Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sexta-feira, julho 16, 2010

Rosa-mosqueta


(Fonte: http://www.floracyberia.net/spermatophyta/angiospermae/dicotyledoneae/rosaceae/rosa_canina.html)



"Existem algumas ervas maravilhosas que podem ajudar você a fazer muitas coisas enquanto sonha: voar,fazer viagens astrais e vizualizar sua alma gêmea... uma delas é a
ROSA MOSQUETA, ótima para sonhar com seu amor ou alma gêmea."
(http://kaldeiraolilas.blogspot.com/






Nome científico:
Rosa canina L.

Nome popular:
rosa-mosqueta, rosa-selvagem, rosa-silvestre, rosa-de-cão, rosa-primitiva

Finalidade:
cicatriz hipertrófica e hipercrômica, queimadura, quelóide, regeneração da pele, prevenção de estrias principalmente em gestantes, tratamento de pele danificada por tratamento radioterápico, quelóides, cicatrizes grossas, sardas, resfriados, queimaduras, diarréia.

Uso:
óleo extraído das sementes.


Cadernos da Infância I

Lembro-me de minha avó, num tempo que não era tempo, numa noite iluminada de pirilampos, o som da pedra contra pedra dilacerando o milho.

Da cozinha vinha aquele cheiro mágico de um incenso único, o eucalipto e a esteva a ficarem rubros na lareira e sobre eles o tacho de cobre, negro como a noite que os pirilampos iluminavam, onde ondeava o xarém, que não me alimentava tanto quanto as suas histórias.

À porta de casa a rosa mosqueta, perfumando os dias agrestes, tão branca quanto a imaculada cal que tingia as paredes de taipa. No interior, a cal ganhava cor, confundia-se com o fumo, era cor-de-vinho, amarelo torrado e tinha um cheiro e sabor como o de frutos que já não há.

As videiras sobre a janela e os narcisos em frente davam-lhe um ar de tragédia grega.

Ainda lá estão as pedras da calçada, que foram ganhando forma sob os nossos passos e onde tantas vezes foi derramado sal (seria do mar ou das nossas lágrimas?) para impedir as ervas de crescer.

Tudo lá está, apenas nós não.
(http://cartasasi.blogspot.com/2009/03/cadernos-da-infancia-i.html


http://ervasquecuramoumitospopulares.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Boa tarde,
    Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo conteúdo do blog e lhes dizer que estou produzindo um guia de plantas medicinais e gostaria de pedir sua autorização para utilizar algumas das imagens em minha publicação. As imagens pelas quais me interesso são as da rosa-mosqueta. Os créditos serão devidamente publicados dentro do projeto. Por gentileza encaminhe uma resposta para o e-mail:paula@2deditora.com.br

    Obrigada
    Paula Zanforlin

    ResponderExcluir

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)