Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, fevereiro 21, 2010

ALIMENTAÇÃO AJUDA NA TPM


Stress to fora!

O cálcio pode ajudar a reduzir as oscilações de humor, cólicas abdominais, inchaço e contrações musculares resultantes da TPM; também ajuda a regular as substâncias químicas do cérebro e os hormônios que afetam o humor.

Alimentos ricos em carboidratos complexos podem ser bastante úteis, pois estimulam a produção de serotonina, substância cerebral que regula o humor e o apetite. Os alimentos ricos em carboidratos complexos também regulam os níveis de glicose, que apresentam muitas variações em mulheres durante a TPM.

Mulheres que sofrem de TPM costumam ter níveis baixos de magnésio, o que as predispõem a dor de cabeça durante esse período.
Apesar dos resultados muitas vezes contraditórios, alguns estudos mostram que os alimentos ricos em vitamina B6 auxiliam a produção de serotonina e reduzem a ansiedade e a depressão causadas pela TPM. A vitamina B6 também ajuda a aumentar o acúmulo de magnésio nas células.

Uma das razões de a TPM ser menos comum nos países asiáticos se deve ao alto consumo de alimentos à base de soja nessas regiões. As isoflavonas da soja, como a genisteína (assim como as lignanas da linhaça), são fitoestrógenos que ajudam a equilibrar as oscilações hormonais, reduzindo os altos níveis de estrogênio, que contribuem para a TPM.
Consumir alimentos com alto teor de ácidos graxos ômega-3, como peixes e frutos do mar, pode aliviar as cólicas menstruais ao estimular a produção de prostaglandinas antiinflamatórias. Os ácidos graxos ômega-3 também ajudam a reduzir a depressão, um dos muitos sintomas da TPM.

Além de adicionar certos nutrientes a sua alimentação para controlar a TPM, evite alguns alimentos que contenham substâncias que possam agravar os sintomas dessa síndrome. Reduzir a ingestão de cafeína e sódio pode ajudar a aliviar significativamente seus sintomas.

Seu arsenal alimentar

Alimentos Nutrientes Benefícios para a saúde

Iogurte-natural-light
Leite desnatado
Tofu
Cálcio Estudos indicam que este mineral pode ajudar a reduzir os distúrbios de humor, as cólicas e o inchaço resultantes da TPM.

Arroz
Batata
Feijão
Grãos integrais
Nabo

Carboidratos complexos
Ao diminuir a taxa de glicose que entra no sangue, alimentos ricos em carboidratos complexos podem proporcionar sensação de saciedade em mulheres que sofrem de compulsão por comida durante a TPM. Além disso, acredita-se que aumentam os níveis de serotonina no cérebro, auxiliando a estabilizar o humor

Abacate
Amaranto,
Quinoa,
Sementes-de-girassol

Magnésio Estudos constataram que as mulheres que sofrem de TPM apresentam baixos níveis de magnésio.
Abacate
Banana
Batata,
Salmão

Vitamina B6
Acredita-se que esta vitamina reduz a ansiedade e a depressão, pois aumenta a produção de serotonina e outras substâncias cerebrais relacionadas ao humor.





Fonte: Como tudo Funciona / http://saude.hsw.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)