Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

terça-feira, setembro 14, 2021

O perigo oculto dos chás “milagrosos”

“Na cultura popular, existe a ideia de que as folhas, os chás e as raízes não possuem qualquer efeito maléfico”, explica o hepatologista Raymundo Paraná, professor titular da Universidade Federal da Bahia (UFBA).


De acordo com o especialista, não se trata de proibir o consumo, mas de evitar a ingestão de bebidas desse tipo vendidas sob o falso pretexto medicinal e terapêutico. “O correto é a população repensar o uso de qualquer proposta de tratamento que não tenha sido submetida a estudos de eficácia e segurança”, diz Paraná.



É importante evitar a ingestão de chás vendidos sob o falso pretexto medicinal. Foto: Shutterstock

 


A lista de chás, bebidas e cápsulas que podem causar malefícios à saúde cresce exponencialmente segundo o especialista.


“Os relatos na literatura sobre esses casos tem crescido mais que os relatos de medicamentos alopáticos, pois a população se expõe cada vez mais a esses produtos – que, não raro, são prescritos por pessoas de má formação técnica ou de má índole mesmo”, complementa.


Dentre os chás que têm gerado relatos de lesão ao fígado, por exemplo, o hepatologista destaca os seguintes:



Chá verde (cápsulas)

Boldo

Cavalinha

Kava-Kava

Centelha Asiática

Espinheira Santa

Cáscara sagrada

Sene

Confrei

Valeriana

Poejo

Óleo de cártamo

 


“É comum que o paciente não mencione por considerar seu uso como algo inocente, aumentando o risco de interações medicamentosas ruins”, lembra Paraná. “Na maioria das vezes, o diagnóstico só acontece quando o problema já aconteceu, colocando em risco a vida”, afirma.


Nem tudo é proibido, porém. O hepatologista não vê problemas no consumo dos chás não medicinais, tais como de maçã, camomila, frutas vermelhas, erva cidreira. Tudo, é claro, sem exageros.


 


Texto

Thassio Borges


 


Revisão técnica

Prof. Dr. Max Grinberg

Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP

Autor do blog Bioamigo


 

https://coracaoevida.com.br/o-perigo-oculto-dos-chas-milagrosos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)