Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, agosto 01, 2010

UMBANDA





A Umbanda importou a terminologia Orixá dos cultos de origem africana, cultuando alguns e descartando outros.
Começa aqui uma grande confusão para leigos e também para os praticantes de Umbanda.
A princípio, admite as mesmas características arquetípicas dos deuses ancestrais africanos, mas modifica a conceituação da essência dos mesmos, o que não agrada muito os estudiosos dos Candomblés puros.
Os Orixás na Umbanda assumem a forma de emanações, irradiações ou divisões de uma única força divina criadora.
Partindo dessa premissa como fundamental, várias ramificações surgiram com o objetivo de criar uma Teologia consistente que servisse como guia para os umbandistas. Cada vez que uma dessas teologias aprofunda seus conceitos, gera crítica e dissidência entre teóricos da religião.

Entenda-se teóricos da religião, os autores que a anos dedicam-se ao estudo e sistematização pedagógica na religião, e não intelectuais que frequentam meia dúzia de terreiros durante um curto período e criam suas mesmices tendenciosas
em forma de teses com erudição acadêmica e ignorância Umbandista. Mas as referências a essas teses, com todo o respeito literário, constarão nesse blog com links para seus endereços.
Como também constarão críticas à nossa religião.

É fato que nossa religião carece de tradição própria, tendo sintetizado conceitos de muitas outras.
Sendo uma religião de culto à natureza mas ao mesmo tempo considerando-se cristã, ou seja não faz parte do Paganismo, mas católicos e protestantes não a reconhecem como cristã.
Serve-se muito da Doutrina Espírita como embasamento teórico mediúnico, mas não é aceita em Centros Kardecistas, quando muito é tolerada por alguns, mesmo tendo sido revelada pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, aos irmãos Kardecistas.

Gostaria de dizer ao público leigo ou iniciantes simpatizantes que "tal coisa é verdade absoluta" e "tal coisa é falsidade", mas não posso. Não sei qual Umbanda é a melhor, sei que os templos religiosos são compostos por pessoas diferentes em suas formações objetivos e expectativas. Mas o que importa verdadeiramente para mim, é a intenção de amor com que os dirigentes, membros de hierarquias e irmãos de corrente mantêm em seus corações ao lidarem com todas as complexas questões que envolvem nossa religião.
Se a causa é boa, o efeito também será e aceito aquilo que faz sentido para mim. O que me parece bom senso, incorporo e administro em meus conceitos. O que me parece equivocado, respeito, mas rejeito e assim vou seguindo meu caminho como cada um dos Umbandistas vem seguindo o seu.

Dissidências existem em todas as religiões, e isso é bom, é produtivo, gera possibilidades de escolhas e posicionamentos.
Mas existem discussões desgastantes e picuinhas que não levam a lugar nenhum.

Vejamos alguns pontos de concordância absoluta:
Umbanda cultua Orixás, como forças da natureza.
Umbanda não faz imolações
Umbanda não faz o mal.
Umbanda Pratica a caridade.
Esses são os preceitos pilares da religião umbandista e de muitas outras.

O que não se admite são propagandas distorcidas, preconceituosas e ignorantes sobre a religião, seus seguidores e principalmente sobre as entidades espirituais que na Umbanda atuam.
Muitas pessoas que têm se interessado pela Umbanda, mas que exercem práticas místicas e esotéricas variadas, estão tentando adaptar a Umbanda à essas práticas, assim como Umbandistas que conhecendo correntes esotéricas e místicas têm tentado adaptar essas práticas nos rituais umbandistas.
Vocês estão percebendo a proporção da confusão?
Por isso quando lerem "verdades" sobre a Umbanda, procurem verificar a credibilidade e conhecimento da fonte.
A Umbanda através, da Linha do Oriente, já agrega a utilização de práticas como cromoterapia, cristaloterapia, radiestesia, reiki, massoterapia, acupuntura.
Se um determinado dirigente, identifica-se mais com esse tipo de trabalho, suas giras, serão mais caracterísitcas dessa linha.
Se um dirigente identifica-se mais com o Kardecismo, suas giras terão mais características da Doutrina Espírita.

Mas até aí tudo bem, o perigo que ronda nossa religião é que pelo fato de oferecer pluralidades, favorece a ação de pessoas de má fé, que se intitulam Pais e Mães de Santo, abrem uma tenda e fazem todo tipo de maluquice dizendo-se Umbandistas. Pronto, o resultado são as manchetes de jornais com esses caras de pau nas páginas policiais, enlameando nossa religião e aos seus seguidores de boa fé. Por isso tenham bom senso, quando procurarem um Terreiro de Umbanda. Aliás tenham bom senso sempre que recorrerem a qualquer ajuda espiritual, médica ou psicológica. É assustador o número de casos tenebrosos que ouvimos nessas áreas.

As opções doutrinárias e estatutos internos, ficam a critério do dirigente e devem ser acatados "ou não"pelos seus filiados, que devem ter a liberdade de ir e vir, quando bem entender e conhecer novas casas e novos dirigentes, até encontrar uma com a qual se identifiquem mais.

Tudo, absolutamente tudo, na Umbanda, do mais simples ritual como uma defumação de abertura de gira, até o cruzamento de um pai de santo, pode divergir de uma casa para outra, ainda que sigam algumas diretizes em comum.
A iniciar pela verificação do Orixá ou em algumas casas, Orixás aos quais o filho pertence, sim porque não é a pessoa que tem o Orixá e sim o contrário. Ela nasceu numa determinada matriz e sua vibração pertence a essa matriz.
Alguns sacerdotes dirigentes, revelam ou verificam o Orixá pelo Obi, outros pelos búzios, outros pela data de nascimento, etc.

Outra fonte rica em pretensas verdades absolutas não confirmadas, é a origem da Umbanda ou origem do vocábulo Umbanda.

Mas é isso, Umbanda é magia, é movimento, é força, é alegria - Com isso todos nós concordamos.

Os textos aqui postados refletem essas diferenças sobre nossa religião.

Muito Axé!
Claudia Baibich
http://caboclosnaumbanda.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)