Herbário Póetico

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terça-feira, novembro 10, 2009

CHÁ BIOLOGICO

Conheça os seus segredos !


No século XIII AC um curandeiro chamado Asclépio, grande conhecedor de ervas, concebeu um sistema de cura (também chamado Esculápio de Cos era filho do deus Apolo e da ninfa Corônis).

Esculápio era o deus romano da medicina e da cura. Asclepius
Segundo reza o mito, Esculápio nasceu como mortal, mas depois da sua morte foi-lhe concedida a imortalidade, transformando-se na constelação Ofiúco. Dentre seus filhos encontram-se Hígia e Telésforo.
Na Lusitânia, Esculápio era em Roma era considerado uma divindade menor.
Fundando assim, o primeiro spa de que se tem conhecimento, em Epidauro, com tratamentos baseados em banhos, jejum, chás, uso terapêutico de música, teatro e jogos. Os templos de cura pipocaram em toda Grécia, Asclépio foi deificado.^Seiscentos anos depois, Tales de Mileto e Pitágoras compilaram essas receitas. Os gregos adquiriram seus conhecimentos de ervas na Índia, Babilônia, Egito e até na China.
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O bastão de Esculápio se transformou no símbolo da medicina.
O chá de plantas medicinais biológicas é o melhor para a saúde. Muitos são já aqueles que se tornaram verdadeiros aficcionados destas plantas medicinais, até porque as mesmas são símbolo de boa qualidade de vida. baseando-se nessa altura em instintos de nutrição e dedução lógica.
Desta forma, propomos-lhe entrar no mundo das plantas aromáticas e medicinais biológicas. E, o que significa o termo biológico? Significa que são provenientes de uma colheita de plantas espontâneas em áreas não poluídas e de culturas de plantas que respeitam as normas para a agricultura biológica. Estas plantas provenientes de culturas biológicas são oriundas de solos que não foram sujeitos à agressão de insecticidas, herbicidas, ou fertilizantes químicos. Deste modo, os chás medicinais biológicos são a melhor opção para zelar pela sua saúde e bem estar. A forma de preparação da planta medicinal varia consoante a planta em questão.(pesq.internet)

Alimentos Naturais"fitoterapia"


COGUMELOS
Os cogumelos são geralmente doces e adstringentes, têm uma energia fria e um
efeito pós-digestivo picante. Aumentam Pitta e Kapha mas aumentam Vata. Eles podem
também aumentar Ama e têm uma natureza tamásica. Eles devem ser evitados em caso
de furúnculos, carbúnculos ou infecções com pus, pois tendem a piorá-los.
Os cogumelos são diuréticos, adstringentes e hemostáticos. São bons para
edemas e excesso de peso. Os cogumelos selvagens, como os cantarelos e outras
variedades chinesas ou japonesas, têm melhores propriedades tonicas e são menos
tamásicos. Eles têm propriedades anti-cancerígenas e anti-tumores, reduzem o colesterol
e promovem a longevidade.





COUVES
A família das couves é geralmente adstringente e doce, com uma energia fria e
um efeito pós-digestivo picante. Elas são leves, secantes e purificadoras. Diminuem
Pitta e Kapha, mas podem aumentar Vata. Elas têm uma qualidade um pouco rajásica.
São alterantes, diuréticas e adstringentes.




Os BRÓCOLIS são basicamente alterantes, purificadores do fígado e do
sangue.






As COUVES DE BRUXELAS são mais adstringentes (Vatogenicas).

As COUVES são particularmente geradoras de gases (Vatogenicas), cuja
propriedade é reduzida ao serem preparadas em pickles.
Têm propriedades principalmente adstringentes.
A COUVE CHINESA é mais fácil a digerir.





A COUVE-FLOR é a mais doce e sáttvica de toda esta categoria e tem um efeito
pós-digestivo doce. A couve-flor tem propriedades emolientes e nutritivas. Ela
combina-se bem com os lacticínios.

A COUVE LOMBARDA e a COUVE-RÁBANO são sobretudo purificadoras
para o sangue.






ERVILHAS
As ervilhas são doces e adstringentes, têm uma energia fria e um efeito pósdigestivo
doce. Diminuem Pitta e Kapha, e aumentam Vata. As ervilhas brancas são
mais Vatogenicas que as ervilha-de-cheiro. As ervilhas são alterantes, adstringentes e
boas para limpar o sangue.






ASPARGOS
Os aspargos são doces, amargos e adstringentes, têm uma energia fria e um
efeito pós-digestivo doce. Diminuem Pitta e Kapha, mas aumentam Vata. São
específicos para Pitta elevado e constituem bons purificadores do sangue para consumir
na Primavera.



ESPINAFRES
Os espinafres são adstringentes, têm uma energia fria e um efeito
pós-digestivo picante. Diminuem geralmente Kapha e aumentam Vata. Embora a sua
acção normal seja de diminuir Pitta, em excesso ou não totalmente maduros podem
agravar Pitta, pelos ácidos oxálicos.

Pesquisas de fontes e imagens
Via internet

Mantras:

Mantras:. Entrevista com Pedro Kupfer

Muitos são os que me perguntam o que são mantras? Para que eles servem? Por que eles são tão importantes? E porque eles são auspiciosos? Li uma entrevista do Pedro Kupfer na revista Prana Yoga Journal, que explica tudo isso de uma maneira precisa e fácil de entender. Leia a seguir.

Namastê!



Para que servem os mantras?
Entrevista com Pedro Kupfer

1) Para que servem os mantras?

A palavra mantra significa em sânscrito “instrumento para o pensamento [adequado]” (man = pensamento, mente; tra = instrumento). Basicamente, um mantra é um som que tem um significado e tem como objetivo lembrar algo importante para o praticante. Esse som pode consistir em um monossílabo, como o mantra Om, uma frase curta, como Om Gam Ganapataye namah (“eu saúdo Ganesha, o deus-elefante”), ou uma estrofe de 24 sílabas, como é o caso do Gayatri mantra. O mantra pessoal é prescrito tradicionalmente por um mestre, em função da necessidade do praticante.

2) Como podemos usar os mantras na prática? Por exemplo, quantas vezes devemos fazê-los?
Tradicionalmente, um número razoável de repetições é 108. Para um mantra polissilábico como o Gayatri, por exemplo, isso significa uns 20 minutos por prática. No entanto, há práticas como o purashcharana, em que se fazem 1000 repetições diárias até completar 2.400.000 ao cabo de sete anos. Isso totaliza 100.000 repetições por cada uma das 24 sílabas do mantra.
Outra maneira de usar os mantras é associar a sua repetição mental com a respiração, como no caso do ajapa japa, técnica que consiste em acompanhar a observação da respiração com a mentalização do mantra so’ham.

3) O que precisamos fazer para entoá-los?

O Kularnava Tantra nos ensina que há três formas de fazer um mantra: mentalmente, murmurando, e em voz alta. Dessas maneiras, considera-se que o mantra murmurado seja mais poderoso que aquele feito em voz alta, e que o mantra feito mentalmente seja mais eficiente que o murmurado. No entanto, a mesma escritura nos aconselha a mudarmos de técnica quando percebermos que estamos perdendo a concentração ou quando estamos nos distraíndo, passando da repetição mental para a verbalização em voz alta ou vice-versa. É possível também associar o mantra com um yantra, um símbolo. Por exemplo, ao gayatri mantra corresponde o yantra do mesmo nome, que pode ser visualizado mantendo-se os olhos fechados ou focalizado com eles abertos durante a meditação.

4) Quais são os efeitos dos mantras?
Os mantras têm a capacidade de servir como foco para que a mente se concentre. Ela tem a sua própria agenda e dificilmente pode ser controlada. Se você percebe esta dificuldade na sua meditação, isso significa que sua mente é totalmente normal. Respire aliviado, pois isso acontece com todo o mundo. Seu trabalho durante o mantra, consiste justamente em trazer incessantemente a mente de volta para o som do mantra e refletir sobre seu significado. Isso traz como conseqüência o aquietamento da mente. Essa paz mental não é um fim em si mesmo, mas um meio para conseguir o discernimento, para preparar-se para a libertação, moksha. Muito embora os mantras possam ser usados para relaxar, combater a ansiedade ou o estresse, esse fim não deve ser esquecido.

5) Como funcionam?
Conhecer o significado do seu mantra, se você tem um, é fundamental. Tem pessoas que afirmam que os mantras não tem significado, ou que saber o que o mantra quer dizer não é importante, para afastar a desconfiança dos cristãos, ou para apresentar a prática da meditação sobre eles como algo “científico”. Se o mantra foi especialmente escolhido para você, como é que ele não tem significado? Como posso confiar na eficiência desse mantra ou nas boas intenções de tais professores?
O Rudrayamala, um texto antigo de Yoga, diz: “Os mantras feitos sem a correspondente ideação são apenas um par de letras mecanicamente pronunciadas. Não produzirão nenhum fruto, mesmo se repetidas um bilhão de vezes.” Mantras sem significado não funcionam. Todo mantra sânscrito significa alguma coisa ou aponta para algum aspecto da realidade, adequada como tema de reflexão para cada praticante.

6) Por que cantá-los em sânscrito?
Na tradição hindu, os mantras são considerados Shruti, revelação. Isso significa que esses sons não foram criados por um autor humano, mas percebidos em estado de meditação pelos sábios da antigüidade, chamados rishis. Esses sons descrevem as diferentes revelações que estes sábios tiveram, e servem como indicadores para orientar os humanos em direção ao autoconhecimento. Por exemplo, os mahavakyas, as grandes afirmações da tradição dizem: aham Brahma’smi, “eu sou a Consciência do universo”, tat tvam asi, “tu és Isso (o Ser)”, etc.
A língua sânscrita é considerada uma língua revelada, portanto sagrada, assim como o aramaico, o hebraico ou o latim o são para a religião judaico-cristã. Como língua, o sânscrito tem a virtude de conseguir comunicar nuanças de significados muito sutis, e sua vibração sonora produz efeitos não somente na mente mas também, por resonância, nos corpos energético e material.

*Texto publicado originalmente na revista Prana Yoga Journal.
Visite o website da revista clicando aqui: www.eyoga.com.br.

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)