Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

sexta-feira, novembro 13, 2009

Você é Superticioso?



1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice.

2. Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos.

3. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa:

O Brasil, devido a mistura de raças (o índio, o negro e o europeu) é um campo fértil para as mais variadas e aberrantes superstições. A religião que deveria ser a sanadora deste problema, na verdade é a que mais o fomenta. A religião indígena animista, o espiritismo africano misturado com práticas supersticiosas católicas, formaram e moldaram durante estes 500 anos as crendices do povo brasileiro.
Origem de alguns costumes.

O jornalista e "curioso profissional", como se auto-denomina, Marcelo Duarte se diz surpreso com o volume de crenças e superstições encontradas que estão muito vivas nos dias atuais. "Tudo isso tem uma carga psicológica muito grande. Algum dia alguma pessoa fez algo que deu certo e ela começa a atribuir isso à sorte. É o técnico de futebol que usa sempre a mesma camisa em jogos decisivos, é aquela pessoa que sempre usa a mesma caneta para fazer uma prova ou ainda aquele outro cidadão que sai com uma mesma medalhinha que lhe serve de talismã na hora de viajar. Essa pessoa passa a atribuir ao amuleto a certeza de que aquilo está funcionando e isso funciona psicologicamente muito bem", destaca o jornalista.

Entre as histórias mais curiosas, Duarte destaca duas relacionadas ao matrimonio. Uma delas conta que na antiga Roma os recém-casados jogavam gotinhas de mel na soleira da porta do quarto onde passariam a primeira noite juntos, essa seria a origem da palavra lua-de-mel. O ritual seria uma forma de atrais boa sorte ao novo casal.

Outra é a tradição de jogar arroz nos noivos. Ela teria começado na China há 2.000 anos. "Arroz, na cultura chinesa, significa fartura, por isso, se o casal se casa com uma chuva de arroz, ele nunca vai passar necessidade. Isso nasceu de um chinês muito rico na época que resolveu fazer o casamento da filha debaixo de uma chuva de arroz e as pessoas passaram a fazer igual", afirma o jornalista...
Visite esses sites será proveitoso para seu trabalho.



http://www.cacp.org.br/estudos/artigo.as…
http://www.universia.com.br/materia/mate…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)