Herbário Póetico

Espaço destinado a divulgaçao de: Receitas, Crenças. Misticismo Chás, Ervas&Aromas. Medicina Convencional Fitoterápico e Alternativo! Tudo que se relaciona com coisas naturais! Sem fins lucrativos. Nosso prazer e ver você informado. Agradecemos sua visita! Volte Sempre!

Inteligentes &Perpicazes

Total de visualizações de página

quarta-feira, junho 09, 2010

Louro


“O loureiro era a árvore consagrada ao deus Apolo, deus grego da profecia, poesia e cura. As sacerdotisas transmitiam suas profecias após, entre outros rituais, comer uma folha de louro. Na Antigüidade greco-romana era símbolo de glória, com as coroas feitas da erva.”
(Fonte: http://caldeiraodenovidadesplantasmedicinais.blogspot.com/

Nomes Populares:
Louro, loureiro

Nome Cientifico:
Laurus nobilis

Propriedades:
É desobstruente, digestivo, estimulante, expectorante, excitante, hepático. Indicado contra dor de cabeça, espasmo, dor de estômago, fígado, gases, reumatismo.

Parte usada:
Folhas (usado como chá tradicional, infusão, decocção, maceração)



A Lenda

O louro é muito utilizado em feitiços e divininações de amor, e ajuda a acalmar brigas entre casais. Reza a lenda que o louro em pó, jogado em volta do travesseiro da pessoa amada, reduz a infidelidade.
Se usado em um ambiente comercial, atrairá clientes. Protege contra todas as formas de mal e atrai boa sorte e riqueza e, por isso, geralmente é utilizado perto de caixas registradoras e nos bolsos das pessoas.
O louro tem sido utilizado em ritos de purificação e exorcismo desde os tempos antigos. No passado, na Índia, os mortos eram enterrados sob o chão das casas, e os familiares colocavam um potinho com louro na janela em respeito ao morto. Também há evidências de uso no Egito, na Grécia e em Roma. Nos dois últimos, havia quem acreditasse que o louro só nascia no jardim daqueles que tinham má sorte ou sofriam agressões físicas.
Tê-lo plantado em casa traz felicidade e paz. Pode-se utilizá-lo em casos de magia simpática e também em rituais de auto-dedicação e purificação, tanto queimado quanto em forma de banho.
Para obter proteção, é bom comer pratos que contenham louro, fazendo uma correta visualização desse propósito.
(Fonte: http://mulherverde.blogspot.com/2009/02/louro-parte-2.html)


Fonte da pesquisa e Imagens
http://ervasquecuramoumitospopulares.blogspot.com/

Salgueiro Chorão



Salgueiro

Segundo a lenda, o salgueiro-chorão leva esse nome porque as donzelas ficavam muito tristes quando seus amados iam para a guerra e elas se abraçavam ao tronco dessa árvore, onde choravam até a morte
Nomes Populares:
Salgueiro, salgueiro-branco, willow

Nome científico:
Salix alba

Propriedades:
É antipirética,antiflogística,analgésica,anti-reumática,anti-agregante, estimulante e sudorífera.








"Salgueiro chorão com lágrimas escorrendo
Por que você chora e fica gemendo?
Será porque ele lhe deixou um dia?
Será porque ficar aqui não mais podia?
Em seus galhos ele se balançava
E ainda espera a alegria que aquele balançar lhe dava?
Em sua sombra abrigo ele encontrou
Imagina que seu sorriso jamais se acabou
Salgueiro Chorão pare de chorar!
Há algo que poderá lhe consolar
Acha que a morte para sempre os separou
Mas em seu coração para sempre ficou."

(***Filme: Meu Primeiro Amor (My Girl)***)

Reflexão

Estou aprendendo que a maioria das pessoas não gostam de ver um sorriso nos lábios do próximo.Não suportam saber que outros são felizes... E eles não! (Mary Cely)