Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 06, 2009

CONFREI

Na cosmética natural o confrei é uma preciosidade e custo a acreditar que possa fazer mal.
Um creme feito com cera de abelha, lanolina e suco de confrei é excelente para a pele e atenua as rugas em volta dos olhos. Aliás, o suco de confrei pode ser colocado puro dentro dos óleos e dos cremes para deixar a pele elástica e jovem. Claro que assim o creme fica muito mais perecível. O jeito mais prático de começar a usar uma receita como esta é separar um pouquinho do creme preferido, juntar algumas gotas de suco de confrei e experimentar.


No aspecto mágico, o confrei é uma planta que protege os viajantes. Algumas folhas na mala evitam que a bagagem se perca. Na Idade Média as jovens que tinham perdido a virgindade, na véspera do casamento tomavam um banho num chá bem forte de confrei e parece que nenhum noivo desconfiava, porque as virtudes adstrigentes da planta neste sentido realmente são fantásticas.....

Fonte de Pesquisas
http://fitosaude.blogspot.com/

CONFREI


Nos últimos cem anos já foi considerado capaz de evitar as carências alimentares de todos os seres humanos e de curar todas as doenças. Há pouco tempo, entretanto, foi considerado cancerígeno, e desde então existem opiniões antagônicas a seu respeito.
Alguns médicos embora não neguem sua eficácia - o Dr. Eduardo Peixoto, diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde é um deles - aconselha a suspensão de seu uso até que se confirme ou não a existência de efeitos colaterais. O Dr. Marcial Ribeiro chega inclusive a citar experiências com ratos feitas na Universidade de Tóquio, Japão: em 600 dias estes animais apresentaram neoplasia no fígado. No caso do Homem, supõe-se que esse efeito só pode ser constatado depois de 15 a 20 anos de ingestão ininterrupta de confrei. A Farmacolocista Jurema Paes Leme, no entanto, contesta tal suposição, afirmando que para contrair tumores hepáticos um homem de 60 kgs teria que ingerir quatro xícaras de chá por dia durante 140 anos. Já o prof. Dr. Walter Accorsi, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP Piracicaba), que vem receitando confrei aos seus clientes há muitos anos, acredita que esta planta não cause mal algum. E o farmacologista Antonio Carlos Neder, da Unicamp, que tem feito uma série de experiências que comprovam as virtudes do confrei como cicatriznate e curativo, não observou até agora nenhum efeito nocivo desta erva.

Há muitos séculos é usado na Ásia como ração para os animais e sempre foi considerado a planta que "solda os ossos". Realmente age quase sempre como um "cola-tudo" em relação aos ossos, mas é perigoso quando se trata de ferimentos tipo úlcera. Cicatriza tão depressa a parte externa da pele que muitas vezes o processo inflamatório continua por dentro. Mesmo assim foi usado pelas tropas romanas, pelos cruzados e por todos os exércitos europeus até a Primeira Guerra Mundial.

O confrei faz parte da relação de 21 plantas cujas propriedades terapêuticas estão sendo analisadas pela Central de Medicamentos (Ceme), órgão do Ministério da Previdência Social. A ele atribui-se a capacidade de não só curar e cicatrizar feridas mas também consolidar fraturas com prodigiosa rapidez. Considera-se ainda que o chá preparado com as folhas e raízes funciona beneficamente nas doenças pulmonares, inclusive as graves como pneumonia e tuberculose, além de estancar a hemorragia de pulmões, estômago e intestinos. Em alguns casos, conforme fontes categorizadas, tem sido empregado com êxito contra tumores malígnos e úlceras progressivas.




Urucum


O urucum é uma planta originária da América do Sul, mais especificamente da região amazônica. Seu nome popular tem origem na palavra tupi "uru-ku", que significa "vermelho".

De suas sementes extrai-se um pigmento vermelho usado pelas tribos indígenas brasileiras e peruanas como corante e como protetor da pele contra os raios solares intensos.

Hoje ele é usado amplamente na indústria alimentícia como corante de diversos produtos.

Processamento do urucum para aplicação na formulação de cosméticos.



Imagem do google

Textos da internete

Açafrão


Propriedades Medicinais do Açafrao
Descrição :Planta bulbosa de flores de cor lilás, de cujo estigma é extraído o açafrão propriamente dito.
Propriedades : histeria, inflamação, regular processos sanguíneos, tireóide, problemas digestivos, prisão de ventre, veneno de cobra.

Indicações : É digestivo, aperitivo, carminativo, antiespasmódico e emenagogo.Combate a tosse causada pela bronquite crônica, ansiedade, insônia.

Principios Ativo : Princípios amargos (crocina e picrocina) e 1 óleo essencial. Aldeídos terpenos (safranal, 2,2,4-trimetil-ciclohexa-1,3-dieno-carbaldeído, pineno e cineol), picrocrocina, carotenóides, crocetina, gentobiose, alfa e o beta-caroteno, licopina, zeaxanteno e mucilagem.

Modo de Usar - Usado em molhos, sopas, saladas, arroz, cozidos com frango e legumes;
- preparação de tinturas, extratos, loções oculares e colírios, mas sobretudo em pílulas abortivas.

Pesquisas de Texto via internete
Imagem google

Jurubeba




Jurubeba
A jurubeba (Solanum paniculatum) é proveniente do Brasil, assim como do Paraguai e da Argentina.
É uma árvore pequena que cresce até aos 3 metros de altura e produz pequenos frutos amarelos e flores lilazes ou brancas. A planta tem folhas em forma de coração que são macias na parte de cima e com penugem por baixo. Existe tanto a árvore macho como a árvore fêmea da jurubeba; a fêmea cresce um pouco mais em altura, tem folhas maiores, e dá frutos. As folhas e as raízes são usadas na medicina tradicinal brasileira de hoje em dia como tónico, para acelerar a digestão e aliviar dores de estômago.
O chá de folha de jurubeba é um remédio caseiro muito comum em todo o Brasil para tratar ressacas. Ajuda a tonificar, equilibrar e fortalecer o fígado, contra comida ou álcool em excesso.
Efeitos
Esta erva é óptima para a digestão, dores de estômago, e como tónico para o fígado (especialmente em caso de abuso de álcool).

Uso

A jurubeba consome-se melhor em chá. Descobre qual a melhor dose para ti, visto que esta varia de pessoa para pessoa. Bebe o chá após uma noite de consumo excessivo de álcool, ou antes ou depois de uma refeição de digestão difícil. A erva entra em acção imediatamente – alivia rapidamente o estômago inchado.


Pesquisas via Internete
Imagem do google

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)