Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, julho 07, 2010

História eTradições dasPlantas Medicinais!


Os antepassados mais remotos dos milhares de remédios que nos são atualmente disponíveis não tem mais que cem anos de idade.
Até 1828, quando Friedrich Wohler produziu a síntese da uréia a partir de uma substância inorgânica, o cianato de amônio, o homem não concebia como fonte de matéria orgânica qualquer coisa que não fosse animal ou vegetal. Isto significa, que descontando praticamente apenas o século XX, toda história da medicina encontra-se intimamente ligada às plantas medicinais.
Numerosas etapas marcaram a evolução da arte de curar, porém torna-se difícil delimitá-las com exatidão, já que a medicina esteve longamente associada a práticas mágicas, místicas, ritualísticas.

A partir da Antiguidade, ou talvez até antes dela, passou-se a acreditar que o domínio da magia do reino vegetal repousava no conhecimento dos espíritos das plantas_habitantes do plano astral que aspirariam elevar-se até a condição humana. Segundo a crença, retomada pelo alquimismo e sustentada pelo ocultismo, estes seres, dotados de inteligência institntiva e de intenso poder sobre o plano material, poderiam efetuar curas surpreendentes, bastando para isso, serem bem dirigidos.
A arte de preparar filtros_poções elaboradas com substâncias mágicas para realizar determinados desejos_ainda é praticada, atualmente, no Oriente. Tendo sua preparação relacionada à magia negra, as pomadas, os ungüentos e as poções teriam o poder de atuar sobre o corpo astral e de produzir fenômenos fisiológicos a paranormais, de paixão ao ódio, da cura de doenças à morte.
Mesmo a medicina popular ocidental muitas vezes se realiza, ainda hoje, dentro da lógica da magia, que mistura o conhecimento dos efeitos terapêuticos de certa planta com invocações e rezas para expulsar as doenças.
concebidas ou não como seres espirituais, as plantas adquiriram fundamental importância na medicina popular por suas propriedades terapêuticas ou tóxicas.
Já no ano 3000 a.C., a China se dedicava ao cultivo de plantas medicinais, iniciado por Sheu-ing. A obra do imperador Cho-Chin-Kei, o "Hipócrate chinês", é o que há de mais destacado na farmacgnosia-parte da farmacologia que trata das substâncias medicinais antes de serem manipuladas_chinesa antiga.Nela a raiz de Ginseg é consagrada como a cura de todos os males; são mencionadas, ainda, as virtudes do ruibarbo, do acônito e da cânfora.
Em épocas posteriores surgiram vários tratados de ervas e plantas medicinais, chamados de Pent-tsao. Atualmente a China mantém laboratórios de pesquisa e grupos de cientistas trabalhando exclusivamente para desenvolver produtos farmac~euticos a partir das ervas medicinais, da tradição popular.
Está comprovado também que, desde 2300 a. C., os egípcios cultivavam diversas ervas e traziam tantas outras de suas expedições.Com estas plantas, chegaram a criar purgantes, vermífugos, diuréticos,cosméticos e, especiarias e ervas aromáticas para a cozinha. Além disso, grande quantidade de líquidos perfumados,anti-sépticos, gomas e diversos matérias de origem vegeal eram utilizadas no embalsamamento de múmias.
Assírios e hebreus, ao que se sabe, também cultivaram diversas plantas úteis. Os primeiros elaboravam águas aromáticas, tinturas e ungüentos, enquanto os hebreus empregavam, em seus rituais religiosos e sacrifícios, plantas como a mirra, o incenso, etc.
Pela riqueza e exuberância de sua flora medicinal, alguns autores congnominaram a Índia o "Eldorado dos medicamentos ativos". Dentre os mais importantes substratos de drogas indianos estão o sândalo , a canela e o cardamamomo. Do segundo período bramânico, datam três obras fundamentais- o Caraca, o Súrsruta e o Vagabhta_, que discorrem sobre ess~encias, elixires, purgantes, vômitos, sucos açucarados, tinturas, extratos aquosos etc., e exalatam as virtudes de certos vegetais, bem como de diversos outros medicamentos e receitas.
As plantas de valor terapêutico ou tóxico de algumas delas eram bastante conhecidad na Antiga Grécia. Em muitos jardins e hortas cultivavam-se determinadas espécies medicinais. Hipócrates (460-337 a. C.), denominado o "Pai da Medicina", reuniu em sua obra "Corpus Hippocraticum" a síntese dos conhecimentos médicos de seu tempo, indicando apra cada enfermidade, o remédio vegetal e o tratamento adequado.
No começo da Era Dióscorides enumerou, em seu tratado "De Matéria Médica" mais de 500 drogas de origem vegetal, descrevendo o emprego terapêutico de muitas delas. A farmacopéia grega, assimilou grande parte da cretense e da micênica, que conheciam várias plantas medicinais como a dormideira, o sésamo, o açafrão e os líquens.
Pimenta, canela, gengibre, cardamomo, mirra, goma arábica, dormideira, sementes de linho, de gergelim e de rábano, mel de abelha, corantes e especiarias, tudo isso Roma importava da África, da Espanha e do Oriente. Extremamente dependentes das ervas para uso medicinal e culinário, os romanos sabiam empregar certas plantas venenosas para se livrar dos seus inimigo, e o faziam com bastante freqüência. Entre os médicos que mais se destacaram encontram-se Columela, Paladius,, Plínio e Galeno. Este último considerado o "Pai da Farmacêutica" devido à maneira como elaborava os medicamentos, escreveu mais de 200 obras.

Bibliografia: Enciclopédia das Plantas que curam, Editora Três, 1996, São Paulo, Brasil.


Fonte do texto e Imagem
http://iriscelta.blogspot.com/

Simpatia de proteção contra a inveja




Muitas pessoas sentem que são prejudicadas por energias nocivas causadas pela inveja de outras pessoas. Este banho mágico traz a proteção contra esse tipo de malefício.



Você vai precisar de um litro de água, três folhas de comigo-ninguém-pode, grama, um dente de alho e uma pedra de cânfora. . Ferva a água e desligue o fogo. Coloque as três folhas de comigo-ninguém-pode. Em seguida, com a mão direita, pegue um punhado de grama e coloque no preparo.Adicioone o dente de alho e a pedra de cânfora. Deixe tudo no recipiente até amornar, mexendo com uma colher de pau. Quando estiver morno, coe tudo e deixe as folhas em um jardim. Depois do banho de chuveiro, jogue o preparo em seu corpo, do pescoço para baixo. Faça na primeira segunda-feira do mês. Depois, tome mais dois banhos, sendo umm na quarta-feira e outro na sexta-feira seguinte.


Fonte do Texto e Imagem
http://magiadobem.blogspot.com/

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)