Savia dictyocarpa Müll.Arg. (Flora mundial) - Pl@ntNet identify
Cultura Canábica
Atualmente, é muito importante conhecer as propriedades medicinais das ervas, pois elas são uma ótima alternativa para tratar diversas doenças de forma natural. Para isso, é fundamental que você conheça as plantas medicinais indígenas e suas funções, uma vez que elas apresentam muitos benefícios e podem ser úteis para inúmeros casos.
Dessa forma, neste post, apresentaremos algumas plantas medicinais indígenas, demonstrando como elas são usadas para o combate de doenças e melhorias. Confira!
Sálvia
A sálvia é uma planta medicinal muito especial para as comunidades indígenas, já que ela ajuda a reforçar a imunidade e resistência corporal contra a ação de vírus e bactérias. Trata-se de uma pequena planta que faz parte da família das mentas, tendo caules lenhosos e folhas acinzentadas.
A sálvia tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes, o que contribui para o equilíbrio no funcionamento do organismo. Além disso, essa erva pode ser utilizada como medicamento natural para o tratamento de reumatismo, síndrome de Alzheimer, entre outras doenças. A sálvia também pode ser usada na aromaterapia.
Arruda
A arruda é uma planta da família das rutáceas que exala um cheiro forte, gerado pela presença de seu óleo essencial. Ela é muito importante para o tratamento de varizes, pois fortalece os vasos sanguíneos, além de poder ser utilizada para os casos de ansiedade, sendo um ótimo calmante natural.
Da mesma forma, a arruda tem propriedades analgésicas, que contribuem para reduzir dores, bem como antiasmáticas e antiespasmódicas para minimizar os efeitos das contrações musculares involuntárias. Contudo, essa planta não trata somente doenças, pois é também um excelente inseticida e vermifugo para o combate a piolhos, pulgas e vermes.
Catuaba
Não tem como aprender sobre as plantas medicinais indígenas e suas funções sem conhecer a catuaba. É um bom remédio afrodisíaco para resolver problemas de impotência masculina, dentre outras qualidades. A planta aumenta a libido e estimula o sistema nervoso central, sendo usada contra insônia e descontrole emocional.
Assim, a catuaba traz diversos benefícios para a saúde humana, pois funciona como um energético natural, melhorando a potência sexual, além de aliviar os sintomas da depressão.
Boldo
Por fim, o boldo é mais uma das plantas medicinais indígenas que você não pode deixar de conhecer. Essa planta tem diversas propriedades medicinais, que auxiliam no tratamento de má digestão, males do fígado e dor de barriga. Além disso, é consumida principalmente na forma de chá, tendo um gosto amargo, mas com efeito imediato.
Esse gosto amargoso facilita o trabalho da vesícula biliar, o que estimula a secreção da bílis para a digestão de gorduras. A planta pode ser usada para o combate de gases intestinais, insuficiências hepáticas, como analgésico e como protetor estomacal. É comum, por exemplo, ver as pessoas tomando chá de boldo após ingerir uma grande quantidade de carne.
Portanto, neste post, apresentamos algumas das principais plantas medicinais indígenas e suas funções para o tratamento de inúmeras doenças. Vale ressaltar os benefícios dessas plantas para a saúde, pois são ótimas alternativas tratar as enfermidades.
Michael da Mata
https://blog.tabacariadamata.com.br/plantas-medicinais-indigenas/