Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quinta-feira, maio 05, 2011

Auriculoacupuntura












Auriculoacupuntura
O que é?



Auriculoacupuntura é a acupuntura realizada em pontos da orelha. Esta terapia pode ser baseada na teoria da medicina chinesa ou na escola francesa de Nogier, médico francês que estudou cientificamente a orelha e a correlacionou com os folhetos embrionários (Ectoderma, mesoderma, endoderma). Há uma correlação entre o pavilhão da orelha e o feto na posição invertida intra-uterina como mostram as ilustrações:



Como funciona?


A orelha é inervada por 3 nervos, o grande nervo auricular do plexo cervical , o nervo auriculotemporal do ramo trigeminal e o ramo auricular do nervo vago. Esses nervos inervam regiões distintas da orelha, cada qual correspondendo a um órgão, estrutura do corpo humano ou possuindo uma ação específica. Inibidores da fome e ansiedade são alguns dos pontos mais conhecidos da auriculoterapia. Outros regulam os hormônios ou liberam substâncias analgésicas ou ainda outras que promovem o bem-estar. Agulhas minúsculas parecidas com tachinhas ou sementes são inseridas precisamente e deixadas na orelha para continuar o estímulo por alguns dias. Vale salientar que a prática da auriculoacupuntura é mais eficaz quando associada a outras terapias, bem como a bons hábitos alimentares e exercícios físicos.


Quais os benefícios?


“Obter-se a melhora sintomática e a resolução da enfermidade.” (Auriculoterapia – Ernesto G. Garcia – Ed. Roca). Do ponto de vista terapêutico energético diríamos que à medida que o organismo está com sua energia harmonizada e equilibrada os sinais e sintomas desaparecem.


A Organização Mundial de Saúde recomenda: “Incluam a auriculoterapia e a acupuntura na sua prática”. (Cf. Dr. Rafhael Nogier;
PRÁTICA FÁCIL DE AURICOLOTERAPIA E AURICULOMEDICINA; Ed.Ícone; São Paulo; 2001)


Acupuntura auricular e sistêmica na síndrome de abstinência e distúrbios associados


http://ekubooriental.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)