bronquite, asma e anemia.

Alfazema – Relaxante e analgésico. Anti-depressivo. Anti-séptico.

Barbas de milho – Diurético, recomendado em caso de problemas urinários. Calmante.

Bergamota – Utilizado contra as constipações. Auxilia digestão. Combate pele oleosa.

Camomila – Calmante. Alivia as does de cabeça. Combate ansiedade e depressão. Desintoxica o fígado e regula os intestinos. Alivia cólicas intestinais nas crianças.

Cidreira – Relaxante. Digestivo. Anti-depressivo. Alivia dores-de-cabeça, febre e constipações. Auxilia o processo de nascimento. Combate gases intestinais e perturbações urinárias. Ajuda a combater a insónia e as crises nervosas. Acalma o estômago.

Espinheiro Branco – Combate hipertensão arterial, problemas cardíacos. Calmante, ideal para insónias.

Dente de leão – Digestivo. Benéfico para o fígado. Antiasmático.

Erva-Doce – Calmante, digestivo, elimina gases intestinais e o mau hálito.

Flor-de-laranjeira – Calmante.

Flor-de-Sabugueiro – Alivia constipações e dores nos músculos, ossos e articulações.

Freixo – Drenante. Combate infecções urinárias, gota e reumático.

Gengibre – Ideal para constipações e problemas gastro-intestinais.

Gingko Biloba – Microcirculação cerebral, potencia a memória e actua como anti-depressivo.

Ginseng – Estimulante, afrodisíaco. Melhora o sistema imunitário, alivia sintomas da menopausa e combate insónias.

Jasmin – Digestivo e relaxante. Utilizado contra a pele seca.

Limão – Antioxidante, calmante, combate acidez orgânica.






Menta / Hortelã – Alivia a tensão física e dores de cabeça. Tranquilizante. Facilita digestão. Combate soluços, ressaca e tosse.

Pau d'Arco – Anti-cancerígeno, anti-anémico, anti-fadiga, melhora qualidade do sangue.

Perpétuas Roxas – Anti-inflamatório. Alivia dores de garganta, rouquidão, laringites e bronquites.

Rosmaninho – Alivia dor de cabeça. Auxilia na desintoxicação alcoólica do fígado e do sangue. Anti-séptico. Combate asma e bronquites.

Salsa – Antioxidante. Utilizado em casos de anemia e artrite. Alivia dores menstruais.

Salva – Alivia dores de cabeça, bem como dores e inflamações de garganta. Combate afecções da boca.

Fonte da Pesquisa e Imagem
http://www.mariajoaodealmeida.com/
Autora do Post
Catarina Cabral

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)