Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sábado, junho 05, 2010

Guaraná




Nomes populares:
Guanazeiro, guaraná, guaraná cerebral, guaraná da amazônia, guaranaína, guaranauva, narana, uaraná

Nome científico:
Paullinia cupana Kunth

Propriedades terapêuticas:
Tônico estomacal, energético, afrodisíaca, aperiente

Indicações terapêuticas:
Dispepsia, flatulência, diarréia, gases e prisão de ventre

Parte usada:
Semente (em pó)



http://ervasquecuramoumitospopulares.blogspot.com/

Lenda do Guaraná


Um casal de índios pertencente a tribo Maués, vivia junto por muitos anos sem ter filhos mas desejava muito ser pais. Um dia eles pediram a Tupã para dar a eles uma criança para completar aquela felicidade. Tupã, o rei dos deuses, sabendo que o casal era cheio de bondade, lhes atendeu o desejo trazendo a eles um lindo menino.

O tempo passou rapidamente e o menino cresceu bonito, generoso e bom. No entanto, Jurupari, o deus da escuridão, sentia uma extrema inveja do menino e da paz e felicidade que ele transmitia, e decidiu ceifar aquela vida em flor.

Um dia, o menino foi coletar frutos na floresta e Jurupari se aproveitou da ocasião para lançar sua vingança. Ele se transformou em uma serpente venenosa e mordeu o menino, matando-o instantaneamente.

A triste notícia se espalhou rapidamente. Neste momento, trovões ecoaram e fortes relâmpagos caíram pela aldeia. A mãe, que chorava em desespero, entendeu que os trovões eram uma mensagem de Tupã, dizendo que ela deveria plantar os olhos da criança e que deles uma nova planta cresceria dando saborosos frutos.

Os índios obedeceram aos pedidos da mãe e plantaram os olhos do menino. Neste lugar cresceu o guaraná, cujas sementes são negras, cada uma com um arilo em seu redor, imitando os olhos humanos. (Fonte: http://www.sumauma.net/amazonian/lendas/lendas-guarana.html)

Coentro Sementes


As sementes são conhecidas como especiarias curativas. Na Europa elas são chamadas de “planta anti-diabética”, na Índia elas são utilizadas por suas propriedades antiinflamatórias e nos EUA existem estudos que acreditam na capacidade de reduzir o colesterol.

Essas são algumas das muitas funções do coentro, que funciona também como estimulante para o estômago e intestino, fazendo com que seja consumido antes das refeições como aperitivo. Quem acha que as utilidades do coentro acabaram, engana-se.

Na Ásia, as ervas e o óleo da semente possuem habilidades em curar hemorróidas, dores de cabeça, inchaços, conjuntivites, reumatismos, úlceras na boca e serem usadas em compressas. Os chineses garantem ainda conseguir curar vários tipos de problemas de bexiga, halitose e ainda complicações gástrico-digestivas com a ajuda do coentro.

O óleo das sementes pode ser utilizado em perfumes, licores e até mesmo no gim. Outro nome menos conhecido do coentro é “milho tonto”, pois quando uma pessoa inala o aroma de uma semente recém esmagada, isto pode causar tontura. O coentro também é uma excelente fonte de fibras dietéticas, ferro, magnésio e manganês.

Mesmo com tantas qualidades muitas pessoas odeiam o coentro. Por isso o neurocientista Charles J. Wysocki, do Monell Chemical Senses Center iniciou uma pesquisa sobre a erva.

Após muito estudo na genética de aromas e de que forma reagimos a eles, descobriu que o que faz as pessoas rejeitarem o coentro é o cheiro, e não o sabor.

Pesquisa google e Imagem

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)