Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, novembro 08, 2009

Erva-de-santa-maria (mastruz)


Erva-de-santa-maria (mastruz) – um vermífugo natural
A erva-de-santa-maria (Chenopodium ambrosioides L.) – também conhecida como ambrósia, quenopódio, erva-pomba-rola, erva-formigueira, chá-do-méxico, mastruço, mastruz, erva-mata-pulga e uzaidela – é adstringente, destrói parasitas intestinais, aumenta a transpiração, relaxa espasmos e tem efeitos expectorante, fungicida e inseticida. É usada também nas afecções das vias respiratórias, rouquidão, catarros crônicos, bronquites, tosse, asma, angina e infecções pulmonares. Externamente cicatriza contusões.

O óleo essencial extraído de suas folhas e flores contém ascaridol, empregado contra ascaris lumbricoides na dose de duas a seis gotas misturadas com óleo de amêndoas, de rícino ou mel (para crianças, é mais indicado óleo de amêndoas ou uma a duas gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta).

A erva é usada internamente para tênia e outros pequenos parasitas, disenteria por ameba, asma e catarro. Externamente é usada para pé-de-atleta e mordida de inseto.

O chá preparado com as folhas é pouco eficiente contra vermes intestinais, mas é estimulante estomacal.

A infusão da planta seca é pouco empregada devido à baixa quantidade de substâncias ativas. A tintura é usada nas equimoses e contusões.



Preparo e dosagem

Infusão: 1 xícara de cafezinho da planta fresca com sementes em 1/2 litro de água. Tomar 1 xícara de chá de seis em seis horas (vermífugo, estomáquico).

Sumo: 2 a 4 colheres de sopa do sumo das folhas para 1 xícara de chá de leite, uma vez ao dia – as crianças maiores de 2 anos devem tomar a metade da dose (peitoral).

Sumo: 1 copo da planta picada com sementes para 2 copos de leite - bater no liquidificador e tomar um copo em jejum uma vez ao dia por três dias seguidos (vermífugo).

Cataplasma: Juntar 1 xícara de cafezinho de vinagre e 1 colher de sopa de sal, amassar a planta na mistura até obter uma papa. Colocar sobre o local afetado e enfaixar (contusões).

Geléia: pegar 4 bananas-nanicas maduras com casca, picar 1 copo de folhas de erva-de-santa-maria com sementes, meio copo de hortelã e 1 copo e meio de mel. Triturar bem as plantas em um pilão, juntar a banana e o mel e amassar bem. Levar ao fogo até dar o ponto de geléia, o que ocorre em poucos minutos. Dar 1 colher de chá duas vezes por dia ou passar na bolacha, pão, etc. (vermífugo).


Outros usos

A erva-de-santa-maria elimina e repele pulgas e percevejos (colocar os ramos debaixo dos colchões e varrer a casa utilizando-os como vassoura).

Atenção! O uso desta planta às vezes provoca uma sensação de formigamento, mais notada nas mãos e nos pés. A erva-de-santa-maria deve ser usada com cautela, pois pode irritar o intestino. A erva-de-santa-maria é contra-indicada para gestantes e crianças menores de 2 anos de idade.


Fontes de consulta:
http://www.inova.unicamp.br/
http://www.ciagri.usp.br/

Quebra -Pedra


O gênero Phyllanthus é composto por várias espécies, muitas das quais apresentando propriedades similares e sendo conhecidas pelos mesmos nomes populares. Essa erva apresenta uma extrema capacidade de adaptação, podendo suportar locais muito adversos, na maioria das vezes com baixo nível de umidade e nutrientes.

É comum se alastrarem nas rachaduras e frestas dos muros e calçadas: quem observa pode pensar, que foram elas que provocaram as rachaduras para poder brotar. É justamente por essa característica e também por ser eficaz na eliminação de cálculos renais que surgiu o nome popular "quebra-pedra" (em espanhol, é conhecida como "chanca piedra").

A medicina popular brasileira utiliza amplamente esta planta, não só no tratamento de problemas relacionados ao aparelho urinário, mas também como auxiliar no combate a problemas estomacais.

O nome Phyllanthus vem do grego phyllon (folha) e anthos (flor), em referência às flores produzidas em ramos que se assemelham a folhas compostas. A maior parte do gênero é de origem paleotropical, com cerca de 200 espécies distribuídas pelas Américas, principalmente Brasil e Caribe. Cerca de onze espécies atingem latitudes temperadas, mas não são encontradas na Europa e na costa pacífica do continente americano. No Brasil, as espécies mais conhecidas e chamadas popularmente de quebra-pedra, arrebenta-pedra ou erva-pombinha são as Phyllanthus niruri L., Phyllanthus amarus Schum. & Thonn e Phyllanthus tenellus Roxb. Müll. Arg., reconhecidas popularmente por suas propriedades diuréticas, sendo utilizadas na eliminação de cálculos renais. Recentes pesquisas descobriram em várias espécies do gênero uma atividade anti-viral, com possíveis aplicações no tratamento da Hepatite-B e câncer.

A espécie mais facilmente encontrada no Brasil - e também a mais utilizada - é a Phyllanthus niruri. O uso praticamente se restringe à medicina popular, uma vez que quase não são vistas espécies deste gênero utilizadas como ornamentais.

Ela não quebra...

Ao contrário do que o nome popular diz, o chá de quebra-pedra não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o Phyllantus niruri evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expeli-los. Pelo menos é isso que foi comprovado no estudo realizado pela química Ana Maria Freitas, do departamento de Nefrologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A pesquisa constatou que o chá de quebra-pedra reduz a adesão de cristais de oxalato de cálcio às paredes do túbulo renal. Durante dois anos o Phyllantus niruri foi ministrado a 58 ratos na forma de pó, para que os componentes não fossem alterados. Pequenas pedras de oxalato de cálcio foram implantadas na bexiga das cobaias, divididas em dois grupos. Um deles tomou a substância diariamente, enquanto o outro ingeria apenas água. Após 42 dias os animais que não tomavam o medicamento formaram uma média de 12 pedras, com cerca de 0,18 g cada. Os demais apresentaram apenas três cálculos, de aproximadamente 0,02 g.

A análise das pedras indicou que o chá impede a aderência de macromoléculas aos cristais de oxalato de cálcio porque reverte sua polaridade. "Os cristais se prendem à parede celular porque há uma atração elétrica entre ambos", a química esclarece. "Os cristais têm carga positiva, e a parede celular, negativa. O Phyllantus niruri parece mudar a polaridade da carga dos cristais, e inibir assim sua adesão ao túbulo renal". O chá também relaxa o sistema urinário, o que facilita a expulsão dos cálculos.

A planta como ela é...

A quebra-pedra (Phyllantus niruri) é uma herbácea pequena, com caule de cerca de 50 cm de altura e muito fino, ramoso e ereto. Produz folhas miúdas e ovais. As flores são minúsculas, verde-amareladas, solitárias e dispostas na parte inferior dos ramos. Já os frutos são verde e bem pequenos. O chá preparado com a planta tem sabor amargo.


http://www.jardimdeflores.com.br

Sabugueiro e Utilidades


USO ENERGÉTICO

O sabugueiro é indicado para pessoas que estão sempre temendo perder o controle das situações. Para quem tem movimentos involuntários de origem nervosa. O sabugueiro reconstitui o EU, traz confiança, e amplia os sentidos. É ótimo para pessoas que se sentem embotadas, sem conseguir agir, vendo toda sua vida através de um esquema nebuloso.
É indicado para mulheres, juntamente com a Artemísia e a tanchagem, pois atua na reconstituição da auto estima, do respeito próximo e ajuda a colocar limites.
Tem uma atuação perfeita para as mulheres que se queixam que fizeram a opção errada, que estão presas dentro de suas casas com seus filhos, mas não sabem muito bem como resolver sua angústia.
Ajuda a posicionar o que está fora e o que está dentro de nós. O que vale a pena ser mexido, e o que nós temos que nos conformar e trabalhar para amenizar.



USO CULINÁRIO
As flores de sabugueiro são as coisas mais lindas e perfumadas que existem. Servem para enfeitar saladas, doces, sempre usadas cruas e frescas.

Geleia De Ervas E Sabugueiro:
2 K de maçãs ácidas, preparadas conforme foi ensinado na geleia de rosas.
1 ramo de flores de sabugueiro, 1 galhinho de alecrim, galhinhos de Melissa, 1 galho de manjericão, pétalas de rosa branca.
Cozinhe as maçãs e forme um creme conforme o indicado.
Coloque o creme novamente na panela com o buquê de ervas previamente lavadas. Deixe cozinhar por mais 20 min , e coe novamente.
Acrescente, para cada kilo de creme, 5oo g de açúcar mascavo ou mel a gosto, recoloque na panela e deixe dar ponto com uma pitada de cravo e canela em pó.

Bebida de Flores de Sabugueiro
2 L de água
500 g de açúcar.
Sumo e raspa de um limão
Ferva a água com o açúcar, deixe esfriar, coloque o sumo e as raspas de limão e as flores de sabugueiro.
Deixe descansar por 24 h, coberto com um pano de linho ou uma fralda.
Coloque em um vidro de 3 l de boca larga, ou um recipiente que possa ser hermeticamente fechado.
Acrescente 1 l de vinho branco ou cidra e deixe descansar por duas semanas.
Essa bebida mágica pode ser servida como suco, e inclusive misturada com frutas e água


OUTROS USOS

- Não existe nada mais maravilhoso que um banho de imersão com flores de sabugueiro.
- Seu período menstrual se aproxima e com ele as cólicas? faça banhos de assento com flores e folhas de sabugueiro.
- O sabugueiro pode ser encontrado em tintura mãe.
- O chá de flores de sabugueiro é do outro mundo, no sentido literal e figurado, pois limpa a aura e prepara para coisas novas e criativas.
- Os antigos achavam que dentro de cada sabugueiro morava uma curandeira que tinha sido morta na inquisição de forma injusta.



http://www.aleph.com.br

Sabugueiro


SABUGUEIRO - (Sambucus nigra)

USO MEDICINAL

Esse maravilhoso arbusto ajuda nas inflamações, é anti diarreico, ótimo para crianças com doenças como o sarampo e a catapora, pois abaixa a temperatura do corpo e é anti febrífugo, é indicado para tratamentos com os órgãos femininos, pois é um auxiliar maravilhoso para a artemísia.

Também atua nos reumatismos, na purificação dos rins, e provoca o suor.


Fonte->http://www.aleph.com.br




Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)