Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, setembro 25, 2011

Aromaterapia


Um aroma para cada intenção...
...estimular o desejo
...ganhar pique
...vencer a insônia
...aliviar o estresse


Com óleos essenciais, você cria climas e mexe com as emoções profundamente. Escolha o tipo de difusor e a composição ideal .Despertar o desejo, elevar o ânimo e ativar a concentração também são virtudes da aromaterapia. Os óleos essenciais, extraídos de folhas, flores e raízes, além de perfumar os ambientes e despertar os sentidos, quando inalados ajudam a reequilibrar as emoções e a modificar os estados de espírito. “Numa reunião entre amigos, por exemplo, a lavanda e o ilangue-ilangue criam uma atmosfera alegre e relaxada”, diz Fernando Amaral, osmólogo (especialista em aromas) e diretor científico no Brasil da empresa suíça WNF – World Natural Fragranc.
As gotas podem ser colocadas em difusor especial para essa finalidade na sala, no quarto ou no escritório, segundo a intenção. “O aroma faz o cérebro produzir e liberar substâncias de efeito estimulante, relaxante ou afrodisíaco”, afirma o especialista. “Como nem sempre os resultados são imediatos”, ele faz a ressalva, “em certas ocasiões, é preciso usar a fórmula algumas vezes até que comece a agir profundamente sobre o corpo e a mente.”
Atenção, porém, na hora de comprar, pois há uma diferença fundamental entre óleos essenciais e essências para perfumar ambientes, ambos comercializados em frascos similares. As essências são sintéticas e não têm poder terapêutico e, por isso, custam bem menos. Para evitar a confusão, leia atentamente a embalagem na hora de escolher



Como podem ser utilizados os oleos essencias?

Massagens - Os oleos essenciais são adicionados a uma base de oleo para massagem e de seguida espalhados pelo corpo de forma suave e relaxachante para permitir a absorção dos oleos pela pele.
Os oleos utilizados desta maniera levam cerca de 15 minutos a fazerem efeito.

Inalação - Os oleos essenciais podem ser queimados misturados com um pouco de àgua proporcionando ambientes adequados aos problemas de cada individuo.

Banhos - Podem misturar-se gostas de oleos essenciais à água do banho provocando um bom periodo de relaxamento e o desbloquear se situações ligadas aos sentimentos que provocam enfermidades do ponto de vista fisico.

Compressas - As compressas ajudam em caso de desconforto fisico promovendo o relaxamento e o bem-estar.








CRIAR UM CLIMA ACONCHEGANTE


Nos encontros com amigos, a fórmula dá a sensação de conforto. Espanta a melancolia do domingo, quando o fim de semana vai terminando.
Coloque no difusor, diluídas em água:
• 4 gotas de óleo essencial de lavanda
• 4 gotas de óleo essencial de laranja-doce
• 2 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue
Esses óleos ativam a produção de serotonina, uma substância cerebral ligada ao bem-estar. A lavanda tem propriedades relaxantes, a laranja-doce equilibra as emoções e o ilangue-ilangue cria a atmosfera de amorosidade.

LEVANTAR O ÂNIMO E ALIVIAR A DEPRESSÃO

Indicada para estados de abatimento moral ou físico e para agilizar as decisões – por exemplo, resolver o destino das férias e planejar a data da gravidez. Pode ser usada no trabalho, quando se prevê um dia cheio.
Coloque no difusor, diluídas em água:
• 6 gotas de óleo essencial de lemongrass
(Conhecido também como erva-cidreira e capim-limão.)
• 4 gotas de óleo essencial de alecrim
O alecrim é energizante (o uso em excesso provoca a ansiedade) e o lemongrass dá motivação e estimula a atenção.

PURIFICAR O AR E ELIMINAR A NEGATIVIDADE

Alivia sintomas de doenças respiratórias, gripes e resfriados, como falta de ar, coriza e congestão nasal. Desanuvia os ambientes carregados sob a influência de brigas, discussões e acontecimentos percebidos como negativos. A fórmula pode ser usada em situações de abalo emocional.
Coloque no difusor, diluídas em água:
• 5 gotas de óleo essencial de eucalipto
• 5 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree)
Os óleos essenciais de eucalipto e melaleuca têm propriedades bactericidas e fungicidas. Ao combater os agentes nocivos do ar, aliviam o trabalho dos glóbulos brancos do sangue e, conseqüentemente, fortalecem o sistema imunológico. A composição faz também uma limpeza do ambiente em nível energético, eliminando a negatividade provocada por ressentimento, raiva e medo.

ATIVAR A VIDA SEXUAL

Em situações de diminuição da libido, use à noite, antes de deitar, ou quando estiver com segundas intenções. Há fórmulas específicas para mulheres e homens.

PARA MULHERES

Coloque no difusor, diluídas em água:
• 7 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue
• 3 gotas de óleo essencial de laranja-doce
O ilangue-ilangue favorece a produção de estrogênio, um hormônio feminino que ativa a liberação de feromônios durante a excitação. Essas substâncias têm um importante papel no complexo circuito da estimulação sexual e são percebidas pelo olfato do homem, aumentando o desejo.

PARA HOMENS

Coloque no difusor, diluídas em água:
• 3 gotas de óleo essencial de sândalo
• 3 gotas de óleo essencial de ilangue-ilangue
• 3 gotas de óleo essencial de bergamota
• 1 gota de óleo essencial de canela
Sândalo e ilangue-ilangue ativam a produção do hormônio masculino, a testosterona. A bergamota (também conhecida os medos que comprometem o desempenho sexual. Já a canela apimenta a relação, pois contém aldeídos, poderosos estimulantes. Essa fórmula ajuda a controlar a ejaculação precoce.

RELAXAR E COMBATER A INSÔNIA

Ajuda a conciliar o sono.
Coloque no difusor, diluídas em água:
• 10 gotas de óleo essencial de lavanda
O óleo de flores da lavanda officinalis têm acetato de linalila.
Essa substância estimula o cérebro a produzir melatonina, hormônio que induz ao relaxamento e é inibidor da adrenalina, deflagradora do nervosismo e da ansiedade. Acenda o difusor uma hora antes de deitar.

ALIVIAR O ESTRESSE NO TRABALHO

Indicado para quando se está cansado ou oprimido pelo excesso de atribuições e responsabilidades.
Coloque no difusor, diluídas em água:
• 8 gotas de óleo essencial de laranja-doce
• 2 gotas de óleo essencial de lavanda
Essa combinação atenua a ansiedade e traz leveza. Isso porque a lavanda acalma e relaxa e a laranja-doce induz ao equilíbrio emocional!











BANHO - O ALÍVIO DE DORES MUSCULARES

Ervas, óleos essenciais, flores, cores e aromas: junte esses ingredientes a uma água bem quentinha e você terá um excelente aliado para manter o bem-estar e o vigor em alta. Tire proveito dessa deliciosa terapia para o alivio de dores muscalres.

Anote: folhas de alecrim, manjericão e hortelã, além de uma combinação de óleos essenciais herbais, são harmonizados na água quente...

Banho Mágico Contra Stress

A ansiedade e o stress podem causar muitos problemas, inclusive desequilíbrios emocionais e doenças. Para combatê-los, experimente fazer este banho mágico sempre que se sentir esgotado ou nervoso.

Coloque para cozinhar uma xícara de arroz em 6 xícaras de água. Depois que levantar fervura, deixe por mais 7 minutos e apague o fogo. Passe por um coador, para separar a água dos grãos, pois somente a água será utilizada. Em seguida, pegue três galhos de manjericão, macere-os e misture com a água do arroz. Após seu banho normal, jogue essa água em seu corpo. Esse banho deve ser feito, no mínimo, 3 vezes, nos seguintes dias: começar na sexta-feira, fazer o segundo banho na segunda-feira seguinte e o terceiro na quarta-feira.
Lembre-se que, ao livrar-se da ansiedade e do stress, você está abrindo as portas da felicidade em todas as áreas de sua vida!

Banho mágico para a saúde financeira

Ferva quatro litros de água e apague o fogo. Junte as folhas de um pé de alface, algumas folhas de amendoeira e algumas folhas de bambu. Acrescente sete gotas de perfume de verbena. Deixe esfriar, coe, acrescente sal grosso e uma pirita (pedra dourada, que lembra o ouro, veja a imagem ao lado).
Após seu banho normal, jogue essa poção em seu corpo, do pescoço para baixo. Depois, retire a pirita e devolva as folhas para a terra. Não se seque, e mantenha a pirita em um saquinho dourado, junto com objetos que representem suas finanças (moedas, carteira, bolsa ou figuras recortadas de revistas).

A essência de Manjericão, por exemplo, possui propriedades antifúngicas, analgésicas e regeneradoras. Melhora a digestão e possui um aroma de efeito relaxante, antiestresse e antidepressivo. Já a Palmarosa, além de ser um poderoso aliado na busca pelo rejuvenescimento da pele, age contra a acne e auxilia no combate à obesidade, celulite e gordura localizada.

O Cipreste é um antiinflamatório muito potente, além de melhorar a circulação sanguínea e ajudar no combate às varizes. Mas, se o seu problema é uma dor de cabeça constante, que insiste em atormentar os seus dias, o melhor remédio é a Hortelã-pimenta! Essa essência também elimina manchas na pele e age como um estimulante para o corpo.

O capim-cidreira, o capim-limão e o capim-santo são ótimas soluções quando o assunto é cólica menstrual. Eles também atuam como calmante, pois ajudam a liberar a raiva, e são excelentes para pôr fim à queda de cabelos. Até mesmo o excesso de carência pode ser minimizado por uma essência. Nesse caso, a opção é o gerânio.

Para quem quer dar uma apimentada no relacionamento, a dica é o Ilangue-ilangue, uma essência afrodisíaca que age diretamente na libido da mulher. E para você garantir o fôlego, o melhor é escolher o Junípero, que alivia os problemas respiratórios. Já o Pau-rosa é um ótimo aliado para que você tenha uma noite de sono tranqüila.

Quatro gotas de cada um dessas essências já é o suficiente para você transformar o seu banho em um verdadeiro spa! E se você não tem uma banheira em casa, não precisa se preocupar! Nesse caso, a dica é que você faça um chá com essas essências. Para cada litro de água fervida, coloque quatro gotas e deixe descansar por cinco minutos. Tome o banho naturalmente e, ao terminar, derrame sobre você a mistura do pescoço para baixo. Você se sentirá revitalizada!


http://witchclubhouse.blogspot.com/2009/06/aromaterapia-oleos-essenciais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)