Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, dezembro 05, 2010

O Discernimento Constrói a Evolução


Há um número imenso de estancamento entre as pessoas que estão buscando informações sobre transição planetária, evolução espiritual, ufologia, 2012, etc, etc, etc. Muitas delas já tiveram o suficiente para sairem do lugar e começarem a evoluir devidamente, todavia ainda se encontram fadadas às limitações de suas mentes racionais, por escolha própria. Muitas tentam eximir-se de culpa, dizendo que a informação chega distorcida, subjetiva ou incongruente. Ora, querido leitor, nós dois sabemos que sempre há informação verdadeira e bem conclusiva disponível para todos aqueles que realmente estão em busca das respostas. Não há resposta para todas as perguntas, logicamente, todavia o bastante para que tal estancamento não se perpetue por mais tempo.

Ao longo deste mês, consegui dedicar um tempo, ou melhor, um espaço no meu agora, para observar melhor as reações de incontáveis pessoas a postagens esclarecedoras em diversos blogs internet à fora. O que percebi é no mínimo motivo de preocupação para muitas delas. Há tanta desconstrução de ideias por detrás dos comentários, que um leitor menos atento acharia que todos estão falando sobre coisas diferentes numa mesma postagem. Também a velha e chata tomada de partido imediata, isto é, assumir um lado e atacar o outro, está presente, gerando discussões que começam e terminam no mesmo lugar. Pena. Aliás é bom não usar a palavra pena... nem triste, nem deprimente, aliás nem aquela preocupação acima. As pessoas podem entender errado... Podem achar que estou na dualidade... Analise essas duas últimas linhas, querido leitor, e me diga o que eu quero dizer.

Percebe o que está havendo por aí? Muitas pessoas estão tentando forçar o entendimento, ao invés de abrir o coração para ele. Deste modo, a informação não entra, gera conflito com aquelas já existentes e a mente racional não consegue enxergar a ideia por detrás das palavras. A racionalidade está assumindo um papel perigoso para a evolução dessas pessoas. E junte-se a isso o entendimento literal da informação e o Ego sempre inflado, e temos um grande problema se formando. O intelecto é uma barreira sólida no caminho do desenvolvimento espiritual, pois inevitavelmente se alia ao lado da matéria, da ciência e da filosofia institucional. Isso não leva a lugar nenhum. É como andar em círculos, mesmo a filosofia.

Muitos dos diversos leitores dos diversos blogs estão presos à sua cegueira mental, cujos três principais responsáveis podem ser remediados a qualquer instante: o Ceticismo, a Dependência Intelectual e a Dualidade Ideológica. Quando não temos total controle destes três, o Ego pula e parte para briga; a informação chega, mas não entra; e a matéria continua como única fonte segura de existência. Ninguém consegue sair da ilusão sem antes passar por diversos estágios ao longo do caminho. Estes três acima, querido leitor, são básicos e já deviam ter sido superados há muito tempo. Aliás, alguém aí pulou da cadeira quando eu falei sobre o tempo, já que vivo dizendo que ele não existe? Pois é, Interpretação Literal. Erro pueril.

As 3 Barreiras

O que é o ceticismo? A grosso modo, insegurança existencial. O cético necessita de provas, pois sua mente racional só é capaz de interpretar o óbvio, aquilo que se encontra concreto em algum segmento científico, histórico ou político, pois seu complexo de inferioridade e falta de critério existencialista é pungente demais para ele conseguir um vislumbre de algo mais além. Ele, como todo mundo, procura respostas, mas procura na matéria o que não pode ser respondido na mesma. Todavia o cético não é o grande vilão que muitas pessoas pensam, sua mente não pertence a ele, pertence ao sistema. Moldada ao longo da história, a mente cética é incapaz de pensar por si só, agarrando o conhecimento coletivo, provado pela matéria, e incorporando em si mesma, achando então, por seu complexo de inferioridade, ser seu de origem. É como o valentão que precisa provar sua masculidade por meio da agressão, já que em seu interior sente-se inferior ao resto dos homens. Já falamos sobre o Ego o suficiente neste blog, portanto não iremos adiante com isso.

A Dependência Intelectual é um falso status evolutivo, que tem como única finalidade fortalecer os muros que protegem o Ego e seus complexos. A pessoa intelectualizada tem a pretensa ilusão de ser superior e de ter mais conhecimento, portanto mais legitimidade numa discussão de ideais, do que qualquer outra pessoa. Ora, querido leitor, o intelectualizado é sempre o primeiro a retrucar, discordar e atacar, tentando por meio de palavras bonitas ou grosseiras ou zombeteiras vencer uma contenda que apenas existe em sua mente, mas que por meio das mesmas palavras puxa a outra pessoa para a briga. Mais inutilidade que essa, só o ceticismo já citado. A mente racional é o maior entrave para descobrir a verdade sobre o mundo, deste modo a pessoa que acha que tem maior entendimento que os outros, pelo número de diplomas, títulos e livros lidos não só está se enganando como também está se tornando refém de sua própria intelectualidade, não dando espaço para que as únicas respostas relevantes cheguem ao seu conhecimento.

O intelectual conspira a favor do sistema vigente e incorpora ideologias terceirizadas, usando muitas vezes de sofismos e agressões desnecessárias, que só impressionam aqueles que dormem profundamente e que apenas atingem os de mesmo nível débil de auto-conhecimento. O dependente intelectual só sabe procurar as respostas do lado de fora e vê na Ciência seu único instrumento de fé, podendo mentir, fraudar e até morrer por ela. E o que acontece quando sua religião científica falha? Ele a protege, como se tudo não passasse de teoria da conspiração. O dependente intelectual é uma criança teimosa que não aceita ajuda e prefere afundar nas areias do pessimismo materialista. Pena. Há um mundo lindo de possibilidades esperando.




Ah, a Dualidade Ideológica... "A" x "B", Direita x Esquerda, Azul x Vermelho, Novo x Velho, Bonito x Feio, Certo x Errado, Meu Deus x Seu Deus, Eu x Você... Bobagem x Bobagem. A Dualidade Ideológica serve para apenas um propósito: fazer barulho. A pessoa apegada a ideais é perita em cometer excessos em suas decisões e em seus estudos sobre a verdade, pois vê apenas metade do cenário visível, adotando-o como o único verdadeiro e, por causa de seu Egochato sempre estressado, não tem capacidade de lidar com qualquer possível divergência que surja em seu horizonte, mesmo quando a divergência está apenas em sua cabeça. Essa pessoa vai pular da cadeira e vai querer brigar toda vez que discordar de algo e a outra pessoa, mesmo na mais plácida das manhãs, dizer qualquer palavra. Isso não passa de infantilidade e perda de tempo. Mais nada.

As pessoas presas a essas três barreiras costumam cometer erros bobos de interpretação e entendimento de informações, pondo em risco seu desenvolvimento. Um desses erros é julgar o informante baseando-se apenas em palavras escritas, e determinar sua índole ou estado mental a seu bel-prazer. Essa atitude pueril o impede de compreender a informação, mesmo quando esta é simples e direta. E aliando-se ao erro da literalidade, como, por exemplo, achar que estou sendo dualista ao escrever a palavra "erro", o principal acaba se perdendo: a informação. Uma exclamação já é considerada agressiva para essas pessoas, que dirá quando o texto é ríspido em seu estilo...

O Discernimento Não Está na Mente Racional


Veja, querido leitor, que interpretar um texto não é o mesmo que discernir a seu respeito. A interpretação se dá na superfície da palavra escrita, tendo como único fundamento a compreensão de seus limites informativos, não procurando o além do óbvio. A interpretação é o ver, mas não enxergar. É baseada na mente racional, portanto leva consigo todos os problemas já citados acima. Gera apenas a falsa premissa mental de entendimento de determinado assunto, podendo então considerar-se completa e absoluta. Mas não se iluda, querido leitor, a interpretação é e sempre será material, física e limitada.

O discernimento, ao contrário, não se origina na mente, e sim na consciência que transcende, tendo por essa razão maior esclarecimento sobre qualquer assunto ou informação. Ela não julga e não toma partido, apenas enxerga, e isso é de extrema importância e obrigatoriedade para se conseguir alcançar a evolução espiritual, pois traz o entendimento interior num nível completo e perene. Enquanto a interpretação precisa de quantidade de informações para chegar a alguma conclusão aceitável, o discernimento precisa de apenas uma informação relevante e séria para chegar a incontáveis conclusões absolutas, pois como dissemos, ele é baseado no conhecimento verdadeiro originado no Eu Superior e não cai nas armadilhas da mente racional.

Já vínhamos dizendo há muito tempo que o único meio de chegar ao verdadeiro conhecimento e à evolução espiritual é mantendo-se na neutralidade. Sei que estamos nos repetindo, mas há a necessidade de falarmos disso várias vezes para que essa informação seja realmente entendida: é preciso observar sem julgar, analisar e tomar partido, apenas absorver. Quando isso é feito, no momento menos esperado incontáveis conclusões e esclarecimentos vêm a nós interpretados pela mente. Pois é para isso que a racionalidade serve, querido leitor, para interpretar o que vem do nosso interior, e não o que vem de fora. O que é externo a nós não tem qualquer valor para o que cada um se propõe a fazer no âmbito existencial: alcançar a perfeição. O discernimento faz um texto de dez linhas se tornar um livro de mil páginas.

Por isso, querido leitor, evite julgar quem escreve, evite analisar aquilo que lê, ouve, assiste ou vê no dia a dia e evite achar que sabe mais do que os outros pelo seu nível de estudo. Lembre-se que você estudou no Sistema, então, e sem querer desiludí-lo, tudo o que você aprendeu faz parte do mesmo, portanto não tem mais valia do que qualquer outra coisa que ele nos mostra. Eis a diferença, querido leitor, entre o Intelectual e o Sábio. O intelectual acha que sabe por aquilo que aprendeu na ilusão; o sábio, ele sabe que neste mundo de ilusões, ninguém sabe nada!


Fonte do texto e Imagem e energia Luz e brilho do Blog
http://particulasdafonte.blogspot.com/2010/11/o-discernimento-constroi-evolucao.html
Vamos na Paz.

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)