Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sábado, abril 23, 2011

Porque estamos nesse mundo, afinal?


Sejam todos bem-vindos! Assim como muitos quero usar este espaço para externar meu aprendizado, dúvidas, e minha busca de sentido para esta vida física tão breve e louca. Neste primeiro post quero refletir com vocês sobre um tema que considero central e que, com certeza, faz parte da inquietação de todos os quais, pelo menos por alguns segundos na vida, param para pensar e refletir: De onde viemos? Para onde vamos? Quem somos nós?


Pode parecer muita pretensão minha tocar nesse tema, mas, de fato, é isso que todos nós queremos descobrir. Não é à toa a profusão de sistemas filosófico-religiosos que tentam, de alguma forma, responder estas questões. Não quero aqui ser mais um a dar uma resposta definitiva ao grande mistério da vida e da morte, longe de mim. O que pretendo, como dito no início, é refletir junto com você sobre esse assunto e, na minha humilde insignificância, expor o que tenho pensado a respeito disso durante minha busca.


Você já parou pra pensar por que você nasceu na família a qual pertence? Por que nesse país, com este corpo físico? Você já parou pra pensar por que nasceu neste planeta? Já parou pra pensar por que nasceu??? Eu já. E pude constatar por mim mesmo que a reposta a essa pergunta não é fácil de ser encontrada, eu mesmo ainda estou procurando. Essa é uma questão tão nebulosa, que mesmo as religiões se esquivam de respondê-la.
A corrente judaico-cristã, predominante no ocidente, sequer arranha a superfície do assunto. Para estes, nós nascemos para servir a Deus e nossa vida deve ter por objetivo glorificar ao Senhor e fazer a Sua vontade, caso contrário, o inferno nos aguarda de braços abertos para ser nossa morada eternamente. Confesso que por algum tempo me satisfiz com essa resposta e passei bom pedaço da vida tentando fazer a vontade de Deus. O problema é que descobrir qual é a vontade Dele é meio complicado. No final o que percebi é que nesse universo judaico-cristão, nós acabamos fazendo é a vontade do padre, pastor, rabino... estes são os fiéis depositários da verdade e do rebanho divino. Não sei se você se encontra nessa situação, mas para mim essa resposta é por demais simplista, abstrata e depreciativa. Não me convenceu.


As filosofias orientais e espiritualista se aprofundam um pouco mais no assunto e acrescentam nesse mistério da vida o conceito de reencarnação (nós nascemos, morremos e depois tornamos a nascer) e, balizadas nesse conceito explicam que nascemos neste planeta para aprender e evoluir. Assim, para alcançarmos este objetivo são necessárias várias vidas, onde em cada uma nos concentramos em alguns aspectos específicos dos atributos espirituais e procuramos amadurecê-los, aperfeiçoá-los. É aí que entra a tal lei do karma explicando que quando desperdiçamos uma vida cometendo erros, fazendo o mal ao nosso semelhante e não evoluindo naquilo para o qual nascemos (nossa missão de vida) então nós contraímos karma negativo e se faz necessário reencarnar para corrigir os erros, reparar o mal que fizemos para então continuarmos na jornada evolutiva. Daí o motivo de nascermos onde nascemos. Estamos em tal família por que temos contas a acertar com nossos parentes, de outras vidas, temos o corpo físico que merecemos e que foi moldado de acordo com as consequencias de nossos atos em vidas passadas, por isso alguns são agraciados com belos corpos e outros com corpos defeituosos.


Apesar de mais sofisticada que a teoria judaico-cristã, também surgiram em minha mente alguns questionamentos relacionados a visão espiritualista do por que nós nascemos em determinadas condições/situações. Acreditar que estamos aqui para aprender e evoluir é mais aceitável do que acreditar que estamos aqui para servir, já é um avanço significativo. Mas evoluir em que sentido? Intectualmente, emocionalmente, espiritualmente? E quem é que julga se eu fui um "bom menino" e cumprí minha missão ou se fracassei? Quem debita/credita na minha conta de karma? Deus?!?! Não sei você, mas acho um pouco paradoxal um universo onde os seres são dotados de livre-arbitrio mas se você sair da linha, Deus vai castigar. Será que o próprio livre-arbitrio é uma mentira? Outra coisa: Como vou corrigir erros de vidas passadas se eu não me lembro desses erros? É inconcebível!!!!


Hoje acredito que inicialmente escolhemos nascer neste planeta para experimentarmos a fisicalidade, pura e simplesmente. Acredito que somos partículas do Criador, centelhas divinas experimentando a propria criação e có-criando a cada momento. Somos partes do criador relacionando-se consigo mesmo. O problema foi que alguém preparou uma arapuca neste planeta e nós caimos direitinho. Estamos presos a um sistema de crenças que se perpetua não só no mundo físico mas no astral também. Nascemos, morremos e renascemos acreditando em uma mentira bem elaborada que tem por único objetivo nos manter aqui neste planeta fazendo o que nos é ordenado fazer, a tal vontade de "Deus". Quem armou e os motivos, são uma conversa para um outro post.


Nós perdemos a conexão com nossa origem, perdemos a consciência de nossa natureza e potencial. A armadilha foi tão bem montada que uma vez que uma consciência caia na fisicalidade desse planeta e perde sua memória, começa tudo do zero novamente! É um ciclo sem fim, sem progresso, sem evolução e sem objetivo. E assim vamos de vida em vida sendo usados como recurso sem chance de fugir. Como alguém pode fugir de uma prisão sem saber que está preso?? Essa condição é a grande responsável por eu e você estarmos hoje aqui buscando a verdade. Verdade que nos foi tirada em algum momento no passado distante e que hoje estamos aqui tentando recuperar.


Assim termino meu primeiro post. Deixo claro que o que foi postado aqui é minha opinião a respeito disso. Não peço que acredite em mim. Avalie por você mesmo. Afinal, a verdade não está fora, está em nós mesmos.


Um abraço.
Fonte
http://aquelequebuscaverdade.blogspot.com/

3 comentários:

  1. Gostei muito desse post, expressa muito do que tenho por convicção, até mais e a continuação

    ResponderExcluir
  2. Ah minha sabia amiga sempre olhando tudo por todos os lados, sem esquecer do cima e do baixo, muito bom amiga, muito bom,na verdade cada uma delas tem um pedacinho da verdade, mas o mistério total ninguém a tem, só reunindo o pedacinho certo de cada um, eu você sabe acredito na reencarnação e nas suas leis,mas sou consciente que muita coisa ainda preciso aprender e como, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)