Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

domingo, dezembro 27, 2009

Antiinflamatórios em fitoterapia. Garra do diabo



Fruto da garra do diabo


Outro antiinflamatório simples e seguro de ser usado é a garra do diabo. É uma planta africana, originária do deserto do Kalahari. O Harpagophytum procumbens medra nos terrenos argilosos-arenosos dos montes desse deserto que abrange a Namíbia, Botswana, Zimbabwe e o Transvaal na África do Sul.



É uma planta rasteira, perene, da qual se coletam as raízes secundárias. Tem frutos capsulares com espinhos ganchosos, que se prendem aos pelos dos animais, para a sua disseminação, daí advindo o nome popular. O fruto é apenas a parte famosa da planta, mas a droga vegetal vem das raízes secundárias.








Deserto do Kalahari

Os povos autóctones, principalmente os bosquímanos San, a conhecem secularmente e a usam principalmente como antiartrítica, antifebril e antireumática, mas também como digestiva por ser um tônico repleto de substâncias amargas.



Estimula a secreção de suco gástrico e tem poder colerético, isto é, aumenta as contrações da vesícula biliar, facilitando a liberação da bile. Estas características também lhe dão uma fama laxativa, reconhecida pelas populações envolventes.



Possui também uma atividade ocitócita, isto é, aumenta as contrações uterinas e por isso também é conhecida popularmente como facilitadora do parto. Bom, creio que isto seja desnecessário, já que em nossa região, pelo menos, o parto normal está se tornando uma atividade em extinção.



Tem ainda uma atividade antiarrítmica, mas isso não sei se é conhecimento tradicional ou foi derivado dos muitos estudos experimentais a que a planta foi submetida. Esses estudos experimentais ainda mostraram que o Harpagophytum tem ação analgésica e hipotensora, segundo a European Scientific Cooperation on Phytotherapy.






Localização do Kalahari
A garra do diabo possui, como todas as plantas, várias substâncias farmacologicamente ativas, e não apenas um princípio, como a indústria farmacêutica sempre pareceu buscar nas décadas anteriores.




Cada vez mais se percebe que a planta é um laboratório sofisticado e preciso, e que não é necessario individualizar apenas um produto e prescindir dos outros. Na maioria das vezes o extrato bruto da planta é mais eficaz do que aquela substância ativa da qual se imagina que viriam os efeitos terapêuticos.

Com a garra isso também é verdade. Ela é rica em glicosídeos, substâncias formadas pela união de dois compostos, um açúcar outro não, conhecido como aglicona. Dependendo da aglicona, o glicosídeo pode apresentar inúmeras ações farmacológicas. Os glicosídeos cardiotônicos são imprescindíveis na constituição dos modernos medicamentos cardiológicos, por exemplo.




Harpagophytum procumbens DC
O Harpagophytum possui glicosídeos como o Harpagosídeo, além do Harpágido, que apresentam ação antiinflamatória. O Beta-sitosterol, que já falamos anteriormente também está presente, além de flavonóides antioxidantes e antiinflamatórios como o Kaempferol e a Luteolina.

Embora o Harpagosídeo, seja a substância mais famosa na garra, sendo inclusive o marcador (substância cuja presença indica a padronização do produto), o extrato cru da planta apresenta atividade antiinflamatória mais intensa do que essa substância isolada, corroborando o que exaustivamente vimos falando sobre a presença de mais substâncias, que sinergem, isto é, auxiliam aquela principal, ou melhor ainda, protegem o organismo humano de possíveis efeitos colaterais da presença de uma substância altamente ativa farmacologicamente.




A garra do diabo é facilmente encontrada no país, em formulações farmacêuticas de boa qualidade. As suas indicações principais são as dores musculoesqueléticas, como a lombalgia, cervicalgia, além de tendinites e bursites.Mesmo osteoartrites crônicas, artrite reumatóide e a fibromialgia podem ser controladas com o uso deste fitoterápico, apenas nesses casos a dose deve ser maior.
Como todo medicamento, e o fitoterápico o é, deve ser usado com parcimônia e prescrição médica. Pode provocar distúrbios gastrointestinais leves como diarréia, náusea e desconforto gástrico. A interação com medicamentos antiarrítmicos e antihipertensivos deve estar na memória do médico.



Pela sua atividade ocitócita deve ser usado com cuidado na gravidez e lactação.Pacientes com úlceras digestivas, cólon irritável ou litíase biliar devem evitá-lo. A diabetes pode ser uma contraindicação, a critério médico.

http://reviversaudeholistica.blogspot.com

Um comentário:

  1. ...FIBROMIALGIA:
    Sou terapeuta em REFLEXOLOGIA,
    pelo IOR, 73 anos de idade com 40 anos dedicados ao estudo e pesquisa do comportamento humano. Tenho atendido vários portadores de FIBROMIALGIA, (DÔRES NO CORPO COM MUITA INTENSIDADE).
    Aplicando as técnicas de REFLEXOLOGIA, consigo obter ótimos resultados; oferecendo assim uma excelente qualidade de vida aos clientes.
    A REFLEXOLOGIA não tem contra indicação para estes casos e não usa medicamentos
    www.djalma.com.br
    São Paulo SP ( Metrô Santana) BRASIL. :.

    ResponderExcluir

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)