Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sábado, agosto 21, 2010

TINTURAS DE ERVAS: DOSES DE ALÍVIO


Calendula



Desfrute do poder das plantas usando tinturas feitas em casa. Em banhos, compressas e escalda-pés, essas poções são fáceis de fazer e trazem bemestar.
FÁCEIS DE FAZER, AS TINTURAS DE ERVAS ALIVIAM CANSAÇO, TENSÃO E OUTROS MALES DO CORPO E DA ALMA. A simples mistura de ervas medicinais com álcool de cereais resulta em líquidos de vários tons de verde, que conservam as propriedades curativas das plantas e trazem alívio para males diversos. A terapeuta goiana Jorene Ferro tem longa experiência com o preparo e o uso de tinturas em seus pacientes: "Elas podem ser elaboradas com a erva seca ou fresca, colhida na lua cheia, quando suas propriedades estão mais fortes. Então, basta mergulhar os ramos em álcool de cereais e deixar curtindo um mês", explica ela, que faz parte da equipe do Hotel Ponto de Luz, em Joanópolis, interior
de São Paulo.

PARA DORES E EMOÇÕES

As tinturas podem ser feitas em casa ou compradas em farmácias de homeopatia. Observar a procedência e o prazo de validade são as garantias para aproveitar todos os seus benefícios. Elas podem ser friccionadas sobre a pele ou adicionadas à água de gargarejos, banhos, compressas e escalda-pés. Conforme a planta usada, a tintura atua para uma determinada função. Por exemplo, para quem vive
numa cidade grande, sujeito a poluição e tensões, Jorene recomenda a tintura de arruda. Aqueles que têm problemas digestivos podem se beneficiar com uma compressa de boldo sobre o estômago e o fígado (do lado direito, um pouco abaixo das costelas). Já a tintura de hortelã é ótima para o relaxamento muscular, e as de alecrim ou manjericão ajudam a combater o desânimo e a depressão, em doses moderadas.
Quanto ao cuidado com as plantas, o biólogo Glauco Machado Bueno, também de Joanópolis, explica que as ervas medicinais, em geral, só exigem bastante sol e não requerem cuidados especiais. Até porque, segundo ele, quanto mais inóspitas são as condições em que a planta vive, mais forte é o poder curativo: "Ela se fortalece quando tem de disputar espaço para sobreviver, quando precisa se
defender do meio que a circunda", explica ele. Veja abaixo o preparo da tintura, passo a passo.
As ervas colhidas no período da lua cheia têm suas propriedades curativas intensificadas. Em geral, as plantas medicinais só precisam de muito sol para se desenvolver e não requerem cuidados especiais de cultivo.
Você precisa de uma garrafa de vidro escuro (300 ml), limpa, álcool de cereais, etiqueta, caneca e a planta.
Desfolhe uma quantidade de erva fresca equivalente a um copo e coloque na garrafa sem acrescentar água. Se for erva seca, basta meio copo de folhas maceradas e umedecidas com meio copo de água. Adicione o álcool, mas sem encher até a borda da garrafa, deixando um espaço livre.
Coloque etiquetas nos frascos e escreva nelas o nome da planta e a data. O prazo de validade é um ano. Deixe descansar durante um mês em local escuro e não muito quente. Depois, filtre o líquido, transferindo-o para outro frasco, igualmente de vidro escuro. Escolha a tintura certa
Abaixo você descobre que tintura é mais adequada para algumas dores ou estados emocionais, segundo o biólogo Glauco Machado Bueno.
Elas podem ser adicionadas à água do banho de imersão na proporção de 1 colher de sopa de tintura para 1 litro de água pura ou jogadas no corpo depois do banho normal, na mesma proporção. Para compressas frias, derrame um pouco sobre uma toalha e aplique na região que deseja aliviar.
Para compressas quentes, dissolva 1 colher de sopa de tintura para cada litro de água aquecida.
Em gargarejos,! use 5 gotas de tintura para meio copo de água.
Para escalda-pés, a proporção ideal é 5 litros de água quente (até a altura da canela) para 5 colheres de sopa de tintura. Deixe os pés mergulhados por quinze minutos.


Tintura de alecrim (Rosmarinus officinalis):
Tem ação estimulante. No banho de imersão, após o banho de chuveiro ou em massagens nos braços e nas pernas, ajuda a ativar a circulação. Cuidado: pessoas hipertensas devem usá-la com moderação.

Tintura de manjericão
(Ocimum officinalis): Em massagens, alivia cansaço nas pernas e, em compressas ou banhos, é estimulante.

Tintura de alfazema (Lavandula officinalis): Tem ação calmante. Para dores abdominais, recomendam-se compressas quentes. Para dores de cabeça, use compressas frias na testa. Adicionada ao banho de assento, alivia cólicas menstruais.

Tintura de arruda (Ruta graveolens): Ótima para banhos de limpeza energética. També! m é eficiente contra piolhos e pulgas na escovação de cães e gatos. Cuidado: nunca tome sol depois da aplicação da tintura de arruda, pois pode manchar a pele.

Tintura de calêndula
(Calendula officinalis), de camomila (Matricaria chamomilla) e de erva-doce (Pimpinella anisum): São antiinflamatórias
e suavizam a pele. A erva-doce é indicada para acne juvenil.

Tintura de chapéu-de-couro
(Echinodorus macrophyllus) e de sálvia (Salvia officinalis): De efeito poderoso, são usadas para a limpeza
energética. A de sálvia serve ainda para gargarejos, curando feridinhas na boca e dor de garganta.

Tintura de guaco
(Mikania glomerata): tem efeito expectorante.

Tintura de erva-cidreira
(Melissa officinalis): Boa contra nervosismo e ansiedade. Não confundir com capim-cidreira.

Tintura de malva-cheirosa
(Pelargonium graveolens): Em forma de banhos quentes, restaura o equilíbrio. Serve tanto para e! stados de
excitação quanto de depressão. Também é eficiente em gargarejos para dores de garganta ou feridas na boca. Não confundir com malva-silvestre.

Tintura de hortelã: (Menta piperita): Usada em banhos frios, alivia coceiras. Em compressas quentes e inalações, é útil para gripes e
resfriados. Proporciona ainda clareza mental e ajuda a digestão.

Tintura de mil-em-ramas
(Achillea millefolium): É analgésica e antitérmica. Em compressas quentes, é boa para dores articulares e
musculares. Em compressa fria, na testa, é antídoto para o cansaço mental.
Tintura de pétalas de rosas: Torna a pessoa mais sensível e receptiva. Age contra inflamações e regenera a pele. Cuidado: não use rosas
de floricultura, pois têm agrotóxicos.

Fonte do texto e Imagem google
http://astrologiaetarot.no.sapo.pt/tinturdeervas.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)