Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sábado, janeiro 04, 2014

Fator Tempo




Por que temos a sensação de que o tempo está passando de forma mais acelerada?




Hoje vou falar de um tema que muitas pessoas me perguntam, e que eu também tenho muita curiosidade.  A questão foi colocada no título deste artigo: por que temos a sensação de que o tempo está passando de forma mais acelerada? Será porque nos dias de hoje temos mais compromissos, ou perdemos mais tempo nos deslocando, ou mesmo algum fenômeno físico pelo qual o planeta esteja passando? Claro que eu, como física, sempre fiquei muito intrigada com esta questão também.  É importante ressaltar que de modo algum existe uma pretenção minha de colocar alguma resposta conclusiva para um tema obviamente tão complexo. A intenção deste artigo é abrir a discussão, trazer reflexões e fazer alguns links sobre teorias da física moderna e alguns fatores da nossa vida diária.

Sabemos pela Teoria da Relatividade de Einstein que o tempo passa de forma diferente para diferentes observadores, que estejam em diferentes referenciais (veja o post “O Paradoxo dos Gêmeos” http://www.sabedoriaquantica.blogspot.com.br/2012/08/o-paradoxo-dos-gemeos-o-tempo-dilata.html), mas neste caso o próprio observador não percebe que seu tempo está passando de forma acelerada ou desacelerada, para ele está tudo normal. Só percebemos esta diferença na passagem do tempo de duas pessoas em referenciais diferentes, quando fazemos a comparação entre elas. Então não seria o nosso caso, pois nós mesmos temos a sensação do tempo acelerado, o que não condiz com a Relatividade.

Nestes últimos dias, lendo sobre a questão dos alimentos que consumimos me veio um grande insight. Os animais que comemos, o frango, por exemplo, toma remédio para crescer mais rápido e ser abatido mais cedo. Em relação às frutas, a banana, por exemplo, é colocada em quartos específicos, com condições especiais, para que amadureça mais rápido, o leite que tomamos, vem de vacas que são intoxicadas com hormônios para que seu organismo acredite que elas estão prenhas e produzam leite em maior quantidade, ou seja, praticamente tudo o que ingerimos passa por processos de aceleração. Nada mais é respeitado pelo seu tempo natural de amadurecimento e crescimento. Tudo isso para que os alimentos possam ser vendidos mais rápido e o lucro maior... (fico realmente triste de ver como usamos os conhecimentos da ciência e da tecnologia de forma estúpida...)

Na física temos um pilar fundamental, que direta ou indiretamente, é a base da maioria dos modelos científicos, que é a conservação da energia. Mas temos também, apesar de menos conhecido pelo público leigo, um outro pilar tão importante e abrangente quanto, que é a conservação da informação.

(um pouquinho de física para nos fundamentar) O físico John Wheeler  sugeria que as coisas – matéria e radiação – deveriam ser vistas como secundárias, como veículos de uma entidade mais abstrata e fundamental: a informação.

Segundo a sua visão o nosso Universo deriva de um ingrediente fundamental, a informação, e evolui de acordo com regras fundamentais – as leis da física. Baseado também neste princípio da conservação da informação o físico Leonard Susskind, após aproximadamente uma década de discussão com Stephen Hawking, chegou a teoria do Universo Holográfico, ou seja, nosso Universo nada mais seria que a projeção de uma informação que está contida em dimensões menores.

Mas voltando a questão em debate, o que tem a ver os alimentos que estamos ingerindo com a sensação do tempo estar passando mais rápido? Bem, como vimos de acordo com o Princípio da Conservação da Informação, esta nunca se perde. Quando ingerimos um alimento, estamos armazenando em nosso corpo não apenas a parte nutricional deste alimento mas também a informação que está contida nele.  Ao nos alimentarmos deste modo, estamos colocando pra dentro de nosso próprio sistema biológico esta informação de aceleração.  Isto pode contribuir para que passemos nós mesmos a ter esta experiência da aceleração tb, pois esta informação estava contida nos alimentos ingeridos. Como coloquei no início deste texto, não que isso seja o dado fundamental para esta nossa sensação atual, de que as horas escorrem por entre nossos dedos, mas com certeza pode ser um fator de relevância.

referências:

Brian Greene - A Realidade Oculta - Universos Paralelos e as Leis Profundas do Cosmo
Blog do Dr Victor Sorrentino http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/



http://sabedoriaquantica.blogspot.com.br/2013/09/por-que-temos-sensacao-de-que-o-tempo.html
Imagem do google

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)