Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sábado, julho 17, 2010

O que é Experiência da Quase-Morte (EQM)?



A experiência da quase-morte (EQM) ou near-death experience (NDE), termo usado no exterior, é uma projeção da consciência, forçada, compulsória, patológica, causada por traumas orgânicos, agentes físicos, químicos ou psicológicos. É comum a pacientes terminais, sobreviventes da morte clínica, e em situações em que haja momentos de perigo extremo, acidentes, intoxicação, traumatismo, anestesia, afogamento e outros casos médicos. Este fenômeno é muito comum e bastante dinheiro e tempo de pesquisa científica têm sido gastos para explicá-lo.

Que tipos de relatos são feitos pelos que experimentam a EQM/NDE?

Parece haver uma sequência dos seguintes fatos: sensação de paz, impressão de flutuar acima do próprio corpo, percebendo pessoas ao seu redor, visão panorâmica, ampliação de certas percepções, logo depois a sensação de entrar por um túnel (efeito-túnel), percebe-se a presença do que a maior parte chama de "ser de luz" - referência variável, que dependerá dos arquétipos religiosos, culturais ou filosóficos da pessoa. A fronteira entre as duas dimensões é também o limiar entre a vida e a morte: normalmente um marco. Estas são as descrições mais características das experiencias da quase-morte/EQM.

Quais as consequências psicológicas sobre o comportamento daqueles que experimentam o fenômeno da projeção da quase-morte?

Profundas alterações comportamentais ocorrem com os indivíduos que vivenciaram a EQM. Mais de 90% das pessoas que rememoram a experiência mudam para melhor, perdem o medo da morte (tanatofobia), passam a dar mais valor à sua própria vida e à dos demais, fazem uma reperspectivação da existência física (reciclagem existencial), para um redimensionamento pessoal. Enfim, há um grande despertamento e amadurecimento consciencial.


Como a medicina explica a EQM e qual o papel da Projeciologia nesta discussão?

A Projeciologia estuda todas as formas de projeção da consciência em outras dimensões. A EQM/NDE é uma delas. No Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia temos um curso sobre o assunto, tentando passar a ótica universalista da Projeciologia. A EQM/NDE é um acontecimento traumático, mas deve ser encarado por todas as áreas da medicina, sem qualquer "pré-conceito" que o torne obscuro ou místico. Desde que pesquisadores do mundo todo se voltaram para analisar e discutir de forma mais abrangente o fenômeno, a própria medicina tradicional tem sido forçada a repensar a morte e a sobrevida da consciência. Ainda hoje, há médicos que fogem das explicações científicas, atribuindo o fenômeno a Deus ou a algo sobrenatural, outros usam abordagem superficiais como memória genética, diminuição da oxigenação cerebral (hipóxia cerebral), associam à experiência do nascimento biológico, mas não fornecem uma explicação satisfatória para suas próprias dúvidas.

O que existe como literatura para o grande público compreender e adquirir mais informações sobre a EQM/NDE?

Nos EUA, o médico psiquiatra Dr. Raymoond Moody Jr., escreveu alguns clássicos da literatura projeciológica, que se tornaram best-sellers em todo mundo. Outra médica psiquiatra, a Dra. Elizabeth Kubler-Ross, radicada nos EUA, é especialista no fenômeno e até fundou um instituição com o seu nome, que atende doentes terminais e suas famílias. Nos EUA existe uma publicação de uma revista sobre EQM/NDE chamada "NEAR-DEATH Studies" cujos artigos são escritos por médicos. Há também um pediatra americano, Dr. Melvin Morse, que vem pesquisando de forma pioneira as EQMs em crianças.

Qual a contribuição da Projeciologia para o estudo deste fenômeno?

A Projeciologia nasceu no Brasil a partir do trabalho do Prof. Waldo Vieira, médico e odontólogo. Além do pioneirismo de uma proposta brasileira para a ciência, a organização da metodologia científica para as projeções da consciência, inclusive as espontâneas e voluntárias (não patológicas), veio preencher uma lacuna existente no estudos do fenômeno, mesmo para as instituições de ciência do exterior.

Fonte do Texto e Imagem
http://misteriosdoespirito.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)